VIVAS

quarta-feira, 21 de julho de 2010

TEMA 01 - EXERCÍCIOS 2 E 3

2) (UFMG 2009) Segundo especialistas, a atual política internacional voltada à expansão do mercado de biocombustíveis pode implicar repercussões desfavoráveis ao homem e ao meio ambiente. Considerando-se essa possibilidade, é INCORRETO afirmar que a expansão do mercado de biocombustíveis poderá:

a) Colocar em risco os avanços sociais esperados da aprovação da lei, em tramitação no Legislativo federal, que proíbe o trabalho escravo no país, haja vista interesses manifestos em ampliar essa relação de trabalho.
b) Incentivar o conflito de natureza socioambiental caracterizado pela presença, de um lado, de lavouras energéticas e, de outro, daquelas destinadas à produção de alimentos.
c) Intensificar o processo, já em curso, de avanço da fronteira agrícola sobre a Floresta Amazônica, caso o plantio de cana-de-açúcar continue a se expandir pelo Centro-Oeste do País.
d) Reduzir ainda mais, no Brasil, a disponibilidade e o volume de recursos hídricos essenciais à manutenção de algumas atividades humanas, se a extensão dos canaviais alcançar a proporção prevista por especialistas.



3) (FUVEST 2009) O debate atual em torno dos biocombustíveis, como o álcool de cana-de-açúcar e o biodiesel, inclui o efeito estufa. Tal efeito garante temperaturas adequadas à vida na Terra, mas seu aumento indiscriminado é danoso. Com relação a esse aumento, os biocombustíveis são alternativas preferíveis aos combustíveis fósseis porque:

a) São renováveis e sua queima impede o aquecimento global.
b) Retiram da atmosfera o CO2 gerado em outras eras.
c) Abrem o mercado para o álcool, cuja produção diminuiu o desmatamento.
d) São combustíveis de maior octanagem e de menores taxas de liberação de carbono.
e) Contribuem para a diminuição da liberação de carbono, presente nos combustíveis fósseis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário