VIVAS

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Comentários ENEM 2010

Questão 51


















Na visão dos índios Ticunas, a descrição sobre ngaura permite classificá-lo como um produto diretamente relacionado ao ciclo
a) da água.
b) do oxigênio.
c) do fósforo.
d) do carbono.
e) do nitrogênio.

Esta questão está relacionada aos ciclos biogeoquímicos.
O TEMA 05 do Projeto VIVAS aborda este assunto, além do Ciclo do Carbono (resposta correta neste exercício), os outros ciclos biogeoquímicos também são estudados.

Ciclo do carbono: O carbono presente nos seres vivos é, originalmente, proveniente da atmosfera. Por meio da fotossíntese, os seres fotossintetizantes fixam o carbono que retiram do CO2 atmosférico. Esses átomos de carbono passam a fazer parte das moléculas orgânicas fabricadas. Durante a respiração, uma parte das moléculas orgânicas é degradada, e o carbono que as constituía é devolvido à atmosfera, novamente na forma de CO2. Parte do carbono retirado do ar passa a constituir a biomassa dos seres fotossintetizantes, podendo eventualmente ser transferida aos animais herbívoros.
Nos herbívoros, parte do carbono contido nas moléculas orgânicas dos alimentos é liberada durante a respiração, e o resto irá constituir sua biomassa, que poderá ser transferida para um carnívoro. Dessa forma, o carbono fixado pela fotossíntese vai passando de um nível trófico para outro, enquanto retorna gradativamente à atmosfera, em conseqüência da respiração dos próprios organismos e da ação dos decompositores, que atuam em todos os níveis tróficos.
Algumas vezes, o retorno do carbono para a atmosfera é demorado, levando milhões de anos para ocorrer. É o caso dos compostos de carbono que não foram atacados pelos decompositores e transformaram-se, no subsolo, em carvão, turfa e petróleo.
A utilização desses combustíveis fósseis pelo homem tem restituído à atmosfera, na forma de CO2, átomos de carbono que ficaram fora de circulação durante milhões de anos.
Devido à queima de combustíveis, a concentração de gás carbônico no ar aumentou, nesses últimos 100 anos, de 0,029% para cerca de 0,04% da composição atmosférica. Embora pareça pouco, esse aumento é, em termos proporcionais, da ordem de 38%. De acordo com muitos cientistas, o aumento do teor de CO2 atmosférico pode provocar a elevação da temperatura média global por causa da intensificação do efeito estufa - é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar é refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.

Questão 94











Definidas pelos países membros da Organização das Nações Unidas e por organizações internacionais, as metas de
desenvolvimento do milênio envolvem oito objetivos a serem alcançados até 2015. Apesar da diversidade cultural,
esses objetivos, mostrados na imagem, são comuns ao mundo todo, sendo dois deles:
a) O combate à AIDS e a melhoria do ensino universitário.
b) A redução da mortalidade adulta e a criação de parcerias globais.
c) A promoção da igualdade de gêneros e a erradicação da pobreza.
d) A parceria global para o desenvolvimento e a valorização das crianças.
e) A garantia da sustentabilidade ambiental e o combate ao trabalho infantil.

Esta questão está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A figura abaixo apresenta todos os ODM.













SAIBA MAIS SOBRE OS ODM - PARTICIPE!

1. ACABAR COM A FOME E A MISÉRIA

Neste momento, milhares de pessoas estão passando fome no Brasil e no mundo.
A fome é conseqüência da pobreza e também sua causadora. Para romper este círculo vicioso, é fundamental unir toda a sociedade.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Procurar informações sobre direitos e deveres dos cidadãos, para divulgá-los na comunidade e fiscalizar os órgãos competentes.
- Atuar como capacitador voluntário, promovendo orientação profissional para os pequenos negócios do bairro.
- Elaborar e distribuir material orientando sobre o que é uma boa alimentação.
- Organizar e promover atividades de educação alimentar, visando o aproveitamento integral dos alimentos.
- Aproveitar ao máximo os alimentos, cuidando de sua correta conservação, usando receitas alternativas e promovendo o não desperdício.
- Fazer um Mural da Cidadania em escolas e locais públicos.
- Pesquisar e divulgar ofertas de trabalho, cursos de capacitação profissional e geração de renda e serviços à comunidade (saúde, documentos, previdência, bolsa-família, dentre outros).
- Formar um grupo de mães de alunos que ensinem o melhor aproveitamento dos alimentos, para evitar desperdícios.
- Monitorar a merenda escolar e comunicar qualquer irregularidade ao Conselho de Alimentação Escolar, ao Ministério Público ou ao Ministério da Educação pelo telefone gratuito 0800 61 6161.
- Buscar parcerias que ajudem a enriquecer a alimentação oferecida por escolas e organizações sociais.
- Fazer uma horta caseira e incentivar os vizinhos e as escolas do bairro a fazerem o mesmo.
- Sensibilizar supermercados, restaurantes e quitandas para o não desperdício, informando-os sobre locais para onde podem ser encaminhados os alimentos excedentes.
- Valorizar o desenvolvimento local, comprando e promovendo o uso de produtos do comércio solidário.

2. EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS

Não há o que discutir, todos têm direito a educação de qualidade. Entretanto, não é bem isso o que acontece, pois muitas pessoas não chegam a completar o ciclo básico.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Falar com os diretores das escolas e se oferecer como voluntário, pois com certeza saberão aproveitar sua disponibilidade.
- Identificar os alunos que estão faltando muito às aulas e incentivá-los a voltar a freqüentar a escola.
- Mostrar que atividades recreativas e esportivas também são educativas. Disciplina, respeito e cooperação podem ser reforçados nesses momentos.
- Organizar ou participar de campanhas de doação de livros e de materiais didáticos para instituições e bibliotecas.
- Fazer e manter uma biblioteca alegre e acolhedora, e mostrar que a leitura é um prazer.
- Acolher e respeitar os alunos especiais, além de denunciar professores e escolas que não promovam a inclusão dos portadores de deficiências.
- Identificar crianças fora da escola e encaminhá-las para o ensino, além de denunciar o fato ao Conselho Tutelar da cidade.
- Fazer o acompanhamento de uma criança incentivando-a e monitorando seu desempenho.
- Participar do Conselho Escolar e acompanhar o desempenho da escola.
- Organizar aulas de reforço escolar para estudantes com dificuldades de aprendizagem.
- Fazer um levantamento dos analfabetos em seu bairro e incentivá-los a freqüentar um curso de alfabetização.
- Incentivar a criação e o trabalho voluntário em creches para crianças de 0 a 4 anos.

3. IGUALDADE ENTRE SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHER

A história do mundo nos mostra que durante muito tempo os homens e as mulheres não tinham os mesmos direitos e deveres. Em alguns países isso ainda acontece. Em outros, as mulheres conquistaram direitos que antes lhes eram negados.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Visitar a câmara municipal, entrevistar as vereadoras e conhecer suas propostas para ajudar as mulheres de sua cidade.
- Divulgar que existem, nas grandes cidades, centros de atendimento para mulheres, onde elas podem denunciar a violência e ter um acompanhamento físico e psicológico.
Identificar e divulgar novas oportunidades de trabalho para mulheres.
- Incentivar ações que estimulem as mulheres a buscar alternativas de geração de renda.
- Educar filhos e filhas para que eles realizem, com igualdade, o trabalho do dia a dia em casa.
- Não reproduzir expressões como “isso é coisa de mulher”, que sejam contra a dignidade da mulher ou que a coloquem em situação de inferioridade.
- Denunciar casos de violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes pelo telefone gratuito 0800 99 0500 ou procurar o Conselho Tutelar da cidade. Nos casos de agressão física e de violência sexual contra mulheres, ligar para o telefone gratuito do Disque Denúncia da Polícia Civil.
- Não empregar crianças, para não prejudicar seu desenvolvimento ou comprometer sua infância, e denunciar os casos conhecidos de trabalho infantil para a Delegacia Regional do Trabalho.
- Não valorizar e não comprar produtos que explorem o corpo da mulher em sua comercialização, exigindo o cumprimento da regulamentação publicitária e fortalecendo o senso critico da sociedade.
- Atuar em atividades em prol da melhoria da auto-estima das mulheres, promovendo a valorização e o respeito em todas as fases do seu ciclo de vida (infância, adolescência, gravidez, maternidade, velhice).
- Encorajar as jovens para que busquem seu desenvolvimento socioeconômico, por meio da educação e do trabalho.
- Incentivar adolescentes mães a retomarem seu projeto de vida, combatendo qualquer situação que dificulte seu acesso às escolas públicas.

4. REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL

Em nosso país muitas crianças morrem antes de completar o primeiro ano de vida. As causas são inúmeras, como a desnutrição a falta de acompanhamento pré-natal e durante o parto.
Melhorar a saúde materna ajuda a reduzir a mortalidade infantil.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Fazer campanhas para mostrar:
* Como as vacinas protegem o bebê.
* Como a higiene pode evitar algumas doenças.
* Qual a nutrição adequada para o bebê.
* A importância do aleitamento materno.

- Ensinar a fazer o soro caseiro.
- Ajudar no dia da vacinação, garantindo que as crianças do bairro sejam vacinadas.
- Doar leite materno para recém-nascidos órfãos ou para aqueles que não possam recebê-lo de suas mães biológicas.
- Realizar todas as consultas e o acompanhamento do pré-natal, além de sensibilizar outras mães a fazerem o mesmo.
- Levar seu filho, até o quinto dia de vida, ao posto de saúde para fazer o teste do pezinho, vaciná-lo, verificar como está a amamentação e se a pele do bebê está amarelada.
- Estimular as mães para a prática da amamentação de seus filhos, no mínimo por 6 meses.
- Sensibilizar as mães a levarem seus bebês ao serviço de saúde mensalmente, sobretudo, no primeiro ano de vida, e sempre que os bebês apresentarem diarréia, cansaço, tosse ou febre.
- Exigir que, na hora do parto, haja um pediatra para acompanhar o nascimento do bebê.
- Incentivar a criação de creches que impactam na saúde e na redução da mortalidade infantil.

5. MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES

Em nosso país muitas mães morrem no parto ou logo após. As causas são inúmeras, como a assistência médica inadequada, a falta de preparo das mães para se cuidar durante a gestação e a desnutrição.
Melhorar a saúde materna ajuda a reduzir a mortalidade infantil. A assistência médica inadequada durante a gravidez e o parto pode causar a morte do bebê e da mãe.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Fazer campanhas sobre:
* Planejamento familiar.
* Prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
* Gravidez de risco.
* A importância do exame pré-natal.
* Nutrição da mãe e aleitamento materno.
- Não se automedicar e não receitar remédios para gestantes.
- Propiciar um ambiente agradável, afetivo e pacífico às gestantes em casa, no trabalho, no dia a dia, dando prioridade a elas, cedendo a vez em filas, auxiliando-as em seu deslocamento e no carregamento de pacotes.
- Presentear uma grávida em situação de desvantagem social com um enxoval para seu bebê.
- Acompanhar uma gestante, garantindo a realização do pré-natal, oferecendo transporte para as consultas e facilitando a aquisição de medicamentos, quando necessário.
- Divulgar informações sobre saúde para gestantes e articular palestras em Postos de Saúde, Centros Comunitários e instituições como a Pastoral da Criança.
- Participar de iniciativas comunitárias voltadas para a melhoria da saúde materna e o atendimento à gestante (pré-natal e pós-parto).
- Incentivar o debate entre a universidade, a escola e a comunidade.
- Reunir mulheres grávidas para troca de experiências.
- Incentivar a educação para gestantes.

6. COMBATER A AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS

Um dos maiores problemas mundiais são as doenças que atingem grande número de pessoas – e sabemos que a prevenção é a melhor maneira de combatê-las.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Fazer visitas domiciliares para mostrar os locais que podem favorecer a dengue, principalmente no verão, época de epidemias de dengue.
- Incentivar a população a participar das campanhas de vacinação.
- Fazer campanhas de informação, mobilização e prevenção à Aids e de outras doenças epidêmicas.
- Divulgar informações sobre todas as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), na comunidade. Orientar sobre sintomas e busca de tratamento médico.
- Fazer levantamento sobre os serviços disponíveis – remédios, postos de saúde, centros de atendimento.
- Cuidar de nossa higiene, e incentivar e orientar que outros façam o mesmo.
- Procurar um posto de saúde ao identificar manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, dormentes na pele. Hanseníase tem cura.
- Doar sangue periodicamente aos hemocentros e estimular que outras pessoas o façam.
- Não deixar acumular água em plantas, vasos, calhas, pneus, vidros e outros recipientes, evitando que surjam focos do mosquito transmissor da dengue em casa, na rua, no bairro.
- Encaminhar as pessoas com febre e tosse persistentes ao serviço de saúde, além de orientar os portadores de tuberculose para que façam o tratamento completo – mesmo que não apresentem mais os sintomas da doença.
- Sensibilizar familiares e amigos a não estimularem o consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes, contribuindo para prevenir o alcoolismo e suas conseqüências.
- Identificar, na família e na comunidade, pessoas que fazem uso abusivo de álcool, encaminhando-as aos serviços de saúde para tratamento médico e apoio psicossocial.
- Incentivar o debate entre a universidade, as escolas e a comunidade para atingir mais amplamente esse objetivo.

7. QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

O desmatamento, o desperdício de água e a produção excessiva de lixo são alguns dos problemas mais graves enfrentados pela humanidade. Cuidar do meio ambiente deve fazer parte de nosso dia-a-dia.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Fazer campanhas de uso racional de água e energia.
- Plantar árvores nas ruas é muito importante, porém é preciso pedir licença à prefeitura e aos moradores.
- Implementar a coleta seletiva nas escolas, no condomínio ou no bairro e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis.
- Realizar mutirões de limpeza e rearborização de praças, rios e lagos.
- Contribuir com a limpeza da cidade, praticando ações simples como não acumular lixo em casa, ruas, terrenos, praias, rios e mares. Não jogar lixo pela janela.
- Não fumar em ambientes públicos fechados.
- Utilizar a água que sobrou da chaleira, do cozimento de ovos e da lavagem de vegetais para aguar plantas.
- Armazenar água da chuva, em recipientes fechados, para lavar carros e calçadas, economizando água – recurso natural limitado – nas ações cotidianas.
- Diminuir o uso de energia elétrica entre 6 e 9 horas da noite. Desligar aparelhos que não estão sendo usados, economizando e evitando a falta de energia elétrica.
- Economizar papel. Imprimir apenas documentos importantes e procurar usar os dois lados da folha. O verso de uma folha pode ser usado como rascunho, bloco de recados ou para os desenhos das crianças.
- Participar de ações de preservação e defesa de mangues, rios e mares.
- Participar de projetos sociais para construção de cisternas e casas com esgotamento sanitário para famílias de baixa renda, em áreas urbanas ou rurais.
- Incentivar o uso de sacolas reutilizáveis para compras.
- Incentivar o uso de produtos feitos com material reciclado.

8. TODO MUNDO TRABALHANDO PELO DESENVOLVIMENTO

Muitas vezes a solução de um problema pode servir de resposta para outros, principalmente quando pessoas, escolas, governos, sociedade civil, empresas e organizações sociais trabalham juntas.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Escolher temas de interesse comum e promover encontros entre escola e comunidade e organizações sociais – é fundamental continuar aprendendo coisas novas sempre.
- Organizar o grêmio da escola que pode desenvolver vários cursos como inclusão digital e geração de renda.
- Divulgar o que já está sendo feito pela comunidade, no jornal da escola, do condomínio ou do bairro– nada melhor do que compartilhar experiências.
- Convidar amigos, vizinhos, empresas e instituições a participarem. Enquanto o seu grupo faz uma ação, muitos outros também estão fazendo a sua parte. O sucesso de um projeto de voluntariado depende das pessoas envolvidas e das parcerias realizadas.
- Não votar em candidatos que ofereçam, em troca de votos, favores como emprego, dinheiro, cestas básicas, consultas médicas etc.
- Fiscalizar a atuação dos políticos, exigindo que eles cumpram as promessas de campanha.
- Exercer o dever de cidadão, participando ativamente do planejamento da cidade – por meio do Orçamento Participativo, do Plano Diretor ou dos Conselhos Municipais.
Participar de discussões e projetos em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), incentivando o engajamento de outras pessoas, organizações e empresas.
- Formar parcerias com setor público, empresas, associações e conselhos, a fim de resolver os problemas mais relevantes do bairro.
- Sensibilizar o Conselho de Bairro para que reivindique o acesso a medicamentos seguros e a preços acessíveis.
- Sensibilizar o Conselho de Bairro para que reivindique o acesso à Internet e a outros meios de comunicação, além de se disponibilizar para projetos de inclusão digital voltados para jovens em situação de desvantagem social.
- Promover ações voluntárias na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento urbano e para o alcance dos Objetivos do Milênio.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TEMA 13: Gás Natural.

Olá, nosso novo tema é o Gás natural, o mais limpo dos combustíveis fósseis, possui características que favorecem uma maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam e reduzem os impactos ambientais. Outro diferencial do gás natural é a baixíssima emissão de dióxido de enxofre e de resíduos do processo de combustão presentes na fumaça. Acompanhando a tendência mundial de aproveitamento de combustíveis mais limpos, ele é versátil, pode ser utilizado em aplicações domésticas, industriais e automotivas, substituindo a gasolina, o etanol, o óleo diesel e como fonte de geração de energia elétrica.
Quer saber mais? O link disponível neste tema é um documento bem legal que apresenta todos os dados sobre o gás natural! Para acessar este link basta clicar no título!

TEMA 13 - EXERCÍCIOS 1, 2 E 3

1) Nos últimos meses o preço do petróleo tem alcançado recordes históricos. Por isso a procura de fontes energéticas alternativas se faz necessária. Para os especialistas, uma das mais interessantes é o gás natural, pois ele apresentaria uma série de vantagens em relação a outras opções energéticas. A tabela compara a distribuição das reservas de petróleo e de gás natural no mundo, e a figura, a emissão de monóxido de carbono entre vários tipos de fontes energéticas.



















(Fonte: Gas World International – Petroleum Economist.)


A partir da análise da tabela e da figura, são feitas as seguintes afirmativas:
I – Enquanto as reservas mundiais de petróleo estão concentradas geograficamente, as reservas mundiais de gás natural são mais distribuídas ao redor do mundo garantindo um mercado competitivo, menos dependente de crises internacionais e políticas.
II – A emissão de dióxido de carbono (CO2) para o gás natural é a mais baixa entre os diversos combustíveis analisados, o que é importante, uma vez que esse gás é um dos principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.

Com relação a essas afirmativas pode-se dizer que:
a) a primeira está incorreta, pois novas reservas de petróleo serão descobertas futuramente.
b) a segunda está incorreta, pois o dióxido de carbono (CO2) apresenta pouca importância no agravamento do efeito estufa.
c) ambas são análises corretas, mostrando que o gás natural é uma importante alternativa energética.
d) ambas não procedem para o Brasil, que já é praticamente auto-suficiente em petróleo e não contribui para o agravamento do efeito estufa.
e) nenhuma delas mostra vantagem do uso de gás natural sobre o petróleo.

2) Há estudos que apontam razões econômicas e ambientais para que o gás natural possa vir a tornar-se, ao longo deste século, a principal fonte de energia em lugar do petróleo. Justifica-se essa previsão, entre outros motivos, porque o gás natural
a) além de muito abundante na natureza é um combustível renovável.
b) tem novas jazidas sendo exploradas e é menos poluente que o petróleo.
c) vem sendo produzido com sucesso a partir do carvão mineral.
d) pode ser renovado em escala de tempo muito inferior à do petróleo.
e) não produz CO2 em sua queima, impedindo o efeito estufa.

3) Desde a década de 1990, o Brasil vem incrementando a importância do gás natural na matriz energética nacional, abrindo-se, a partir daí, a possibilidade de integração econômica com países vizinhos. A prova disto está:
a) no esforço do Brasil para aumentar a importação de gás natural do Paraguai, sendo que o enfraquecimento recente do MERCOSUL tem causado obstáculos para essa proposta.
b) nos novos acordos com o governo uruguaio, no âmbito do MERCOSUL, dobrando a importação de gás natural efetuada pelo Brasil, em troca do aumento de exportação
de carros brasileiros para o Uruguai.
c) nos novos investimentos feitos pela Petrobrás em território venezuelano, constituindo parceria com a estatal da Venezuela, estreitando assim a relação do Mercosul com o Pacto Andino.
d) na construção do gasoduto Brasil-Bolívia, que, todavia, tem encontrado dificuldades, em função da recente nacionalização dos hidrocarbonetos, realizada pelo
governo boliviano.
e) no consórcio TRANSIERRA, empresa constituída pela Petrobrás, pela Repsol YPF e pela TotalfinaELF, com a finalidade de intensificar a exploração de gás natural em território peruano.

TEMA 12: Fatores bióticos e abióticos.

Olá, tudo bem?
Para entendermos um pouco mais sobre os fatores bióticos e abióticos, vamos dar uma revisada na Ecologia. De acordo com Moisés (1994), a vida na Terra é a expressão de uma forma particular de uma organização da matéria, construída, mantida e multiplicada por mecanismos bioquímicos. Pode-se identificar nessa organização uma série de níveis que se integram sucessivamente. Grupamentos de células semelhantes formam os tecidos que, reunidos, constituem os órgãos. O conjunto de órgãos forma os sistemas que se agrupam constituindo o organismo. Organismos da mesma espécie que ocupam determinada área formam uma população. O conjunto de populações que vivem numa determinada área constitui uma comunidade, quando a comunidade esta associada ao meio ambiente forma um ecossistema e o conjunto de ecossistemas constitui a biosfera.
O ecossistema é o conjunto formado por uma biocenose ou comunidade biótica e fatores abióticos que interatuam, originando uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas. Em termos funcionais, é a unidade básica da Ecologia. Agora que conhecemos os ecossistemas, podemos afirmar que eles são formados pela união de dois fatores:
FATORES ABIÓTICOS
O conjunto de todos os fatores físicos que podem incidir sobre as comunidades de certa região, tais como o solo, a água, o ar, a temperatura, a salinidade e a pressão.
FATORES BIÓTICOS
Conjunto de todos os seres vivos e que interagem uma certa região e que poderão ser chamados de biocenose, comunidade ou de biota.

Estes indivíduos possuem habitat e nicho ecológico, de acordo com Augusto, et al, (2004, p.16), “habitat é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada. Corresponde ao endereço do indivíduos, por exemplo um lago pode ser o habitat de uma alga”. O “Nicho ecológico é a função executada pelo organismo dentro do ecossistema. Corresponde a uma forma de profissão do individuo, devemos considerar aqui, os hábitos alimentares e as características reprodutivas”.
A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta. É de costume dividir a biosfera em três biociclos.
- Biociclo marinho ou talassociclo: conjunto de ecossistemas de água salgada.
- Biociclo dulcícola ou limnociclo: conjunto de ecossistemas de água doce.
- Biociclo terrestre ou epinociclo: conjunto de ecossistemas terrestres.

Quer saber mais sobre o tema?
Logo abaixo no blog, existe um gadget intitulado TEMA 12, onde você encontrará links com muito mais sobre este assunto!

TEMA 12 - EXERCÍCIOS 1, 2, 3, 4 E 5

1) (PUC-SP) O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como:
a) biótopo
b) ecossistema
c) biomassa
d) bioma
e) comunidade

2) (MOGI) Ao conjunto de indivíduos de diferentes espécies habitando determinada área dá-se o nome de:
a) ecossistema
b) comunidade
c) população
d) bioma
e) biosfera

3) O ambiente descrito, com inúmeros animais e vegetais, à beira de um charco de água doce que, durante o dia, sofre flutuações de temperatura, luminosidade, maior ou menor pH e até alterações de salinidade, poderá ser classificado como um exemplo de:
a) biosfera
b) biótipo
c) biomassa
d) ecótono
e) ecossistema

4) Indivíduos de diversas espécies, que habitam determinada região, constituem:
a) um bioma.
b) uma sociedade.
c) uma população.
d) uma comunidade.
e) um ecossistema.

5) (UA-AM) A posição de uma espécie num ecossistema ao nível de desempenho funcional chama-se:
a) nicho ecológico
b) habitat preferencial
c) plasticidade ecológica
d) produtividade primária
e) territorialidade social

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

3Rs





Os 3 R’s

Três é um número mágico
Sim, é um número mágico
Porque duas vezes três é seis
E três vezes seis é dezoito
E a décima oitava letra do alfabeto é R
Nós temos três R’s sobre os quais vamos falar hoje
Temos que aprender a
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Se você vai ao Mercado comprar suco
Tem que levar suas próprias sacolas e reduzir o lixo
E se seu irmão ou sua irmã têm roupas legais
Você pode experimentá-las antes de comprar mais roupas
Reuse, nós temos que aprender a reusar
E se os dois primeiros R’s não funcionarem
E se você tem que produzir lixo
Não jogue fora
Recicle, nós temos que aprender a reciclar
Nós temos que aprender a
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Porque três é um número mágico
Sim, é um número mágico
3, 3, 3
3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, 33, 36
33, 30, 27, 24, 21, 18, 15, 12, 9, 6, e
Três é um número mágico

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

TEMA 11: Exploração e uso de recursos naturais.

O avanço da ciência e da tecnologia permitiu ao homem ter uma qualidade de vida melhor. Mas, com a intervenção Humana, estão ocorrendo frequentemente profundas alterações do equilíbrio natural dos ecossistemas. Para saber mais sobre este tema, vamos fazer uma excelente leitura em três artigos muito bons!
Artigo 01: Recursos – a caminho de um uso sustentável.
Artigo 02: Gestão Ambiental Aplicada à exploração Sustentável de recursos naturais em unidades de conservação.
Artigo 03: A Exploração de Recursos Naturais face à Sustentabilidade e Gestão Ambiental: Um reflexão teórico-conceitual.
Para ter acesso aos artigos, logo abaixo no blog, existe um gadget intitulado TEMA 11, onde você encontrará os links destes maravilhosos textos!