VIVAS

domingo, 26 de setembro de 2010

QUESTÕES DISCURSIVAS

Vamos trabalhar um pouco mais? Que tal refletir um pouco sobre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável? Responda as seguintes questões:

1 (UNICAMP-SP). Apenas quando você tiver cortado a última árvore, pescado o último peixe e poluído o último rio, vai descobrir que não pode comer dinheiro.
Fala de um ancião americano citada em Vandana Shiva, Ecodesenvolvimento, 1989.
Esse texto permite-nos refletir sobre a necessidade de revisão do atual modelo de desenvolvimento econômico, mesmo considerando as soluções técnicas que já foram encontradas, na tentativa de superar os problemas advindos do esgotamento dos recursos naturais. Com base nessas considerações, responda:
a) Por que o desenvolvimento econômico capitalista está em contradição com a concepção de preservação dos recursos naturais?
b) Qual é a diferença entre conservação e preservação dos ecossistemas naturais?

2 (UFPR). Comente a seguinte afirmação: O esgotamento das reservas naturais não ocorre somente pelo consumo, mas também pela forma inadequada de consumo.

3 (UFV-MG). Na última década [1990], tem chamado a atenção o vertiginoso crescimento de um tipo de instituições denominadas ONGs (Organizações Não-Governamentais) não apenas no Brasil como em todo o mundo. Essa pujança, dinamismo e atuação na sociedade adquiriram tamanho vulto, que já se fala que as ONGs constituem um setor à parte, o chamado Terceiro Setor, para além do público e do privado (governos e empresariado). Aponte e explique uma causa desse fenômeno.

Uma nova postagem com as respostas será efetuada em 30/09 (Quinta-feira) - Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário