VIVAS

quarta-feira, 22 de junho de 2011

TEMA 20: SALVE O PLANETA!





Pequenas atitudes fazem toda a diferença...Não permita que este ciclo se complete, faça sua parte!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

TEMA 19: Problemas ambientais

Após a Revolução Industrial, o desenvolvimento de novas tecnologias e a difusão da rede de informação facilitou o processo de globalização.
O atual conflito entre a globalização e o meio ambiente é comprovado através do desenvolvimento econômico adotado pelos países industrializados, que após a percepção de que o meio ambiente é um bem gratuito, de forma indevida degradou os ecossistemas, fazendo com que a poluição atingisse elevados níveis, ou seja, agindo de forma inconsciente e na contramão do desenvolvimento sustentável.
Isto ocorre, pois a demanda global dos recursos naturais tem origem numa formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala, de tal modo que a ganância e a comodidade interferem no meio ambiente, a atual realidade é que o nosso modo de vida se tornou insustentável.
Nas últimas décadas começou-se a perceber as consequências desse modo de vida insustentável, tais como o aquecimento global, a destruição da camada de ozônio, a perda da biodiversidade, o aumento da população principalmente pelo comprometimento de sua estabilidade ambiental e pela exaustão dos seus recursos naturais, o que implicou em pesquisas para diminuição dos impactos ambientais.

Vamos conhecer os principais problemas ambientais?

Efeito Estufa
O Efeito Estufa é um fenômeno natural, benéfico aos seres vivos, em que alguns gases que compõem a atmosfera funcionam como o vidro de uma estufa, que deixa passar a luz solar para o interior, mas aprisionam grande parte do calor gerado dentro da estufa. Em sua ausência essa temperatura seria de 18º C abaixo de zero. Porém, o acréscimo excessivo na quantidade de dióxido de carbono e de outros poluentes da atmosfera pode provocar maior retenção do calor, que seria irradiado para o espaço, causando
um aquecimento gradual e progressivo da atmosfera terrestre, ocasionando um agravamento do efeito estufa. Este fenômeno pode provocar um aumento da temperatura na superfície da Terra, o chamado Aquecimento Global.
O incremento acelerado da temperatura média da Terra vem ocorrendo desde a Revolução Industrial, devido à maior concentração de gases na atmosfera (principalmente o CO2 – dióxido de carbono) decorrente das seguintes atividades:
• Combustão de petróleo, gás, carvão mineral e vegetal;
• Emissão de gases pelas indústrias;
• Desmatamento e queimada da cobertura vegetal;
• Fermentação de produtos agrícolas.


Destruição da Camada de Ozônio
Essa camada é vital para a existência da vida porque, ao mesmo tempo em que absorve a radiação ultravioleta de ondas curtas (UV-B e UV-C), que é prejudicial, permite a entrada da radiação ultravioleta de ondas longas (UV-A), de efeito benéfico, sobre a superfície da Terra.
De acordo com Mano (2005, p. 47), no século XX, em meados da década de 80, confirmou-se que o ozônio estava sendo progressivamente destruído, com conseqüente rarefação da camada. Essa destruição é provocada por produtos químicos liberados na atividade humana, especialmente os que contêm átomos de cloro como os cloroflúor-carbonetos, CFC. Esses gases eram muito empregados em refrigeradores, aparelhos de ar refrigerados e aerossol, utilizado em vários produtos.


Perda da Biodiversidade
Pode-se definir biodiversidade como a quantidade de espécies de seres vivos existentes no planeta. A perda da biodiversidade é um fato incontestável e que se agrava dia-a-dia. A destruição de ecossistemas e a consequente extinção de espécies da flora e da fauna constituem-se em grave e irreversível problema global.
Segundo estimativas conservadoras, existem entre 5 a 10 milhões de espécies de organismos no mundo; mas há quem calcule até 30 milhões. Destes, somente 1,7 milhões foram identificados pelo homem (SEBRAE, 2004).
O Brasil está incluído entre os países dotados da chamada megadiversidade, doze nações que abrigam 70% da biodiversidade total do planeta. À importância, de âmbito global, da conservação da biodiversidade no Brasil, soma-se a sua relevância para a economia do país.
A extinção de ecossistemas e suas espécies constituintes provocam desequilíbrio na natureza, além de impedir o aproveitamento dos recursos naturais em benefício do homem, na forma de matéria-prima, de alimento e de fármacos para a cura de suas doenças. O desenvolvimento sustentável implica a preservação do meio ambiente em condições de equilíbrio, que depende, por sua vez, da conservação dos ecossistemas brasileiros.
O Homem é o principal responsável pela perda da biodiversidade; atividades humanas como agricultura, atividades marítimas, industrialização, transportes e a urbanização de grandes partes territoriais, prejudicam os ecossistemas e as espécies se encontram, cada vez mais ameaçadas, com a conseqüente diminuição da biodiversidade.


Crescimento populacional
Há muito tempo que os pesquisadores vêm demonstrando preocupação com o aumento da população no planeta, principalmente pelo comprometimento de sua estabilidade ambiental e pela exaustão dos seus recursos naturais.
Desde o início da era industrial, o número de seres humanos multiplicou-se e esse aumento na quantidade de seres humanos e de suas atividades teve um grande impacto sobre o meio ambiente.
A diversidade de vida na Terra diminuiu. Em menos de duzentos anos, o planeta perdeu seis milhões de quilômetros quadrados de florestas. Há uma grande quantidade de terras desgastadas pela erosão e o volume de sedimentos nos rios cresceu três vezes nas principais bacias e oito vezes nas bacias menores e mais utilizadas.
Os sistemas atmosféricos foram perturbados, gerando uma ameaça ao padrão climático; a poluição invadiu nosso ar, nossa terra e nossa água e tornou-se uma ameaça crescente à saúde (ARANHA, 2007).
Ainda, segundo SEBRAE (2004), de acordo com as projeções, seguindo o padrão histórico do crescimento demográfico, a população mundial poderá passar dos 9 bilhões de habitantes em 2040. Grandes investimentos são necessários para aumentar a produção agrícola e para compensar a exaustão dos recursos não-renováveis, como os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural, carvão).

SAIBA MAIS!

Você pode assistir ao filme Uma Verdade Inconveniente (2006), do diretor Davis
Guggenheim. Veja também imagens do filme disponível em:
http://www.climatecrisis.net/

Você pode conhecer um pouco mais do Efeito Estufa:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=2049&iLingua=1
http://www.geocities.com/Augusta/7135/estufagasesde.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/2001-efeito_estufa-como_ocorre.shtml

Você pode acompanhar o funcionamento da destruição da camada de ozônio:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u9287.shtml
http://www.ucar.edu/learn/1_6_1.htm
http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/procie/dez14/angelina/index.htm

TEMA 19 - EXERCÍCIOS 1 E 2

1) Há décadas, pesquisadores alertavam que o planeta sentiria no futuro o impacto do descuido do homem com o ambiente. Na virada do milênio, os avisos já não eram mais necessários – as catástrofes causadas pelo aquecimento global se tornaram realidades presentes em todos os continentes do mundo. Os desafios passaram a ser dois: se adaptar à iminência de novos e mais dramáticos desastres naturais; e buscar soluções para amenizar o impacto do fenômeno.
(Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/aquecimento_global/)
O aquecimento global é uma realidade já admitida por cientistas de todo o mundo. Todas as proposições abaixo indicam medidas que podem ser aplicadas para minimizar as mudanças climáticas globais, com EXCEÇÃO:
a) Diminuir a queima de combustíveis fósseis.
b) Criar fontes de energia alternativas ao petróleo, gás natural e carvão mineral.
c) Evitar queimadas em geral e desmatamento de florestas que funcionam como sumidouros de carbono.
d) Recuperação de terras degradadas.
e) Destruição das florestas e aumento na produção de gás carbônico.


2) A figura abaixo é parte de uma campanha publicitária.


Essa campanha publicitária relaciona-se diretamente com a seguinte afirmativa:

a) O comércio ilícito da fauna silvestre, atividade de grande impacto, é uma ameaça para a biodiversidade nacional.
b) A manutenção do mico-leão-dourado em jaula é a medida que garante a preservação dessa espécie animal.
c) O Brasil, primeiro país a eliminar o tráfico do mico-leão-dourado, garantiu a preservação dessa espécie.
d) O aumento da biodiversidade em outros países depende do comércio ilegal da fauna silvestre brasileira.
e) O tráfico de animais silvestres é benéfico para a preservação das espécies, pois garante-lhes a sobrevivência.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TEMA 18: CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: ÁGUA


TEMA 18: Ocorrência e importância da água na vida animal e vegetal.

Olá, tudo bem? O tema agora é “Ocorrência e importância da água na vida animal e vegetal”. A água é a única substância que se transforma naturalmente em um sólido (gelo), um líquido e um gás (vapor de água). Ela cobre cerca de 70% do planeta Terra. A maior parte da água, 97% dela, não é potável porque é salgada. Apenas 3% da água do mundo é doce, e 77% dessa água está congelada. Dos 23% dessa água que não está congelada, apenas 0,5% está disponível para fornecer a quantidade de água de que toda planta, animal e pessoa na Terra precisa para sobreviver.

Você sabia que sem água, nenhuma reação química acontece dentro do corpo humano? Além de manter o volume e a pressão do sangue, ela preenche as células, carrega nutrientes, elimina toxinas, regula a temperatura, lubrifica as juntas. Em casos extremos, a desidratação leva à morte.
A água é um elemento essencial à vida.

TRATAMENTO DA ÁGUA
O tratamento de água consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo. Isso porque a água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como microorganismos e sais minerais, necessitando, pois, de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais ao homem.
O tratamento da água varia conforme a sua captação. Se ela for em águas subterrâneas de poços profundos, geralmente dispensa tratamento, pois essas águas são naturalmente filtradas pelo solo e, como não estão expostas, não foram contaminadas, logo também não apresentam turbidez. Necessitando apenas de uma desinfecção com cloro.
Já para as águas captadas na superfície é necessário um tratamento especial que consiste em 8 fases:

1 – A oxidação é o primeiro passo, quando os metais presentes na água, principalmente ferro e manganês, são oxidados através da injeção de substâncias como o cloro, tornando-os insolúveis. O que permitirá sua remoção nas próximas etapas.
2 – Na segunda etapa, a coagulação, é feita a remoção das partículas de sujeira através de uma mistura rápida de sulfato de alumínio ou cloreto férrico que irão aglomerar os resíduos formando flocos. Podemos, também, adicionar cal para melhorar o processo e manter o pH da água constante.
3 – Em seguida, na etapa de floculação, a água é movimentada para que os flocos se misturem ganhando peso e consistência.
4 – Com isso, na etapa de decantação, os flocos formados irão se separar da água, ficando armazenados no fundo dos tanques.
5 – Então, a água passa por um processo de filtração para retirar as impurezas restantes. Geralmente utilizam-se filtros constituídos por camadas de areia, antracito e cascalho que irão segurar as partículas restantes.
6 – Começa então o processo de desinfecção, quando a água já limpa recebe o cloro para eliminar germes que podem estar presentes e garantir que ela continue assim nas redes de distribuição e nos reservatórios.
7 – Em seguida, é necessária a correção do pH da água para evitar a corrosão da canalização das casas ou a incrustação.
8 – Na última etapa, tem-se a fluoretação. A água recebe um composto de flúor chamado ácido fluossilícico que reduz a incidência de cárie dentária na população.

O tratamento da água é a principal forma de prevenir doenças como a leptospirose, a cólera e diversas outras que ameaçam a saúde humana. Uma prova disso é que a preocupação com a qualidade água e sua relação com a saúde tem registros desde o ano de 2000 a.C. quando, na Índia já era recomendado que a água devia ser purificada pela fervura ou filtração.
Entretanto, e infelizmente, mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no mundo, seja por morarem em regiões secas ou por causa da poluição. Ocasionando a morte de cerca de 1,8 milhões de crianças no mundo todo por causa de doenças como a diarréia, provocadas pelo consumo de água contaminada e más condições de saneamento.

Quer saber mais?
O link disponível neste tema é uma cartilha bem interessante que apresenta todos os dados sobre a ÁGUA! Para acessar este link basta clicar no título!
Logo abaixo no blog, existe um gadget intitulado TEMA 18, onde você encontrará vários links com muito mais sobre este assunto!
Bons estudos!

TEMA 18 - EXERCÍCIOS 1, 2, E 3

1) (UFSC 2010)
A água potável proveniente de estações de tratamento resulta de um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo. Esta separação é necessária uma vez que a água de rios ou lagoas apresenta muitos resíduos sólidos, por isso tem que passar por uma série de etapas para que esses resíduos sejam removidos. Neste processo de tratamento a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01) Fluoretação: é quando se adiciona flúor na água, cuja finalidade é prevenir a formação de cárie dentária em crianças.
02) Floculação: ocorre em tanques de concreto, logo após a coagulação. Com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
04) Decantação: nesta etapa, que é posterior à coagulação e à floculação, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositados no fundo de outros tanques, separando-se da água. A etapa da decantação pode ser considerada um fenômeno físico.
08) Filtração: é a etapa em que a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. A etapa da filtração pode ser considerada como um fenômeno químico.
16) Coagulação: é a etapa em que a água, na sua forma bruta, entra na ETA. Ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de cloreto de sódio. Esta substância serve para aglomerar partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.
32) Desinfecção: é a etapa em que cloro ou ozônio é aplicado na água para eliminar microorganismos causadores de doenças.
64) Correção de pH: esse procedimento serve para corrigir o pH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição. Se a água está básica, é aplicada certa quantidade de cal hidratada ou de carbonato de sódio.

2) (PUC-RIO 2007) Considere o esquema abaixo que mostra as etapas de tratamento da água na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP:

Na etapa 2, a adição de cal, nome vulgar do óxido de cálcio, tem o objetivo de corrigir o pH para aumentar a eficiência no processo de floculação das partículas em suspensão.
Sobre o fenômeno que ocorre nessa etapa, é correto afirmar que a cal reage com:
a) O cloreto de sódio presente na água para diminuir o pH do meio.
b) Os íons H+ para aumentar o pH do meio.
c) Os íons OH− para diminuir o pH do meio.
d) O hidróxido de sódio presente na água para aumentar o pH do meio.
e) A água da represa para diminuir o pH do meio.

3) (FUVEST 2009) A obtenção de água doce de boa qualidade está se tornando cada vez mais difícil devido ao adensamento populacional, às mudanças climáticas, à expansão da atividade industrial e à poluição. A água, uma vez captada, precisa ser purificada, o que é feito nas estações de tratamento. Um esquema do processo de purificação é:

em que as etapas B, D e F são:
B – adição de sulfato de alumínio e óxido de cálcio,
D – filtração em areia,
F – fluoretação.
Assim sendo, as etapas A, C e E devem ser, respectivamente,
a) Filtração grosseira, decantação e cloração.
b) Decantação, cloração e filtração grosseira.
c) Cloração, neutralização e filtração grosseira.
d) Filtração grosseira, neutralização e decantação.
e) Neutralização, cloração e decantação.

TEMA 18 - QUESTÕES DISCURSIVAS

1) Explique o processo de formação das nuvens.
2) De que forma os animais participam do ciclo da água?
3) O ciclo de água na natureza permite sua presença nos seus diversos estados em toda a biosfera, mas a maior parte da água na Terra se encontra no estado líquido. Explique por que isso ocorre.
4) A água também é utilizada para gerar energia. Por que as usinas hidrelétricas são construídas abaixo do nível das represas?