O setor de transportes é um
dos maiores responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa – GEEs e, portanto,
em tese, oferece as maiores oportunidades para ações de mitigação.
Em diversos países, sobretudo
naqueles de maior desenvolvimento, tem surgido e se consolidado programas de
fomento à eficiência energética veicular, geralmente em associação à regulação
de emissões. Esses programas definem metas mínimas de eficiência, ou máximas de
consumo que devem ser seguidas pelos fabricantes. Por outro lado, a etiquetagem
dos veículos também pode atuar no sentido de redução do consumo, facilitando a
comparação de dados nem sempre acessíveis, como o consumo específico do veículo
e a emissão de gases de efeito estufa.
Fatores importantes para a
determinação do nível de consumo do setor de transportes num país podem ser,
entre outros: o tamanho do país, sua densidade demográfica, organização
espacial, estrutura social e econômica e o nível de absorção das novas
tecnologias desenvolvidas mundialmente.
O presente artigo fez uma estimativa de redução das emissões de GEE até 2030, a partir de cenários de eficiência energética para veículos leves no Brasil.
Leia na íntegra Eficiência Energética e Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Referência: ROVERE, Emilio Lèbre la; WILLS, William. Eficiência
Energética e Emissões de Gases de Efeito Estufa. Abril, 2014.
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