VIVAS

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TEMA 18: Ocorrência e importância da água na vida animal e vegetal.

Olá, tudo bem? O tema agora é “Ocorrência e importância da água na vida animal e vegetal”. A água é a única substância que se transforma naturalmente em um sólido (gelo), um líquido e um gás (vapor de água). Ela cobre cerca de 70% do planeta Terra. A maior parte da água, 97% dela, não é potável porque é salgada. Apenas 3% da água do mundo é doce, e 77% dessa água está congelada. Dos 23% dessa água que não está congelada, apenas 0,5% está disponível para fornecer a quantidade de água de que toda planta, animal e pessoa na Terra precisa para sobreviver.

Você sabia que sem água, nenhuma reação química acontece dentro do corpo humano? Além de manter o volume e a pressão do sangue, ela preenche as células, carrega nutrientes, elimina toxinas, regula a temperatura, lubrifica as juntas. Em casos extremos, a desidratação leva à morte.
A água é um elemento essencial à vida.

TRATAMENTO DA ÁGUA
O tratamento de água consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo. Isso porque a água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como microorganismos e sais minerais, necessitando, pois, de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais ao homem.
O tratamento da água varia conforme a sua captação. Se ela for em águas subterrâneas de poços profundos, geralmente dispensa tratamento, pois essas águas são naturalmente filtradas pelo solo e, como não estão expostas, não foram contaminadas, logo também não apresentam turbidez. Necessitando apenas de uma desinfecção com cloro.
Já para as águas captadas na superfície é necessário um tratamento especial que consiste em 8 fases:

1 – A oxidação é o primeiro passo, quando os metais presentes na água, principalmente ferro e manganês, são oxidados através da injeção de substâncias como o cloro, tornando-os insolúveis. O que permitirá sua remoção nas próximas etapas.
2 – Na segunda etapa, a coagulação, é feita a remoção das partículas de sujeira através de uma mistura rápida de sulfato de alumínio ou cloreto férrico que irão aglomerar os resíduos formando flocos. Podemos, também, adicionar cal para melhorar o processo e manter o pH da água constante.
3 – Em seguida, na etapa de floculação, a água é movimentada para que os flocos se misturem ganhando peso e consistência.
4 – Com isso, na etapa de decantação, os flocos formados irão se separar da água, ficando armazenados no fundo dos tanques.
5 – Então, a água passa por um processo de filtração para retirar as impurezas restantes. Geralmente utilizam-se filtros constituídos por camadas de areia, antracito e cascalho que irão segurar as partículas restantes.
6 – Começa então o processo de desinfecção, quando a água já limpa recebe o cloro para eliminar germes que podem estar presentes e garantir que ela continue assim nas redes de distribuição e nos reservatórios.
7 – Em seguida, é necessária a correção do pH da água para evitar a corrosão da canalização das casas ou a incrustação.
8 – Na última etapa, tem-se a fluoretação. A água recebe um composto de flúor chamado ácido fluossilícico que reduz a incidência de cárie dentária na população.

O tratamento da água é a principal forma de prevenir doenças como a leptospirose, a cólera e diversas outras que ameaçam a saúde humana. Uma prova disso é que a preocupação com a qualidade água e sua relação com a saúde tem registros desde o ano de 2000 a.C. quando, na Índia já era recomendado que a água devia ser purificada pela fervura ou filtração.
Entretanto, e infelizmente, mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no mundo, seja por morarem em regiões secas ou por causa da poluição. Ocasionando a morte de cerca de 1,8 milhões de crianças no mundo todo por causa de doenças como a diarréia, provocadas pelo consumo de água contaminada e más condições de saneamento.

Quer saber mais?
O link disponível neste tema é uma cartilha bem interessante que apresenta todos os dados sobre a ÁGUA! Para acessar este link basta clicar no título!
Logo abaixo no blog, existe um gadget intitulado TEMA 18, onde você encontrará vários links com muito mais sobre este assunto!
Bons estudos!

5 comentários: