quinta-feira, 17 de novembro de 2011
UMA BOA CAUSA!PROJETO GOTA D'ÁGUA.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
TEMA 26: VESTIBULAR
Finalzinho de outubro e falta mais ou menos 1 mês para o início das provas de vestibular. Inscrição garantida? Então agora é dedicar-se aos estudos e garantir sua vaga para esta nova etapa.
Cursos intensivos são sempre bem-vindos, mas se não tiver uma dedicação extra, às vezes, fazem pouca diferença. Portanto, estudar em casa, acompanhar noticiários, estar por dentro dos acontecimentos mundias é simplesmente INDISPENSÁVEL para garantir uma boa nota, seja qual for a carreira que deseja seguir, estar atualizado é exigência mínima.
Portanto, para ajudar-lhe, o Brasil Escola criou um canal totalmente voltado ao vestibular, reunindo dicas, notícias, simulados e resultados de vestibulares.
O Portal Vestibular também conta com muitas dicas, exercícios, provas, notícias, tudo o que você precisa saber para ter uma boa prova!
Tendo um acervo desses, bons livros, força de vontade e determinação, não há dúvidas, a vaga é garantida!
Bons estudos!
Links:
http://vestibular.brasilescola.com/aprovados/
http://vestibular.com.br/
terça-feira, 4 de outubro de 2011
04 de Outubro - Dia dos Animais
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
EVENTO
Quando: 25/09 (domingo)
Horário: das 9h às 12h
Local: Av. Hermann Augusto Lepper, em frente ao Fórum de Joinville.
terça-feira, 23 de agosto de 2011
TEMA 25: USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE
CONHEÇA MELHOR: Belo Monte é um projeto de construção de uma usina hidrelétrica previsto para ser implementado em um trecho de 100 quilômetros no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará. Sua potência instalada será de 11.233 MW, o que fará dela a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira, visto que a Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai.
De acordo com o site governamental Agência Brasil, Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu. O lago da usina terá uma área de 516 km², mostrada no mapa de localização para o Google Earth. A usina também teria três casas de força, contudo, após revisão do projeto, a casa de força do sítio Bela Vista deixou de constar do projeto. Permanecem as casas de força do sítio Pimental e do sítio Belo Monte.
A previsão é que, ao entrar em operação em 2015, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu, com 11,2 mil MW de potência instalada. Seu custo é estimado hoje em R$ 19 bilhões. A energia assegurada pela usina terá a capacidade de abastecimento de uma região de 26 milhões de habitantes, com perfil de consumo elevado como a Região Metropolitana de São Paulo.
Vantagens x Desvantagens
A vantagem maior é a geração de Energia para o País e promover o desenvolvimento, segundo atestam os seus defensores. Mas em geral, acadêmicos e ativistas consideram a obra inviável não só pela destruição de uma parcela da natureza do Amazonas, mas também do ponto de vista social, devido as populações indígenas que vivem na localidade.
ONGs levantaram mais de 30 problemas que podem ser causados pela controsntrução de Belo Monte, entre eles destacamos alguns:
* Aumento da população e da ocupação desordenada do solo; e maior pressão sobre as terras e áreas indígenas.
* Perda de vegetação e de ambientes naturais com mudanças na fauna, causada pela instalação da infra-estrutura de apoio e obras principais.
* Mudanças no escoamento e na qualidade da água nos igarapés do trecho do reservatório dos canais.
* Alteração da qualidade da água do Rio Xingu próximo ao Sítio Pimental e perda de fonte de renda e sustento para as populações indígenas.
* Inundação permanente dos abrigos da Gravura e Assurini e danos ao patrimônio arqueológico, causada pela formação dos reservatórios.
Blog da Usina Belo Monte: http://www.blogbelomonte.com.br/
Série de reportagens do Jornal Nacional sobre o tema: G1 - clique aqui.
Video sobre o tema (PARE BELO MONTE): clique aqui.
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
TEMA 24: CURIOSIDADES
- Diariamente uma pessoa adulta produz em média 2kg de lixo comum por dia. Então o modelo trivial de família brasileira que é de 2 adultos e 2 crianças, segundo o censo 2000, produz mais ou menos 180kg por mês, 2.160k por ano.
- Uma residência brasileira comum (2 adultos 2 crianças) libera na rede de esgoto uma média de 600 litros de dejetos por dia, então um bairro como o residencial Campo Dourado com 214 casas, elimina mensalmente 3.852.000 litros que serão tratados antes de serem jogados no rio Dourados.
- Se a edição dominical de um jornal de médio porte fosse feito de papel reciclável, 117 árvores deixariam de ser derrubadas.
- O Brasil é o terceiro maior consumidor de refrigerante e o quarto em mercado de consumo para a cerveja e recicla apenas um quarto de todos os dejetos produzidos por esse consumo.
- Apenas 76% da população brasileira têm acesso à água tratada, índice comparado ao de um país como o Vietnã e o Zimbábue - No nordeste brasileiro devido falta principalmente de água potável e saneamento básico os índices de mortalidade Infantil se assemelham aos da África.
- 97% da água do mundo é salgada e se encontra nos oceanos e mares 2,15% estão nas geleiras e apenas 0,85% é doce e se encontra nos rios e mares essa é a parte consumida pelo homem.
- A primeira estação de tratamento de água foi construída em 1829 e filtrava a água do rio Tâmisa em Londres.
- O desperdício médio em São Paulo é de 40% de toda a água tratada.
- A região Norte detém em seus rios e outras fontes 68,5% da água doce do Brasil e outros 15,7% estão no Centro Oeste.
Fonte: http://conscienciaeco.com.br
terça-feira, 26 de julho de 2011
TEMA 23: CONCURSO "PLANETA NATGEO"
Se você cuida do meio-ambiente em sua vida cotidiana e gostaria de registrar estas pequenas GRANDES atitudes, não pode perder esta promoção do National Geographic: Planeta Natgeo.
Grave um vídeo de até 4 minutos mostrando uma atitude sua para salvar o meio ambiente e envie para a promoção. Se o seu vídeo for escolhido, ganhará uma viagem para Washington D.C. (EUA) com direito a um acompanhante, para conhecer os estúdios do National Geographic e ainda um de seus exploradores.
Para saber COMO PARTICIPAR, passo-a-passo, CLIQUE AQUI.
Para ler os TERMOS E CONDIÇÕES da promoção, CLIQUE AQUI.
Ou então acesse a home page da promoção: http://planetanatgeo.natgeo.com.br/
Lembre-se: a promoção é válida até o dia 31 de agosto!
Solte sua criatividade e BOA SORTE!
quarta-feira, 20 de julho de 2011
TEMA 22: LITERATURA BRASILEIRA
Aí vão alguns exemplos:
- O Cortiço - Aluísio de Azevedo
- O Navio Negreiro - Antônio Frederico de Castro Alves
- Canção do Exílio - Antônio Gonçalves Dias
- A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães
Dentre muitos outros.
Não perca tempo e acesse!
Para acessar a biblioteca virtual, CLIQUE AQUI.
quarta-feira, 6 de julho de 2011
TEMA 21: CONSCIENTE COLETIVO
A série de animação Consciente Coletivo ganhou o prêmio de melhor série ambiental para televisão no 13º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizado na cidade de Goiás, em Goiás, entre os dias 14 e 19 de junho.
Produzida pelo Instituto Akatu, Canal futura e HP Brasil, a série Consciente Coletivo é dividida em dez episódios, com dois minutos cada um, e aborda temas relacionados ao consumo consciente para provocar reflexões acerca dos problemas gerados pelo atual ritmo de produção e consumo mundiais, além das possíveis contribuições do consumidor para a construção de um mundo mais sustentável. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, protagonismo, estilo de vida e outros que permeiam o universo do consumo consciente. Os vídeos também trazem uma dinâmica de narrativa circular, que simboliza processos contínuos de produção, distribuição, consumo, descarte e reciclagem.
No Brasil, a série, que é dirigida a crianças e jovens, estreou em setembro do ano passado, nos intervalos da programação do Canal Futura. Agora está em implementação como apoio para atividades pedagógicas em mil instituições educacionais do país, parceiras do Akatu e do Canal Futura, que receberão kits compostos por DVDs com episódios da série e um livro com sugestões para o uso do material em sala de aula.
Para ver mais vídeos da série CLIQUE AQUI.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
TEMA 20: SALVE O PLANETA!
segunda-feira, 23 de maio de 2011
TEMA 19: Problemas ambientais
O atual conflito entre a globalização e o meio ambiente é comprovado através do desenvolvimento econômico adotado pelos países industrializados, que após a percepção de que o meio ambiente é um bem gratuito, de forma indevida degradou os ecossistemas, fazendo com que a poluição atingisse elevados níveis, ou seja, agindo de forma inconsciente e na contramão do desenvolvimento sustentável.
Isto ocorre, pois a demanda global dos recursos naturais tem origem numa formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala, de tal modo que a ganância e a comodidade interferem no meio ambiente, a atual realidade é que o nosso modo de vida se tornou insustentável.
Nas últimas décadas começou-se a perceber as consequências desse modo de vida insustentável, tais como o aquecimento global, a destruição da camada de ozônio, a perda da biodiversidade, o aumento da população principalmente pelo comprometimento de sua estabilidade ambiental e pela exaustão dos seus recursos naturais, o que implicou em pesquisas para diminuição dos impactos ambientais.
Vamos conhecer os principais problemas ambientais?
Efeito Estufa
O Efeito Estufa é um fenômeno natural, benéfico aos seres vivos, em que alguns gases que compõem a atmosfera funcionam como o vidro de uma estufa, que deixa passar a luz solar para o interior, mas aprisionam grande parte do calor gerado dentro da estufa. Em sua ausência essa temperatura seria de 18º C abaixo de zero. Porém, o acréscimo excessivo na quantidade de dióxido de carbono e de outros poluentes da atmosfera pode provocar maior retenção do calor, que seria irradiado para o espaço, causando
um aquecimento gradual e progressivo da atmosfera terrestre, ocasionando um agravamento do efeito estufa. Este fenômeno pode provocar um aumento da temperatura na superfície da Terra, o chamado Aquecimento Global.
O incremento acelerado da temperatura média da Terra vem ocorrendo desde a Revolução Industrial, devido à maior concentração de gases na atmosfera (principalmente o CO2 – dióxido de carbono) decorrente das seguintes atividades:
• Combustão de petróleo, gás, carvão mineral e vegetal;
• Emissão de gases pelas indústrias;
• Desmatamento e queimada da cobertura vegetal;
• Fermentação de produtos agrícolas.
Destruição da Camada de Ozônio
Essa camada é vital para a existência da vida porque, ao mesmo tempo em que absorve a radiação ultravioleta de ondas curtas (UV-B e UV-C), que é prejudicial, permite a entrada da radiação ultravioleta de ondas longas (UV-A), de efeito benéfico, sobre a superfície da Terra.
De acordo com Mano (2005, p. 47), no século XX, em meados da década de 80, confirmou-se que o ozônio estava sendo progressivamente destruído, com conseqüente rarefação da camada. Essa destruição é provocada por produtos químicos liberados na atividade humana, especialmente os que contêm átomos de cloro como os cloroflúor-carbonetos, CFC. Esses gases eram muito empregados em refrigeradores, aparelhos de ar refrigerados e aerossol, utilizado em vários produtos.
Perda da Biodiversidade
Pode-se definir biodiversidade como a quantidade de espécies de seres vivos existentes no planeta. A perda da biodiversidade é um fato incontestável e que se agrava dia-a-dia. A destruição de ecossistemas e a consequente extinção de espécies da flora e da fauna constituem-se em grave e irreversível problema global.
Segundo estimativas conservadoras, existem entre 5 a 10 milhões de espécies de organismos no mundo; mas há quem calcule até 30 milhões. Destes, somente 1,7 milhões foram identificados pelo homem (SEBRAE, 2004).
O Brasil está incluído entre os países dotados da chamada megadiversidade, doze nações que abrigam 70% da biodiversidade total do planeta. À importância, de âmbito global, da conservação da biodiversidade no Brasil, soma-se a sua relevância para a economia do país.
A extinção de ecossistemas e suas espécies constituintes provocam desequilíbrio na natureza, além de impedir o aproveitamento dos recursos naturais em benefício do homem, na forma de matéria-prima, de alimento e de fármacos para a cura de suas doenças. O desenvolvimento sustentável implica a preservação do meio ambiente em condições de equilíbrio, que depende, por sua vez, da conservação dos ecossistemas brasileiros.
O Homem é o principal responsável pela perda da biodiversidade; atividades humanas como agricultura, atividades marítimas, industrialização, transportes e a urbanização de grandes partes territoriais, prejudicam os ecossistemas e as espécies se encontram, cada vez mais ameaçadas, com a conseqüente diminuição da biodiversidade.
Crescimento populacional
Há muito tempo que os pesquisadores vêm demonstrando preocupação com o aumento da população no planeta, principalmente pelo comprometimento de sua estabilidade ambiental e pela exaustão dos seus recursos naturais.
Desde o início da era industrial, o número de seres humanos multiplicou-se e esse aumento na quantidade de seres humanos e de suas atividades teve um grande impacto sobre o meio ambiente.
A diversidade de vida na Terra diminuiu. Em menos de duzentos anos, o planeta perdeu seis milhões de quilômetros quadrados de florestas. Há uma grande quantidade de terras desgastadas pela erosão e o volume de sedimentos nos rios cresceu três vezes nas principais bacias e oito vezes nas bacias menores e mais utilizadas.
Os sistemas atmosféricos foram perturbados, gerando uma ameaça ao padrão climático; a poluição invadiu nosso ar, nossa terra e nossa água e tornou-se uma ameaça crescente à saúde (ARANHA, 2007).
Ainda, segundo SEBRAE (2004), de acordo com as projeções, seguindo o padrão histórico do crescimento demográfico, a população mundial poderá passar dos 9 bilhões de habitantes em 2040. Grandes investimentos são necessários para aumentar a produção agrícola e para compensar a exaustão dos recursos não-renováveis, como os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural, carvão).
SAIBA MAIS!
Você pode assistir ao filme Uma Verdade Inconveniente (2006), do diretor Davis
Guggenheim. Veja também imagens do filme disponível em:
http://www.climatecrisis.net/
Você pode conhecer um pouco mais do Efeito Estufa:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=2049&iLingua=1
http://www.geocities.com/Augusta/7135/estufagasesde.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/2001-efeito_estufa-como_ocorre.shtml
Você pode acompanhar o funcionamento da destruição da camada de ozônio:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u9287.shtml
http://www.ucar.edu/learn/1_6_1.htm
http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/procie/dez14/angelina/index.htm
TEMA 19 - EXERCÍCIOS 1 E 2
(Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/aquecimento_global/)
O aquecimento global é uma realidade já admitida por cientistas de todo o mundo. Todas as proposições abaixo indicam medidas que podem ser aplicadas para minimizar as mudanças climáticas globais, com EXCEÇÃO:
a) Diminuir a queima de combustíveis fósseis.
b) Criar fontes de energia alternativas ao petróleo, gás natural e carvão mineral.
c) Evitar queimadas em geral e desmatamento de florestas que funcionam como sumidouros de carbono.
d) Recuperação de terras degradadas.
e) Destruição das florestas e aumento na produção de gás carbônico.
2) A figura abaixo é parte de uma campanha publicitária.
Essa campanha publicitária relaciona-se diretamente com a seguinte afirmativa:
a) O comércio ilícito da fauna silvestre, atividade de grande impacto, é uma ameaça para a biodiversidade nacional.
b) A manutenção do mico-leão-dourado em jaula é a medida que garante a preservação dessa espécie animal.
c) O Brasil, primeiro país a eliminar o tráfico do mico-leão-dourado, garantiu a preservação dessa espécie.
d) O aumento da biodiversidade em outros países depende do comércio ilegal da fauna silvestre brasileira.
e) O tráfico de animais silvestres é benéfico para a preservação das espécies, pois garante-lhes a sobrevivência.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
TEMA 18: Ocorrência e importância da água na vida animal e vegetal.
Você sabia que sem água, nenhuma reação química acontece dentro do corpo humano? Além de manter o volume e a pressão do sangue, ela preenche as células, carrega nutrientes, elimina toxinas, regula a temperatura, lubrifica as juntas. Em casos extremos, a desidratação leva à morte.
A água é um elemento essencial à vida.
TRATAMENTO DA ÁGUA
O tratamento de água consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo. Isso porque a água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como microorganismos e sais minerais, necessitando, pois, de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais ao homem.
O tratamento da água varia conforme a sua captação. Se ela for em águas subterrâneas de poços profundos, geralmente dispensa tratamento, pois essas águas são naturalmente filtradas pelo solo e, como não estão expostas, não foram contaminadas, logo também não apresentam turbidez. Necessitando apenas de uma desinfecção com cloro.
Já para as águas captadas na superfície é necessário um tratamento especial que consiste em 8 fases:
1 – A oxidação é o primeiro passo, quando os metais presentes na água, principalmente ferro e manganês, são oxidados através da injeção de substâncias como o cloro, tornando-os insolúveis. O que permitirá sua remoção nas próximas etapas.
2 – Na segunda etapa, a coagulação, é feita a remoção das partículas de sujeira através de uma mistura rápida de sulfato de alumínio ou cloreto férrico que irão aglomerar os resíduos formando flocos. Podemos, também, adicionar cal para melhorar o processo e manter o pH da água constante.
3 – Em seguida, na etapa de floculação, a água é movimentada para que os flocos se misturem ganhando peso e consistência.
4 – Com isso, na etapa de decantação, os flocos formados irão se separar da água, ficando armazenados no fundo dos tanques.
5 – Então, a água passa por um processo de filtração para retirar as impurezas restantes. Geralmente utilizam-se filtros constituídos por camadas de areia, antracito e cascalho que irão segurar as partículas restantes.
6 – Começa então o processo de desinfecção, quando a água já limpa recebe o cloro para eliminar germes que podem estar presentes e garantir que ela continue assim nas redes de distribuição e nos reservatórios.
7 – Em seguida, é necessária a correção do pH da água para evitar a corrosão da canalização das casas ou a incrustação.
8 – Na última etapa, tem-se a fluoretação. A água recebe um composto de flúor chamado ácido fluossilícico que reduz a incidência de cárie dentária na população.
O tratamento da água é a principal forma de prevenir doenças como a leptospirose, a cólera e diversas outras que ameaçam a saúde humana. Uma prova disso é que a preocupação com a qualidade água e sua relação com a saúde tem registros desde o ano de 2000 a.C. quando, na Índia já era recomendado que a água devia ser purificada pela fervura ou filtração.
Entretanto, e infelizmente, mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no mundo, seja por morarem em regiões secas ou por causa da poluição. Ocasionando a morte de cerca de 1,8 milhões de crianças no mundo todo por causa de doenças como a diarréia, provocadas pelo consumo de água contaminada e más condições de saneamento.
Quer saber mais?
O link disponível neste tema é uma cartilha bem interessante que apresenta todos os dados sobre a ÁGUA! Para acessar este link basta clicar no título!
Logo abaixo no blog, existe um gadget intitulado TEMA 18, onde você encontrará vários links com muito mais sobre este assunto!
Bons estudos!
TEMA 18 - EXERCÍCIOS 1, 2, E 3
A água potável proveniente de estações de tratamento resulta de um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo. Esta separação é necessária uma vez que a água de rios ou lagoas apresenta muitos resíduos sólidos, por isso tem que passar por uma série de etapas para que esses resíduos sejam removidos. Neste processo de tratamento a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
01) Fluoretação: é quando se adiciona flúor na água, cuja finalidade é prevenir a formação de cárie dentária em crianças.
02) Floculação: ocorre em tanques de concreto, logo após a coagulação. Com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
04) Decantação: nesta etapa, que é posterior à coagulação e à floculação, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositados no fundo de outros tanques, separando-se da água. A etapa da decantação pode ser considerada um fenômeno físico.
08) Filtração: é a etapa em que a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. A etapa da filtração pode ser considerada como um fenômeno químico.
16) Coagulação: é a etapa em que a água, na sua forma bruta, entra na ETA. Ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de cloreto de sódio. Esta substância serve para aglomerar partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.
32) Desinfecção: é a etapa em que cloro ou ozônio é aplicado na água para eliminar microorganismos causadores de doenças.
64) Correção de pH: esse procedimento serve para corrigir o pH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição. Se a água está básica, é aplicada certa quantidade de cal hidratada ou de carbonato de sódio.
2) (PUC-RIO 2007) Considere o esquema abaixo que mostra as etapas de tratamento da água na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP:
Na etapa 2, a adição de cal, nome vulgar do óxido de cálcio, tem o objetivo de corrigir o pH para aumentar a eficiência no processo de floculação das partículas em suspensão.
Sobre o fenômeno que ocorre nessa etapa, é correto afirmar que a cal reage com:
a) O cloreto de sódio presente na água para diminuir o pH do meio.
b) Os íons H+ para aumentar o pH do meio.
c) Os íons OH− para diminuir o pH do meio.
d) O hidróxido de sódio presente na água para aumentar o pH do meio.
e) A água da represa para diminuir o pH do meio.
3) (FUVEST 2009) A obtenção de água doce de boa qualidade está se tornando cada vez mais difícil devido ao adensamento populacional, às mudanças climáticas, à expansão da atividade industrial e à poluição. A água, uma vez captada, precisa ser purificada, o que é feito nas estações de tratamento. Um esquema do processo de purificação é:
em que as etapas B, D e F são:
B – adição de sulfato de alumínio e óxido de cálcio,
D – filtração em areia,
F – fluoretação.
Assim sendo, as etapas A, C e E devem ser, respectivamente,
a) Filtração grosseira, decantação e cloração.
b) Decantação, cloração e filtração grosseira.
c) Cloração, neutralização e filtração grosseira.
d) Filtração grosseira, neutralização e decantação.
e) Neutralização, cloração e decantação.
TEMA 18 - QUESTÕES DISCURSIVAS
2) De que forma os animais participam do ciclo da água?
3) O ciclo de água na natureza permite sua presença nos seus diversos estados em toda a biosfera, mas a maior parte da água na Terra se encontra no estado líquido. Explique por que isso ocorre.
4) A água também é utilizada para gerar energia. Por que as usinas hidrelétricas são construídas abaixo do nível das represas?
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
ALTA NOS PREÇOS DOS ALIMENTOS
A combinação de cinco fatores principais desencadeou uma alta nos preços dos alimentos:
- Países estão comendo mais (principalmente os emergentes).
- Recordes sucessivos do preço internacional do petróleo.
- A ação dos especuladores e a queda acentuada do dólar.
- Aumento da produção destinada aos biocombustíveis.
- Fatores naturais que atrapalham a produção agrícola.
Para entender melhor sobre este assunto, basta clicar no título desta postagem! Clicar na imagem para ampliar.
DESASTRES NATURAIS
Entenda melhor os desastres naturais, clicando no título desta postagem!
CONHEÇA O PAÍS
A Veja selecionou diversos países e abordou alguns temas importantes: informações gerais, cronologia histórica e contextos.
Por exemplo, você conhece bem Israel?
Sabia que a população é de aproximadamente 6,4milhões, e que os idiomas falados são hebraico, árabe (oficiais) e inglês?
Conheça mais sobre Israel e diversos outros países clicando do título desta aula!
Bons estudos!
ATUALIDADES
Clicando no título deste tema, você terá acesso à biblioteca Veja, lá você encontrará diversos assuntos:
Meio ambiente.
Cultura e esporte.
Ciência e tecnologia.
Religião.
Brasil.
Bons estudos!
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
TEMA 17: Noções de saneamento básico.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o gerenciamento ou controle dos fatores físicos que podem exercer efeitos nocivos ao homem, prejudicando seu bem-estar físico, mental e social.
Quer saber mais?
Logo abaixo no blog, existe um gadget intitulado TEMA 17, onde você encontrará um link com muito mais sobre este assunto!
Bons estudos!
TEMA 17 - EXERCÍCIO 1
__O saneamento básico consiste em: tratamento da água; tratamento de esgoto; uso de encanamentos da água tratada para a distribuição nas casas e indústrias; canalização do esgoto; coleta e tratamento do lixo; vacinação; realização de campanhas em defesa da saúde pública contra as doenças.
__Muitas doenças estão ligadas à falta de cobertura de saneamento, isto é, a deficiências quanto à rede geral de esgoto, coleta de lixo e tratamento de água.
__ Apesar da ausência do adequado esgotamento sanitário, a grande maioria das cidades brasileiras é bem provida de serviços de coleta e de correto armazenamento do lixo.
__Os lixões a céu aberto são, comprovadamente, a melhor alternativa para o tratamento do lixo.
__Saneamento Básico é a manutenção da limpeza de um determinado local para garantir a higiene necessária para a saúde da população.
__Houve, nas últimas décadas, uma significativa melhoria na oferta dos serviços de saneamento básico nas áreas urbanas do País. Apesar dos incrementos verificados, persiste uma demanda não-atendida por serviços adequados, que atinge de forma mais severa a população de baixa renda, concentrada nos pequenos municípios e, principalmente, na periferia dos grandes centros urbanos e regiões metropolitanas do País.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
ESCORREGAMENTOS OU DESLIZAMENTOS
Fenômenos provocados pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de encostas, pendentes ou escarpas.
Caracterizam-se por movimentos gravitacionais de massa que ocorrem de forma rápida e cuja superfície de ruptura é nitidamente definida por limites laterais e profundos, bem caracterizados.
Em função da existência de planos de fraqueza nos horizontes movimentados, os quais condicionam a formação das superfícies de ruptura, a geometria desses movimentos é definida, assumindo a forma de cunhas, planares ou circulares.
Os escorregamentos podem ocorrer:
- isoladamente, no tempo e no espaço, característica dos escorregamentos esparsos;
- simultaneamente com outros movimentos gravitacionais, característica dos escorregamentos generalizados.
Causas
A ocupação caótica das encostas urbanas é a principal causa dos escorregamentos, causadores de importantes danos humanos, inclusive de mortes, além dos danos materiais e ambientais, e dos graves prejuízos sociais e econômicos.
Embora em outros países os escorregamentos possam ser provocados por outras causas, como abalos sísmicos ou aquecimento do nevados por vulcões, no Brasil, esses movimentos gravitacionais de massa relacionam-se com a infiltração de água e a embebição do solo das encostas. Por esse motivo, no País, os escorregamentos são nitidamente sazonais e guardam efetiva relação com os períodos de chuvas intensas e concentradas.
Os principais fatores antrópicos de agravamento dos riscos de deslizamentos são:
- lançamento de águas servidas;
- lançamentos concentrados de águas pluviais;
- vazamento nas redes de abastecimento d’água;
- infiltrações de águas de fossas sanitárias;
- cortes realizados com declividade e altura excessivas;
- execução inadequada de aterros;
- deposição inadequada do lixo;
- remoção descontrolada da cobertura vegetal.
Os escorregamentos preponderantemente influenciados por essas causas são denominados escorregamentos induzidos e assumem características de desastres mistos.
Ocorrência
Os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma frequência alarmante nestes últimos anos, devido a expansão desordenada da ocupação de novas áreas de risco principalmente pela população mais carente.
Para que ocorram escorregamentos, deve-se levar em conta três fatores:
- o tipo de solo, sua constituição, granulométrica e nível de coesão;
- a declividade da encosta, cujo grau define o ângulo de repouso, em função do peso das camadas, da granulométrica e do padrão de coesão;
- a água de embebição, que contribui para: aumentar o peso específico das camadas; reduzir o nível de coesão e o atrito, responsáveis pela consistência do solo, e lubrificar as superfícies de deslizamento.
Os escorregamentos em áreas de encostas ocupadas costumam ocorrer em taludes de corte, aterros e taludes naturais agravados por ações antrópicas. A ocorrência desses movimentos depende basicamente da ação da gravidade e da configuração geométrica do terreno e da textura e estrutura do solo e da ação da água.
Fonte: http://www.defesacivil.gov.br/publicacoes/publicacoes/desastres_naturais.asp
ENCHENTES
"Rio Tietê - O grande vilão das Enchentes na Cidade de São Paulo"
"Após deixar 14 mortos, enchente chega à terceira maior cidade da ..."
"R$ 800 milhões contra enchentes"
"Comerciantes da Ceagesp avaliam prejuízos após enchente"
MAS O QUE SÃO E COMO OCORREM AS ENCHENTES?
As enchentes são fenômenos naturais que acontecem em todos os rios. Na época das chuvas - que ocorre geralmente durante o verão, no sul do Brasil, e durante o inverno, na região norte - os rios enchem e alagam as terras ao redor, chamadas áreas naturais de inundação. Isso é bom, porque a água deixa a terra mais fértil para o plantio. Mas a ação do homem mudou o curso natural das coisas.
Antes de as cidades se formarem, a água entrava toda na terra. Quando o homem começou a tirar a vegetação e construir casas nas margens dos rios, as enchentes viraram um problemão. Sem as raízes das árvores, que funcionam como esponjas que seguram a água no solo, o volume de água que volta para os rios aumenta muito, e o risco de acontecer uma enchente "desastrosa" aumenta junto. As coisas pioraram nas cidades, porque os prédios, casas e o asfalto que recobre as ruas tapam o caminho da água até a terra, a chamada "impermeabilização do solo".
O lixo jogado nas ruas também contribui para os alagamentos, porque entope os bueiros e faz os córregos transbordarem. Quando isso acontece, as pessoas correm maior risco de pegar doenças, já que as águas sobem e carregam esses detritos para ruas e casas, junto com urina de ratos (que provoca uma doença grave chamada leptospirose). Nessas águas estão também os esgotos não canalizados, que em muitas cidades do Brasil são despejados a céu aberto nos córregos, sem nenhum tratamento.
Em áreas rurais ocorre com menos freqüência, pois o solo bem como a vegetação se compromete a fazer a evacuação da água pela sucção da mesma provocando menores prejuízos. Normalmente ocorre com menos força não atingindo consideráveis alturas que provocariam a perda de alimentos armazenados, de máquinas e outros objetos.
As enchentes desastrosas na maioria das vezes ocorrem como consequência da ação humana. Das dificuldades que uma enchente provoca podemos destacar o abandono dos lares inundados, a perda de objetos e móveis inundados ou arrastados pela água, a contaminação da água por produtos tóxicos e por agentes patológicos que provocam doenças, deslizamentos de terra, dentre outras.
RESPOSTA: QUESTÃO DISCURSIVA
2- O projeto deverá ser aprovado pelo CONAMA e não pelo do SISNAMA como o diretor se referiu. Poderão ser contactadas as confederações dos trabalhadores da Indústria, Comércio e Agricultura e de associações profissionais apenas a ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, de acordo com o Decreto Federal nº 99274 de 6 de junho de 1990, art.5º, inciso VI, alíneas b e d, respectivamente.
3- O diretor está errado ao supor que não podem haver Unidades de conservação privadas. O decreto nº 1922 de 5 de junho de 1996 instituiu as RPPN, Reservas Particulares de Patrimônio Natural. Estas reservas recebem incentivos fiscais como a isenção de ITR, Imposto territorial Rural ( art. 11), sua implantação e gestão podem ser financiadas pelo FNMA – Fundo Nacional para o Meio Ambiente (art.12º) e têm preferência na concessão de crédito agrícola em instituições oficiais de crédito ( art. 13º).
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
TEMA 16: Noções de legislação ambiental.
A base legal para as leis ambientais está na constituição federal em seu artigo 225, Capítulo Meio Ambiente, que convoca a todos a compartilhar ações para o bem comum:
Capítulo VI – MEIO AMBIENTE
Artigo 225 – Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Diante dessa convocação, as políticas nacionais, estaduais e municipais foram traçadas e regulamentadas nos seus diferentes aspectos e a participação de todos os segmentos para dar conta desse desafio caminha de forma lenta, mas progressiva.
Quer saber mais?
Você pode entender melhor a Constituição da República Federativa do Brasil no site do Senado Federal, disponível em:
http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/
Logo abaixo no blog, existe um gadget intitulado TEMA 16, onde você encontrará links com muito mais sobre este assunto!
TEMA 16 - EXERCÍCIOS 1, 2, 3 E 4
a) meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;
b) ocorre degradação da qualidade ambiental quando há alteração adversa das características do meio ambiente;
c) poluição é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
d) poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito privado, responsável diretamente por atividade causadora de degradação ambiental;
e) recursos ambientais correspondem à atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.
2) São Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente todas as opções, EXCETO:
a) o zoneamento ambiental;
b) a avaliação de impactos ambientais;
c) o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras;
d) o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumento de Defesa Ambiental;
e) a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA.
3) São princípios relacionados com a Política Nacional do Meio Ambiente todos os abaixo, EXCETO:
a) racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;
b) proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas;
c) estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais;
d) acompanhamento do estado da qualidade ambiental;
e) proteção de áreas ameaçadas de degradação.
4) Assinale a assertiva INCORRETA:
a) Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.
b) As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas, a sanções penais, independentemente da obrigação de reparar os danos causados. Sendo pessoas jurídicas, tal conduta deve ser aferida tão somente sob seu aspecto administrativo ou civil.
c) A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.
d) São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.
e) As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas.
TEMA 16 - QUESTÃO DISCURSIVA
"Estamos na iminência de apresentar o projeto petroquímico em que estivemos trabalhando , mas nossos clientes estão preocupados com possíveis problemas legais ambientais. Confesso que negligenciei esta parte do projeto, pois ouvimos a opinião de um consultor ambiental que minimizou a maior parte dos problemas.
Uma das opiniões do consultor tranquilizou a diretoria. Segundo ele, os clientes não poderiam ser taxados de poluidores, pois todas as emissões de energia e de substâncias seriam tratadas pelos filtros e estações de tratamento projetadas. A área do projeto, bem como a sua área de influência, (Terraplenagem, empréstimos e botafora) necessitará de extensa remoção permanente da cobertura vegetal, o que sem dúvida será encarado como dano ambiental.
É possível que o projeto necessite da aprovação do SISNAMA. Para isso precisaremos pressionar os membros do plenário do SISNAMA , pois a importância sócio econõmica do projeto é grande. Alguém tem informações sobre membros do plenário, como representantes de trabalhadores e de associações profissionais que poderiam eventualmente ser simpáticos ao projeto?
Os diretores de uma ONG ambientalista sugeriram que uma maneira de minimizar os impactos do projeto seria a implantação pela empresa de uma área de preservação ambiental próxima do projeto. Não discordei na hora da reunião, mas minha opinião é de que isto compete ao Poder Público e que uma empresa privada não pode manter uma unidade de conservação. Isto encareceria o projeto e desconheço maneiras de financiar a sua manutenção".
Questão
Forneça informações sobre legislação ambiental brasileira ao seu diretor, responda às suas perguntas, esclareça pontos que você percebeu que ele está desatualizado, mal informado ou literalmente enganado e alerte para os perigos de sanções penais que as idéias dele poderão ocasionar aos responsáveis pela empresa.
Faça seus comentários informando o número e data do documento legal em que você se baseou, bem como o número do parágrafo, incisos, alíneas, dentre outros.
Numere cada uma de suas observações.