VIVAS

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TEMA 12: Fatores bióticos e abióticos.

Olá, tudo bem?
Para entendermos um pouco mais sobre os fatores bióticos e abióticos, vamos dar uma revisada na Ecologia. De acordo com Moisés (1994), a vida na Terra é a expressão de uma forma particular de uma organização da matéria, construída, mantida e multiplicada por mecanismos bioquímicos. Pode-se identificar nessa organização uma série de níveis que se integram sucessivamente. Grupamentos de células semelhantes formam os tecidos que, reunidos, constituem os órgãos. O conjunto de órgãos forma os sistemas que se agrupam constituindo o organismo. Organismos da mesma espécie que ocupam determinada área formam uma população. O conjunto de populações que vivem numa determinada área constitui uma comunidade, quando a comunidade esta associada ao meio ambiente forma um ecossistema e o conjunto de ecossistemas constitui a biosfera.
O ecossistema é o conjunto formado por uma biocenose ou comunidade biótica e fatores abióticos que interatuam, originando uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas. Em termos funcionais, é a unidade básica da Ecologia. Agora que conhecemos os ecossistemas, podemos afirmar que eles são formados pela união de dois fatores:
FATORES ABIÓTICOS
O conjunto de todos os fatores físicos que podem incidir sobre as comunidades de certa região, tais como o solo, a água, o ar, a temperatura, a salinidade e a pressão.
FATORES BIÓTICOS
Conjunto de todos os seres vivos e que interagem uma certa região e que poderão ser chamados de biocenose, comunidade ou de biota.

Estes indivíduos possuem habitat e nicho ecológico, de acordo com Augusto, et al, (2004, p.16), “habitat é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada. Corresponde ao endereço do indivíduos, por exemplo um lago pode ser o habitat de uma alga”. O “Nicho ecológico é a função executada pelo organismo dentro do ecossistema. Corresponde a uma forma de profissão do individuo, devemos considerar aqui, os hábitos alimentares e as características reprodutivas”.
A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta. É de costume dividir a biosfera em três biociclos.
- Biociclo marinho ou talassociclo: conjunto de ecossistemas de água salgada.
- Biociclo dulcícola ou limnociclo: conjunto de ecossistemas de água doce.
- Biociclo terrestre ou epinociclo: conjunto de ecossistemas terrestres.

Quer saber mais sobre o tema?
Logo abaixo no blog, existe um gadget intitulado TEMA 12, onde você encontrará links com muito mais sobre este assunto!

2 comentários:

  1. eu estou aprendendo isso e a professora mandou pesquisar e eu adoreiiiii !!!!

    ResponderExcluir
  2. eu to aprendendo isso com a minha professora.
    eu vou ter prova dia 4 de abril ai que tedio so quero ver que nota vou tirar

    ResponderExcluir