Em um evento no Japão, delegados de mais de 100 países discutem as ações realizadas na última década para implementar estratégias no tema. Eles estabeleceram a abordagem para os próximos anos.
O papel que a educação pode desempenhar na
preparação de jovens do mundo inteiro
para um futuro sustentável está se tornando cada vez mais relevante,
principalmente no momento em que o planeta está enfrentando crescentes desafios
econômicos, sociais e ambientais, declarou a diretora-geral da Organização da
ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, na abertura
da Conferência Mundial sobre a
Educação para o Desenvolvimento Sustentável, nesta segunda-feira (10).
“Tecnologia,
regulamentações políticas e incentivos financeiros não são suficientes para
alcançar o desenvolvimento sustentável. Nós precisamos mudar a forma como
pensamos e agimos, como indivíduos e como sociedade”, disse Bokova. “Este é o
objetivo da educação para o desenvolvimento sustentável”, acrescentou.
A Conferência Mundial,
realizada em Aichi-Nagoya, no Japão, terminará na próxima quarta-feira (12)
e reúne mais de mil participantes, entre eles, representantes de mais de 100
países. O objetivo é fazer um balanço das ações realizadas globalmente durante
a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) da UNESCO,
e levantar questões sobre os desafios que a comunidade internacional irá
enfrentar nos próximos anos.
Na ocasião, a UNESCO
apresentou o relatório “Construindo o Futuro que Queremos”, como parte da
avaliação da Década. Através de questionários respondidos por 70 países, a
agência verificou que dois terços destes países já têm uma estratégia nacional
de educação para o desenvolvimento sustentável ou plano em prática. Segundo a
agência da ONU, estes dados indicam um maior reconhecimento mundial sobre a
educação como uma ferramenta fundamental para as sociedades buscam alcançar
esse objetivo.
Fonte: ONUBR
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