VIVAS

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TEMA 06 - EXERCÍCIOS 1, 2, 3 E 4

1) (FGV-SP) A ilustração abaixo corresponde a um dos vinte e cinco hot spots de biodiversidade, ou seja, os ecossistemas mais ameaçados do planeta. Das 10 mil espécies de plantas que compõem sua vegetação, 4.400 são endêmicas (que só existem naquele local). São exemplos de impactos ambientais causados por atividades econômicas que têm colocado sob ameaça este importante domínio natural:

a) Extinção de espécies animais e contaminação das águas e dos solos por agrotóxicos, causadas por garimpos e pela produção agrícola intensiva nos minifúndios.
b) Erosão acelerada dos solos, outrora básicos e ricos em nutrientes, causada por queimadas sucessivas para a formação de pastos e exportação de madeiras de lei como a peroba e o jacarandá.
c) Destruição da metade das florestas aciculifoliadas que cobriam a região e sua respectiva fauna regional, em razão de atividades extrativas predatórias.
d) Destruição de matas ciliares e morte de espécies animais devido a queimadas e implantação de projetos agropecuários baseados na monocultura de grãos.
e) Extinção de metade da floresta pluvial que caracterizava esse ecossistema, bem como o afogamento das respectivas espécies animais, devido à produção de carvão vegetal e implantação de hidrovias como a Paraná-Paraguai.

2) (PUC-RIO) A biodiversidade constitui uma das propriedades fundamentais da natureza e tem sido muito debatida em reuniões internacionais, como a RIO 92. As opções abaixo expressam características da biodiversidade, EXCETO:
a) variedade de espécies que existem em um ecossistema.
b) variedade de ecossistemas que existem em todo o planeta.
c) características genéticas existentes dentro de uma mesma espécie.
d) a quantidade de biomassa de uma determinada espécie.
e) a variedade de todos os seres vivos.

3) (UnB) Surpreendentemente, os cientistas têm uma melhor noção do número de estrelas na galáxia que do número de espécies de seres vivos que há na Terra. As estimativas da quantidade de espécies que existem no mundo variam entre 2 e 100 milhões. Dessas, apenas aproximadamente 1,5 milhão já foi catalogado pela ciência. A respeito da biodiversidade, julgue os itens a seguir.
(1) À medida que certos ambientes, tais como o solo, as copas das grandes árvores de florestas tropicais e o fundo do mar, venham a ser mais estudados, muitas novas espécies serão descobertas.
(2) A biodiversidade da fauna brasileira é uma das maiores do mundo, mas está sendo diminuída devido à fragmentação de ambientes naturais.
(3) A perda da biodiversidade é, em grande escala, o resultado indireto de outras atividades, tais como a produção de alimentos e a obtenção de energia.
(4) A manutenção da biodiversidade e o seu uso sustentável são tarefas governamentais, restando muito pouco a ser feito pelos cidadãos, individualmente, e pelas organizações não-governamentais.

4) (PUC-PR) Um dos principais temas discutidos em conferências e seminários mundiais sobre Meio Ambiente é a destruição da biodiversidade do nosso planeta. Sobre este tema, é INCORRETO afirmar:
a) Ao longo do processo de sucessão ecológica, observa-se uma diminuição progressiva na diversidade de espécies e na biomassa total.
b) O desmatamento das florestas tropicais causa não somente a destruição desse ecossistema, também causa grande perda da biodiversidade do planeta.
c) A criação de áreas protegidas como parques e reservas é uma das medidas a serem tomadas para salvaguardar a biodiversidade.
d) Além da riqueza de espécies ser fonte potencial de produtos que podem ajudar a espécie humana, a diversidade é importante também para garantir a estabilidade do planeta.
e) Projetos de reflorestamento com poucas espécies de árvores são inúteis para a recomposição do equilíbrio original do meio ambiente.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

TEMA 05: Ciclos Biogeoquímicos

Olá, tudo bem?
Vamos estudar os CICLOS BIOGEOQUÍMICOS? O link disponível neste tema é um artigo muito interessante! Para acessar este link basta clicar no título!
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Não deixe de realizar os exercícios deste tema, eles são muito importantes para a fixação do conteúdo!

TEMA 05 - EXERCÍCIOS 1, 2 E 3

1) (ENEM/2003) A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando
a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.
b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

2) (UFJF/2010) A exploração da camada geológica denominada Pré-sal, que abrange desde o litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, pode colocar o Brasil entre as 10maiores reservas de petróleo do mundo.
Segundo as expectativas, o incremento das reservas representará um crescimento dos atuais 14,4 bilhões de barris de óleo para algo entre 70 e 107 bilhões de barris. A exploração da camada Pré-sal está diretamente relacionada ao ciclo do carbono. Sobre esse ciclo é INCORRETO afirmar que:
a) a quantidade de CO2 na atmosfera atual é menor do que na atmosfera primitiva do planeta.
b) a quantidade de CO2 na atmosfera aumentou nos últimos duzentos anos.
c) a quantidade de carbono na forma de petróleo vem aumentando com a exploração da camada Pré-sal.
d) as quantidades das diferentes formas em que podemos encontrar o carbono mudam constantemente com a queima de combustíveis fósseis.
e) a quantidade total de carbono no planeta Terra não mudou significativamente nos últimos cinqüenta anos.

3) (CESGRANRIO) Apesar de quase 4/5 da atmosfera serem constituídos de nitrogênio, apenas alguns seres têm a capacidade de aproveitar o nitrogênio em forma elementar para o seu metabolismo.
Os seres com essa capacidade são classificados entre:
a) bactérias e algas cianofíceas;
b) bactérias e plantas verdes;
c) cianofíceas e protozoários;
d) fungos e protozoários
e) plantas verdes e fungos.

TEMA 05 - EXERCÍCIOS 4, 5 E 6

4) (CESGRANRIO) O diagrama a seguir representa etapas do ciclo do carbono num sistema terrestre.








Examinando-o, pode-se dizer que:
a) os vegetais participam apenas da etapa II;
b) os animais participam apenas da etapa I;
c) os vegetais participam apenas da etapa I;
d) os animais participam das etapas I e II;
e) os vegetais participam das etapas I e II.

5) (PUC-SP) No ciclo do carbono, quais os processos metabólicos que ocorrem em 1 e 2?








a) respiração em 1 e fotossíntese em 2
b) respiração em 1 e decomposição em 2
c) decomposição em 1 e respiração em 2
d) decomposição em 1 e fotossíntese em 2
e) fotossíntese em 1 e decomposição em 2

6) (Fuvest-SP) A associação de bactérias do gênero Rhizobium com raízes de plantas leguminosas possibilita a:
a) fixação de nitrogênio.
b) transformação de amônia em nitritos.
c) eliminação de gás carbônico.
d) eliminação de nitrogênio.
e) decomposição de tecidos mortos.

TEMA 05 - EXERCÍCIOS 7, 8 E 9

7) (Fuvest-SP) A figura abaixo é um esquema simplificado do ciclo do carbono na natureza:

Nesse esquema:
a) I representa os seres vivos em geral e II, somente os produtores.
b) I representa os consumidores e lI, os decompositores.
c) I representa os seres vivos em geral e II, apenas os consumidores.
d) I representa os produtores e lI, os decompositores.
e) I representa os consumidores e lI, os seres vivos em geral.

8) (UFMT) Baseando-se no esquema a seguir, que é uma simplificação do ciclo do carbono, pode-se afirmar que A, B e C representam, respectivamente:

a) respiração, respiração e fotossíntese.
b) respiração, fotossíntese e respiração.
c) fotossíntese, respiração e respiração.
d) respiração, fotossíntese e fotossíntese.
e) respiração, fotossíntese e transpiração.









9) (UFRS) O processo vital presente nos ciclos do oxigênio, do carbono e da água é o de:
a) respiração.
b) transpiração.
c) excreção.
d) digestão.
e) sudação.

domingo, 5 de setembro de 2010

TEMA 04: Carvão

Olá, tudo bem?
Vamos estudar nesta semana o CARVÃO, que será dividido entre mineral e vegetal. Mas qual será a diferença entre os dois? Basicamente o Carvão Mineral é um combustível natural extraído da terra por de processos minerais, é composto primeiramente por átomos de carbono e hidrocarbonetos sob a forma de betumes. Já o Carvão Vegetal é uma substância de cor negra obtida pela carbonização da madeira ou lenha.
O link disponível neste tema é um artigo muito interessante sobre Carvão Mineral! Para acessar este link basta clicar no título!
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TEMA 04 - EXERCÍCIOS 1 E 2

1) (Cesgranrio) A industrialização européia teve como base energética o uso do carvão mineral. Até hoje, mesmo com a ampliação do uso de petróleo, da energia hidrelétrica e das usinas nucleares, o carvão permanece como importante fonte energética, principalmente nos países da Europa Oriental. Ocorre, porém, que a queima do carvão mineral, em grandes quantidades, pode provocar o aumento do volume do óxido de enxofre na atmosfera e, com isso, o fenômeno do(da):
a) redução da ionosfera
b) vento geotrópico.
c) rarefação do ar
d) formação do ozônio.
e) chuva ácida.

2) (UFPE) Analise as afirmativas a seguir referentes ao assunto “fontes de energia”.
1. O xisto é uma "rocha energética" estratificada que se encontra sempre impregnada de substâncias orgânicas e inorgânicas, podendo gerar óleos.
2. O carvão mineral brasileiro tem uma distribuição geográfica muito limitada, sendo, de certa forma, antieconômico o seu fornecimento às regiões mais longínquas.
3. A maior parte dos depósitos carboníferos da América do Sul se situa numa estreita faixa que se estende do Sul da Bahia até Santa Catarina; esses depósitos aparecem em terrenos pré-cambrianos.
4. Dos diversos tipos de carvão encontrados no Brasil, a turfa é a que é mais explorada, pois possui o maior poder calorífico.
5. A indústria de extração de carvão, muitas vezes, é responsável por graves problemas ambientais, uma vez que a degradação causada por essa atividade pode atingir o solo, o ar e a água consumida pela população.
Estão corretas:
a) 1 e 2 apenas.
b) 3 e 4 apenas.
c) 4 e 5 apenas.
d) 1, 2 e 5 apenas.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.