VIVAS

domingo, 5 de setembro de 2010

TEMA 04 - EXERCÍCIOS 1 E 2

1) (Cesgranrio) A industrialização européia teve como base energética o uso do carvão mineral. Até hoje, mesmo com a ampliação do uso de petróleo, da energia hidrelétrica e das usinas nucleares, o carvão permanece como importante fonte energética, principalmente nos países da Europa Oriental. Ocorre, porém, que a queima do carvão mineral, em grandes quantidades, pode provocar o aumento do volume do óxido de enxofre na atmosfera e, com isso, o fenômeno do(da):
a) redução da ionosfera
b) vento geotrópico.
c) rarefação do ar
d) formação do ozônio.
e) chuva ácida.

2) (UFPE) Analise as afirmativas a seguir referentes ao assunto “fontes de energia”.
1. O xisto é uma "rocha energética" estratificada que se encontra sempre impregnada de substâncias orgânicas e inorgânicas, podendo gerar óleos.
2. O carvão mineral brasileiro tem uma distribuição geográfica muito limitada, sendo, de certa forma, antieconômico o seu fornecimento às regiões mais longínquas.
3. A maior parte dos depósitos carboníferos da América do Sul se situa numa estreita faixa que se estende do Sul da Bahia até Santa Catarina; esses depósitos aparecem em terrenos pré-cambrianos.
4. Dos diversos tipos de carvão encontrados no Brasil, a turfa é a que é mais explorada, pois possui o maior poder calorífico.
5. A indústria de extração de carvão, muitas vezes, é responsável por graves problemas ambientais, uma vez que a degradação causada por essa atividade pode atingir o solo, o ar e a água consumida pela população.
Estão corretas:
a) 1 e 2 apenas.
b) 3 e 4 apenas.
c) 4 e 5 apenas.
d) 1, 2 e 5 apenas.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário