VIVAS

quarta-feira, 21 de julho de 2010

TEMA 01 - EXERCÍCIOS 4 E 5

4) (ENEM) Um dos insumos energéticos que volta a ser considerado como opção para o fornecimento de petróleo é o aproveitamento das reservas de xistos pirobetuminosos. As ações iniciais para a exploração de xistos pirobetuminosos são anteriores à exploração de petróleo, porém as dificuldades inerentes aos diversos processos, notadamente os altos custos de mineração e de recuperação de solos minerados, contribuíram para impedir que essa atividade se expandisse. O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de xisto. O xisto é mais leve que os óleos derivados de petróleo, seu uso não implica investimento na troca de equipamentos e ainda reduz a emissão de particulados pesados, que causam fumaça e fuligem. Por ser fluido em temperatura ambiente, é mais facilmente manuseado e armazenado.
Internet: (www2.petrobras.com.br – com adaptações). A substituição de alguns óleos derivados de petróleo pelo óleo derivado do xisto pode ser conveniente por motivos:

a) Ambientais: a exploração do xisto ocasiona pouca interferência no solo e no subsolo.
b) Técnicos: a fluidez do xisto facilita o processo de produção de óleo, embora seu uso demande troca de equipamentos.
c) Econômicos: é baixo o custo da mineração e da produção de xisto.
d) Políticos: a importação de xisto, para atender o mercado interno, ampliará alianças com outros países.
e) Estratégicos: a entrada do xisto no mercado é oportuna diante da possibilidade de aumento dos preços do petróleo.

5) (ENEM) A Lei Federal n.º 11.097/2005 dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira e fixa em 5%, em volume, o percentual mínimo obrigatório a ser adicionado ao óleo diesel vendido ao consumidor. De acordo com essa lei, biocombustível é “derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil”. A introdução de biocombustíveis na matriz energética brasileira:

a) Colabora na redução dos efeitos da degradação ambiental global produzida pelo uso de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo.
b) Provoca uma redução de 5% na quantidade de carbono emitido pelos veículos automotores e colabora no controle do desmatamento.
c) Incentiva o setor econômico brasileiro a se adaptar ao uso de uma fonte de energia derivada de uma biomassa inesgotável.
d) Aponta para pequena possibilidade de expansão do uso de biocombustíveis, fixado, por lei, em 5% do consumo de derivados do petróleo.
e) Diversifica o uso de fontes alternativas de energia que reduzem os impactos da produção do etanol por meio da monocultura da cana-de-açúcar.

TEMA 01 - EXERCÍCIOS 2 E 3

2) (UFMG 2009) Segundo especialistas, a atual política internacional voltada à expansão do mercado de biocombustíveis pode implicar repercussões desfavoráveis ao homem e ao meio ambiente. Considerando-se essa possibilidade, é INCORRETO afirmar que a expansão do mercado de biocombustíveis poderá:

a) Colocar em risco os avanços sociais esperados da aprovação da lei, em tramitação no Legislativo federal, que proíbe o trabalho escravo no país, haja vista interesses manifestos em ampliar essa relação de trabalho.
b) Incentivar o conflito de natureza socioambiental caracterizado pela presença, de um lado, de lavouras energéticas e, de outro, daquelas destinadas à produção de alimentos.
c) Intensificar o processo, já em curso, de avanço da fronteira agrícola sobre a Floresta Amazônica, caso o plantio de cana-de-açúcar continue a se expandir pelo Centro-Oeste do País.
d) Reduzir ainda mais, no Brasil, a disponibilidade e o volume de recursos hídricos essenciais à manutenção de algumas atividades humanas, se a extensão dos canaviais alcançar a proporção prevista por especialistas.



3) (FUVEST 2009) O debate atual em torno dos biocombustíveis, como o álcool de cana-de-açúcar e o biodiesel, inclui o efeito estufa. Tal efeito garante temperaturas adequadas à vida na Terra, mas seu aumento indiscriminado é danoso. Com relação a esse aumento, os biocombustíveis são alternativas preferíveis aos combustíveis fósseis porque:

a) São renováveis e sua queima impede o aquecimento global.
b) Retiram da atmosfera o CO2 gerado em outras eras.
c) Abrem o mercado para o álcool, cuja produção diminuiu o desmatamento.
d) São combustíveis de maior octanagem e de menores taxas de liberação de carbono.
e) Contribuem para a diminuição da liberação de carbono, presente nos combustíveis fósseis.

TEMA 01 - EXERCÍCIO 1

1) (PUC-RIO 2009) Em relação à charge apresentada, marque a única resposta INCORRETA com relação à temática do BIODIESEL.

a) A produção das matérias-primas (etanol e óleo de soja) importantes para a geração de biodiesel é uma tradição na economia brasileira. Tal fato expõe, internacionalmente, o país e o coloca como carro-chefe na discussão geopolítica em torno dos caminhos a serem tomados pelos investidores mundiais, a partir da possível substituição dos combustíveis fósseis pelos que geram “energias limpas”.
b) Devido à extensão territorial do Brasil e à existência de áreas de fronteiras agrícolas, ainda há possibilidades de incorporação de novos espaços produtivos, em larga escala, para o cultivo de matérias-primas voltadas para a geração de biodiesel, o que gera forte interesse internacional.
c) A geopolítica energética do mundo mudou, no século XXI, com a adoção, pelas potências centrais e emergentes, do discurso ambiental nos seus projetos de gestão. Segundo elas, o cultivo agrícola voltado para a geração de biodiesel é uma necessidade para as agendas de proteção ambiental no mundo, que precisa de “combustíveis limpos”, o que torna o Brasil um importante país para a produção e exportação de biodiesel.
d) O Brasil, com muita tradição na produção e uso de biodiesel em escala industrial, faz com que “os olhos do mundo” se voltem para si devido à possibilidade de substituição, com intuito de modernização rural, dos cultivos voltados para a alimentação básica por outros destinados à geração de biocombustíveis.
e) A importância geopolítica do Brasil foi revigorada, desde o início deste século, devido à redescoberta do potencial do país em fornecer, na atualidade, aos mercados internacionais, matérias-primas geradoras do biodiesel (óleos e gorduras), que são mais baratas do que o preço do barril de petróleo e seus derivados.

TEMA 01: Biocombustíveis

Olá, tudo bem?
Vamos iniciar nesta semana nosso primeiro tema.
Este não poderia ser mais atual: BIOCOMBUSTÍVEIS.
O link disponível neste tema é muito interessante, trata-se de uma cartilha elaborada pela Petrobrás esclarecendo diversas dúvidas! Para acessar este link basta clicar no título!
Ainda como complemento, logo abaixo no blog, existe um gadget intitulado TEMA 01, onde estão disponíveis três textos:
Texto 01: Apresenta as vantagens dos biocombustíveis, dentre as quais destacam-se as vantagens agrícolas, técnicas, sociais e ecológicas.
Texto 02: Diversas reportagens dos principais jornais do Brasil.
Texto 03: Em inglês. Que tal estudar inglês utilizando um artigo bem atual?
Pegue seu dicionário inglês-português e faça a tradução de diversas palavras deste texto e aprimore seu conhecimento nas duas áreas.
O gabarito do tema 01 está disponível em um gadget logo abaixo!
BONS ESTUDOS!!!