VIVAS

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Eficiência Energética e Emissões de Gases de Efeito Estufa

O setor de transportes é um dos maiores responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa – GEEs e, portanto, em tese, oferece as maiores oportunidades para ações de mitigação.

Em diversos países, sobretudo naqueles de maior desenvolvimento, tem surgido e se consolidado programas de fomento à eficiência energética veicular, geralmente em associação à regulação de emissões. Esses programas definem metas mínimas de eficiência, ou máximas de consumo que devem ser seguidas pelos fabricantes. Por outro lado, a etiquetagem dos veículos também pode atuar no sentido de redução do consumo, facilitando a comparação de dados nem sempre acessíveis, como o consumo específico do veículo e a emissão de gases de efeito estufa.

Fatores importantes para a determinação do nível de consumo do setor de transportes num país podem ser, entre outros: o tamanho do país, sua densidade demográfica, organização espacial, estrutura social e econômica e o nível de absorção das novas tecnologias desenvolvidas mundialmente.

O presente artigo fez uma estimativa de redução das emissões de GEE até 2030, a partir de cenários de eficiência energética para veículos leves no Brasil.



Referência: ROVERE, Emilio Lèbre la; WILLS, William. Eficiência Energética e Emissões de Gases de Efeito Estufa. Abril, 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário