VIVAS

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

RESPOSTAS: QUESTÕES DISCURSIVAS

1) a) O desenvolvimento econômico capitalista desde seu início se caracterizou pela utilização dos recursos naturais para a obtenção de lucros, mas essa tendência se acentuou a partir do final do século XVIII com as revoluções industriais e os avanços tecnológicos. A natureza passou a ser vista como fonte inesgotável de recursos para sustentar a produção de mercadorias, o que contradiz a concepção de preservação dos recursos naturais. O que é possível fazer, numa tendência que aos poucos vai se consolidando, é utilizar a natureza de forma racional, dentro de uma concepção de conservação dos recursos.
b) Conservação dos ecossistemas naturais pressupõe o desenvolvimento sustentável, ou seja, a apropriação racional e não-predatória dos recursos naturais. Preservação implica a manutenção dos ecossistemas em seu estado original, minimizando a interferência humana.

2) A difusão na sociedade capitalista, principalmente nos países desenvolvidos, de uma ideologia consumista, segundo a qual a elevação do padrão de vida, o aumento da satisfação pessoal e até a garantia de felicidade passam pelo maior consumo de bens e serviços, levou a um aumento exagerado do consumismo, impulsionado pela publicidade em todo tipo de mídia. Muitos produtos são descartáveis; a moda e a obsolescência planejada tornam bens ultrapassados em pouquíssimo tempo; a busca desenfreada pela satisfação das necessidades leva ao consumo de uma infinidade de supérfluos porque, muitas vezes, as “necessidades” são inventadas, forjadas pela propaganda e pelo marketing. Tudo isso exige a utilização de recursos naturais que serão transformados em bens de consumo, cada vez numa escala maior, muito além das reais necessidades de subsistência do ser humano. Torna-se cada dia mais difícil compatibilizar a satisfação crescente do consumismo e a utilização racional das reservas naturais.

3) As ONGs ganharam projeção com a tomada de consciência dos graves problemas socioambientais provocados pelo sistema produtivo humano (sobretudo o capitalista, já que o socialista acabou, embora tenha deixado grandes estragos ecológicos) e diante do descaso dos governos e empresas em relação a muitos desses problemas. Há ONGs que lutam por diversas causas - socioeconômica, política, direitos humanos, saúde, meio ambiente dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário