6) OS APARELHOS que ficam dia e noite em modo stand by são mais uma nova invenção em nome do conforto. Só esqueceram de dizer que isso consome energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos eles, quando não estiverem em uso e tenha certeza: o valor de sua conta de luz vai cair bastante.
7) NA HORA de comprar eletrodomésticos, escolha os mais eficientes. É possível reconhecê-los pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados). Detalhe: isso não custa nada.
8) VIVA SEU dia com luz natural. Abra janelas, cortinas, persianas, deixe o sol entrar e iluminar sua casa, em vez de acender lâmpadas. Além de fazer muito bem ao seu humor, você, também, vai economizar dinheiro no fim do mês.
9) MUDE SUA geladeira e seu freezer de lugar. Ao colocá-los próximos do fogão e de áreas onde bate sol, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Aproveite para avaliar: será que você precisa mesmo de um freezer?
10) UMA IDÉIA luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. O motivo é para lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.
11) PENDURE as roupas no varal, em vez de usar a secadora. Recorra a ela, apenas, em casos mais urgentes. E aquele truque de colocar panos e roupas para secar atrás da geladeira deve ser abolido, pois consome energia extra.
12) Não há nada mais fora de moda que usar a mangueira de água para varrer a calçada, a chamada “ vassourinha hidráulica”. Em 15 minutos, 280 litros de água escorrem para o ralo, inutilmente. Espante a preguiça, pegue a vassoura, junte a sujeira, recolha com a pá e só depois enxágüe o chão.
13) O QUE há de errado em tomar água “torneiral”? Saiba que ela é bem tratada antes de chegar à sua casa. Então, instale um purificador na torneira e se esqueça dos incômodos garrafões. O consumo de água engarrafada envolve transporte em veículos a diesel. É preciso dizer mais?
14) MUITO LUXO produz muito lixo. Pense antes de sair comprando tudo que aparece pela frente. Com essa atitude, você vai fazer a diferença, combatendo o desperdício, diminuindo a montanha de embalagens descartadas e, de quebra, espantando as dívidas.
15) LEVE o campo para sua casa ou apartamento, em plena cidade grande: cultive uma pequena horta em vasos ou mesmo num cantinho do quintal. Além da higiene mental, você colherá ervas, condimentos e hortaliças frescas diretamente da terra.
16) NÃO ASFIXIE suas plantinhas com adubos químicos. Restos de alimento que você despeja na lixeira são bons fertilizantes orgânicos. Parece incrível, mas espalhar casca de ovo, de fruta e de legume, pó de café, saquinho de chá e pão velho, nos vasos ajuda a deixar as plantas mais fortes e bonitas.
17) SOFRER EM engarrafamento para ir ao banco e, depois, testar a paciência numa fila interminável são coisa do passado. Faça uso da tecnologia, colocando em dia as suas transações financeiras pela internet, sem sair do conforto de casa.
18) QUE TAL fazer compras, caminhando até o mercadinho, perto de sua casa ou ir à feira a pé, toda semana? Vá lá, pode ser que um ou outro produto esteja um pouco mais caro que naquele hipermercado de sua preferência. Mas pense na economia de combustível e de paciência que você terá, sem precisar procurar vaga no estacionamento lotado.
19) PREFIRA CONSUMIR produtos locais e da estação. Eles não precisam ser transportados de longa distância e, por isso, a emissão de carbono e de poluição é mínima. Saiba que a última moda nos melhores restaurantes da Itália é o “cardápio 0 km”. Eles servem apenas pratos feitos com ingredientes de produtores da vizinhança.
20) PARE E pense bem antes de descartar todos aqueles objetos que já não interessam mais a você. Que tal doá-los a alguma entidade assistencial? Pode ter certeza: esse material que está apenas ocupando espaço em sua casa, certamente será útil para muita gente.
21) “AO FAZER compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente”, aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem, cada vez mais, os lixões das grandes cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário