VIVAS

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ENCHENTES

No verão o que mais assistimos na televisão e em outros meios de comunicação são notícias sobre enchentes:
"Rio Tietê - O grande vilão das Enchentes na Cidade de São Paulo"
"Após deixar 14 mortos, enchente chega à terceira maior cidade da ..."
"R$ 800 milhões contra enchentes"
"Comerciantes da Ceagesp avaliam prejuízos após enchente"

MAS O QUE SÃO E COMO OCORREM AS ENCHENTES?

As enchentes são fenômenos naturais que acontecem em todos os rios. Na época das chuvas - que ocorre geralmente durante o verão, no sul do Brasil, e durante o inverno, na região norte - os rios enchem e alagam as terras ao redor, chamadas áreas naturais de inundação. Isso é bom, porque a água deixa a terra mais fértil para o plantio. Mas a ação do homem mudou o curso natural das coisas.

Antes de as cidades se formarem, a água entrava toda na terra. Quando o homem começou a tirar a vegetação e construir casas nas margens dos rios, as enchentes viraram um problemão. Sem as raízes das árvores, que funcionam como esponjas que seguram a água no solo, o volume de água que volta para os rios aumenta muito, e o risco de acontecer uma enchente "desastrosa" aumenta junto. As coisas pioraram nas cidades, porque os prédios, casas e o asfalto que recobre as ruas tapam o caminho da água até a terra, a chamada "impermeabilização do solo".

O lixo jogado nas ruas também contribui para os alagamentos, porque entope os bueiros e faz os córregos transbordarem. Quando isso acontece, as pessoas correm maior risco de pegar doenças, já que as águas sobem e carregam esses detritos para ruas e casas, junto com urina de ratos (que provoca uma doença grave chamada leptospirose). Nessas águas estão também os esgotos não canalizados, que em muitas cidades do Brasil são despejados a céu aberto nos córregos, sem nenhum tratamento.

Em áreas rurais ocorre com menos freqüência, pois o solo bem como a vegetação se compromete a fazer a evacuação da água pela sucção da mesma provocando menores prejuízos. Normalmente ocorre com menos força não atingindo consideráveis alturas que provocariam a perda de alimentos armazenados, de máquinas e outros objetos.

As enchentes desastrosas na maioria das vezes ocorrem como consequência da ação humana. Das dificuldades que uma enchente provoca podemos destacar o abandono dos lares inundados, a perda de objetos e móveis inundados ou arrastados pela água, a contaminação da água por produtos tóxicos e por agentes patológicos que provocam doenças, deslizamentos de terra, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário