VIVAS

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Cresce área de desmatamento na Amazônia em setembro, segundo Imazon



Pelo terceiro mês consecutivo, aumenta a área de desmatamento na Amazônia Legal, de acordo com o boletim divulgado pelo Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)*.

O estudo detectou 402 quilômetros quadrados de deflorestamento em setembro de 2014, um aumento de 290% em relação ao mesmo período do ano passado. Todavia, em 2013 só foi monitorado 79% da área florestal da região e agora o levantamento cobriu 93% do território - uma área maior.

Diferentemente dos meses anteriores, quando o estado do Pará apresentou os mais altos índices de desmatamento, em setembro último, Rondônia aparece no topo do ranking, com 33%, seguido pelo Pará (23%), Mato Grosso (18%) e Amazonas (12%).

O boletim revelou ainda que também cresceu a área de florestas degradadas na região. O salto foi enorme. Enquanto em setembro de 2013 eram 16 quilômetros quadrados de matas degradadas, no mês passado este número passou para 624 quilômetros quadrados: um crescimento assustador de 3.797%. Os dados são alarmantes.




Fonte: Imazon/ Planeta Sustentável. 

2 comentários: