VIVAS

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TEMA 18: CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: ÁGUA


TEMA 18: Ocorrência e importância da água na vida animal e vegetal.

Olá, tudo bem? O tema agora é “Ocorrência e importância da água na vida animal e vegetal”. A água é a única substância que se transforma naturalmente em um sólido (gelo), um líquido e um gás (vapor de água). Ela cobre cerca de 70% do planeta Terra. A maior parte da água, 97% dela, não é potável porque é salgada. Apenas 3% da água do mundo é doce, e 77% dessa água está congelada. Dos 23% dessa água que não está congelada, apenas 0,5% está disponível para fornecer a quantidade de água de que toda planta, animal e pessoa na Terra precisa para sobreviver.

Você sabia que sem água, nenhuma reação química acontece dentro do corpo humano? Além de manter o volume e a pressão do sangue, ela preenche as células, carrega nutrientes, elimina toxinas, regula a temperatura, lubrifica as juntas. Em casos extremos, a desidratação leva à morte.
A água é um elemento essencial à vida.

TRATAMENTO DA ÁGUA
O tratamento de água consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo. Isso porque a água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como microorganismos e sais minerais, necessitando, pois, de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais ao homem.
O tratamento da água varia conforme a sua captação. Se ela for em águas subterrâneas de poços profundos, geralmente dispensa tratamento, pois essas águas são naturalmente filtradas pelo solo e, como não estão expostas, não foram contaminadas, logo também não apresentam turbidez. Necessitando apenas de uma desinfecção com cloro.
Já para as águas captadas na superfície é necessário um tratamento especial que consiste em 8 fases:

1 – A oxidação é o primeiro passo, quando os metais presentes na água, principalmente ferro e manganês, são oxidados através da injeção de substâncias como o cloro, tornando-os insolúveis. O que permitirá sua remoção nas próximas etapas.
2 – Na segunda etapa, a coagulação, é feita a remoção das partículas de sujeira através de uma mistura rápida de sulfato de alumínio ou cloreto férrico que irão aglomerar os resíduos formando flocos. Podemos, também, adicionar cal para melhorar o processo e manter o pH da água constante.
3 – Em seguida, na etapa de floculação, a água é movimentada para que os flocos se misturem ganhando peso e consistência.
4 – Com isso, na etapa de decantação, os flocos formados irão se separar da água, ficando armazenados no fundo dos tanques.
5 – Então, a água passa por um processo de filtração para retirar as impurezas restantes. Geralmente utilizam-se filtros constituídos por camadas de areia, antracito e cascalho que irão segurar as partículas restantes.
6 – Começa então o processo de desinfecção, quando a água já limpa recebe o cloro para eliminar germes que podem estar presentes e garantir que ela continue assim nas redes de distribuição e nos reservatórios.
7 – Em seguida, é necessária a correção do pH da água para evitar a corrosão da canalização das casas ou a incrustação.
8 – Na última etapa, tem-se a fluoretação. A água recebe um composto de flúor chamado ácido fluossilícico que reduz a incidência de cárie dentária na população.

O tratamento da água é a principal forma de prevenir doenças como a leptospirose, a cólera e diversas outras que ameaçam a saúde humana. Uma prova disso é que a preocupação com a qualidade água e sua relação com a saúde tem registros desde o ano de 2000 a.C. quando, na Índia já era recomendado que a água devia ser purificada pela fervura ou filtração.
Entretanto, e infelizmente, mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no mundo, seja por morarem em regiões secas ou por causa da poluição. Ocasionando a morte de cerca de 1,8 milhões de crianças no mundo todo por causa de doenças como a diarréia, provocadas pelo consumo de água contaminada e más condições de saneamento.

Quer saber mais?
O link disponível neste tema é uma cartilha bem interessante que apresenta todos os dados sobre a ÁGUA! Para acessar este link basta clicar no título!
Logo abaixo no blog, existe um gadget intitulado TEMA 18, onde você encontrará vários links com muito mais sobre este assunto!
Bons estudos!

TEMA 18 - EXERCÍCIOS 1, 2, E 3

1) (UFSC 2010)
A água potável proveniente de estações de tratamento resulta de um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo. Esta separação é necessária uma vez que a água de rios ou lagoas apresenta muitos resíduos sólidos, por isso tem que passar por uma série de etapas para que esses resíduos sejam removidos. Neste processo de tratamento a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01) Fluoretação: é quando se adiciona flúor na água, cuja finalidade é prevenir a formação de cárie dentária em crianças.
02) Floculação: ocorre em tanques de concreto, logo após a coagulação. Com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
04) Decantação: nesta etapa, que é posterior à coagulação e à floculação, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositados no fundo de outros tanques, separando-se da água. A etapa da decantação pode ser considerada um fenômeno físico.
08) Filtração: é a etapa em que a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. A etapa da filtração pode ser considerada como um fenômeno químico.
16) Coagulação: é a etapa em que a água, na sua forma bruta, entra na ETA. Ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de cloreto de sódio. Esta substância serve para aglomerar partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.
32) Desinfecção: é a etapa em que cloro ou ozônio é aplicado na água para eliminar microorganismos causadores de doenças.
64) Correção de pH: esse procedimento serve para corrigir o pH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição. Se a água está básica, é aplicada certa quantidade de cal hidratada ou de carbonato de sódio.

2) (PUC-RIO 2007) Considere o esquema abaixo que mostra as etapas de tratamento da água na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP:

Na etapa 2, a adição de cal, nome vulgar do óxido de cálcio, tem o objetivo de corrigir o pH para aumentar a eficiência no processo de floculação das partículas em suspensão.
Sobre o fenômeno que ocorre nessa etapa, é correto afirmar que a cal reage com:
a) O cloreto de sódio presente na água para diminuir o pH do meio.
b) Os íons H+ para aumentar o pH do meio.
c) Os íons OH− para diminuir o pH do meio.
d) O hidróxido de sódio presente na água para aumentar o pH do meio.
e) A água da represa para diminuir o pH do meio.

3) (FUVEST 2009) A obtenção de água doce de boa qualidade está se tornando cada vez mais difícil devido ao adensamento populacional, às mudanças climáticas, à expansão da atividade industrial e à poluição. A água, uma vez captada, precisa ser purificada, o que é feito nas estações de tratamento. Um esquema do processo de purificação é:

em que as etapas B, D e F são:
B – adição de sulfato de alumínio e óxido de cálcio,
D – filtração em areia,
F – fluoretação.
Assim sendo, as etapas A, C e E devem ser, respectivamente,
a) Filtração grosseira, decantação e cloração.
b) Decantação, cloração e filtração grosseira.
c) Cloração, neutralização e filtração grosseira.
d) Filtração grosseira, neutralização e decantação.
e) Neutralização, cloração e decantação.

TEMA 18 - QUESTÕES DISCURSIVAS

1) Explique o processo de formação das nuvens.
2) De que forma os animais participam do ciclo da água?
3) O ciclo de água na natureza permite sua presença nos seus diversos estados em toda a biosfera, mas a maior parte da água na Terra se encontra no estado líquido. Explique por que isso ocorre.
4) A água também é utilizada para gerar energia. Por que as usinas hidrelétricas são construídas abaixo do nível das represas?

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ALTA NOS PREÇOS DOS ALIMENTOS

Os preços subiram e o mundo sofre com a escassez de alimentos.


A combinação de cinco fatores principais desencadeou uma alta nos preços dos alimentos:
- Países estão comendo mais (principalmente os emergentes).
- Recordes sucessivos do preço internacional do petróleo.
- A ação dos especuladores e a queda acentuada do dólar.
- Aumento da produção destinada aos biocombustíveis.
- Fatores naturais que atrapalham a produção agrícola.

Para entender melhor sobre este assunto, basta clicar no título desta postagem! Clicar na imagem para ampliar.

DESASTRES NATURAIS

Os desastres são conceituados como o resultado de eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade, sendo distinguidos principalmente em função de sua origem, isto é, da natureza do fenômeno que o desencadeia. Assim, podem ser classificados como naturais ou humanos.
Entenda melhor os desastres naturais, clicando no título desta postagem!

CONHEÇA O PAÍS

Conheça o país!
A Veja selecionou diversos países e abordou alguns temas importantes: informações gerais, cronologia histórica e contextos.
Por exemplo, você conhece bem Israel?
Sabia que a população é de aproximadamente 6,4milhões, e que os idiomas falados são hebraico, árabe (oficiais) e inglês?
Conheça mais sobre Israel e diversos outros países clicando do título desta aula!

Bons estudos!

ATUALIDADES

Quer saber mais sobre temas atuais?
Clicando no título deste tema, você terá acesso à biblioteca Veja, lá você encontrará diversos assuntos:
Meio ambiente.
Cultura e esporte.
Ciência e tecnologia.
Religião.
Brasil.

Bons estudos!