VIVAS

terça-feira, 23 de agosto de 2011

TEMA 25: USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE





CONHEÇA MELHOR: Belo Monte é um projeto de construção de uma usina hidrelétrica previsto para ser implementado em um trecho de 100 quilômetros no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará. Sua potência instalada será de 11.233 MW, o que fará dela a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira, visto que a Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai.
De acordo com o site governamental Agência Brasil, Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu. O lago da usina terá uma área de 516 km², mostrada no mapa de localização para o Google Earth. A usina também teria três casas de força, contudo, após revisão do projeto, a casa de força do sítio Bela Vista deixou de constar do projeto. Permanecem as casas de força do sítio Pimental e do sítio Belo Monte.
A previsão é que, ao entrar em operação em 2015, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu, com 11,2 mil MW de potência instalada. Seu custo é estimado hoje em R$ 19 bilhões. A energia assegurada pela usina terá a capacidade de abastecimento de uma região de 26 milhões de habitantes, com perfil de consumo elevado como a Região Metropolitana de São Paulo.


Vantagens x Desvantagens
A vantagem maior é a geração de Energia para o País e promover o desenvolvimento, segundo atestam os seus defensores. Mas em geral, acadêmicos e ativistas consideram a obra inviável não só pela destruição de uma parcela da natureza do Amazonas, mas também do ponto de vista social, devido as populações indígenas que vivem na localidade.
ONGs levantaram mais de 30 problemas que podem ser causados pela controsntrução de Belo Monte, entre eles destacamos alguns:
* Aumento da população e da ocupação desordenada do solo; e maior pressão sobre as terras e áreas indígenas.
* Perda de vegetação e de ambientes naturais com mudanças na fauna, causada pela instalação da infra-estrutura de apoio e obras principais.
* Mudanças no escoamento e na qualidade da água nos igarapés do trecho do reservatório dos canais.
* Alteração da qualidade da água do Rio Xingu próximo ao Sítio Pimental e perda de fonte de renda e sustento para as populações indígenas.
* Inundação permanente dos abrigos da Gravura e Assurini e danos ao patrimônio arqueológico, causada pela formação dos reservatórios.

Blog da Usina Belo Monte: http://www.blogbelomonte.com.br/
Série de reportagens do Jornal Nacional sobre o tema: G1 - clique aqui.
Video sobre o tema (PARE BELO MONTE): clique aqui.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TEMA 24: CURIOSIDADES



- Diariamente uma pessoa adulta produz em média 2kg de lixo comum por dia. Então o modelo trivial de família brasileira que é de 2 adultos e 2 crianças, segundo o censo 2000, produz mais ou menos 180kg por mês, 2.160k por ano.

- Uma residência brasileira comum (2 adultos 2 crianças) libera na rede de esgoto uma média de 600 litros de dejetos por dia, então um bairro como o residencial Campo Dourado com 214 casas, elimina mensalmente 3.852.000 litros que serão tratados antes de serem jogados no rio Dourados.

- Se a edição dominical de um jornal de médio porte fosse feito de papel reciclável, 117 árvores deixariam de ser derrubadas.

- O Brasil é o terceiro maior consumidor de refrigerante e o quarto em mercado de consumo para a cerveja e recicla apenas um quarto de todos os dejetos produzidos por esse consumo.

- Apenas 76% da população brasileira têm acesso à água tratada, índice comparado ao de um país como o Vietnã e o Zimbábue - No nordeste brasileiro devido falta principalmente de água potável e saneamento básico os índices de mortalidade Infantil se assemelham aos da África.

- 97% da água do mundo é salgada e se encontra nos oceanos e mares 2,15% estão nas geleiras e apenas 0,85% é doce e se encontra nos rios e mares essa é a parte consumida pelo homem.

- A primeira estação de tratamento de água foi construída em 1829 e filtrava a água do rio Tâmisa em Londres.

- O desperdício médio em São Paulo é de 40% de toda a água tratada.

- A região Norte detém em seus rios e outras fontes 68,5% da água doce do Brasil e outros 15,7% estão no Centro Oeste.

Fonte: http://conscienciaeco.com.br

terça-feira, 26 de julho de 2011

TEMA 23: CONCURSO "PLANETA NATGEO"


Se você cuida do meio-ambiente em sua vida cotidiana e gostaria de registrar estas pequenas GRANDES atitudes, não pode perder esta promoção do National Geographic: Planeta Natgeo.

Grave um vídeo de até 4 minutos mostrando uma atitude sua para salvar o meio ambiente e envie para a promoção. Se o seu vídeo for escolhido, ganhará uma viagem para Washington D.C. (EUA) com direito a um acompanhante, para conhecer os estúdios do National Geographic e ainda um de seus exploradores.


Para saber COMO PARTICIPAR, passo-a-passo, CLIQUE AQUI.


Para ler os TERMOS E CONDIÇÕES da promoção, CLIQUE AQUI.


Ou então acesse a home page da promoção: http://planetanatgeo.natgeo.com.br/


Lembre-se: a promoção é válida até o dia 31 de agosto!


Solte sua criatividade e BOA SORTE!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

TEMA 22: LITERATURA BRASILEIRA

Já estamos quase em Agosto! Como o ano passa rápido. Então, para você que vai prestar vestibular, aqui vai uma boa dica: o site Portal da Sustentabilidade é um site criado em 2006 pelo Instituto Arayara, visando a convergência de conhecimentos e práticas de sustentabilidade. Além dos diversos artigos enviados por associados do instituto, o site conta com uma vasta BIBLIOTECA VIRTUAL com diversos clássicos brasileiros, indispensáveis para quem vai prestar vestibular.


Aí vão alguns exemplos:




  • O Cortiço - Aluísio de Azevedo

  • O Navio Negreiro - Antônio Frederico de Castro Alves

  • Canção do Exílio - Antônio Gonçalves Dias

  • A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães



Dentre muitos outros.


Não perca tempo e acesse!


Para acessar a biblioteca virtual, CLIQUE AQUI.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

TEMA 21: CONSCIENTE COLETIVO






A série de animação Consciente Coletivo ganhou o prêmio de melhor série ambiental para televisão no 13º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizado na cidade de Goiás, em Goiás, entre os dias 14 e 19 de junho.


Produzida pelo Instituto Akatu, Canal futura e HP Brasil, a série Consciente Coletivo é dividida em dez episódios, com dois minutos cada um, e aborda temas relacionados ao consumo consciente para provocar reflexões acerca dos problemas gerados pelo atual ritmo de produção e consumo mundiais, além das possíveis contribuições do consumidor para a construção de um mundo mais sustentável. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, protagonismo, estilo de vida e outros que permeiam o universo do consumo consciente. Os vídeos também trazem uma dinâmica de narrativa circular, que simboliza processos contínuos de produção, distribuição, consumo, descarte e reciclagem.

No Brasil, a série, que é dirigida a crianças e jovens, estreou em setembro do ano passado, nos intervalos da programação do Canal Futura. Agora está em implementação como apoio para atividades pedagógicas em mil instituições educacionais do país, parceiras do Akatu e do Canal Futura, que receberão kits compostos por DVDs com episódios da série e um livro com sugestões para o uso do material em sala de aula.



Para ver mais vídeos da série CLIQUE AQUI.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

TEMA 20: SALVE O PLANETA!





Pequenas atitudes fazem toda a diferença...Não permita que este ciclo se complete, faça sua parte!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

TEMA 19: Problemas ambientais

Após a Revolução Industrial, o desenvolvimento de novas tecnologias e a difusão da rede de informação facilitou o processo de globalização.
O atual conflito entre a globalização e o meio ambiente é comprovado através do desenvolvimento econômico adotado pelos países industrializados, que após a percepção de que o meio ambiente é um bem gratuito, de forma indevida degradou os ecossistemas, fazendo com que a poluição atingisse elevados níveis, ou seja, agindo de forma inconsciente e na contramão do desenvolvimento sustentável.
Isto ocorre, pois a demanda global dos recursos naturais tem origem numa formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala, de tal modo que a ganância e a comodidade interferem no meio ambiente, a atual realidade é que o nosso modo de vida se tornou insustentável.
Nas últimas décadas começou-se a perceber as consequências desse modo de vida insustentável, tais como o aquecimento global, a destruição da camada de ozônio, a perda da biodiversidade, o aumento da população principalmente pelo comprometimento de sua estabilidade ambiental e pela exaustão dos seus recursos naturais, o que implicou em pesquisas para diminuição dos impactos ambientais.

Vamos conhecer os principais problemas ambientais?

Efeito Estufa
O Efeito Estufa é um fenômeno natural, benéfico aos seres vivos, em que alguns gases que compõem a atmosfera funcionam como o vidro de uma estufa, que deixa passar a luz solar para o interior, mas aprisionam grande parte do calor gerado dentro da estufa. Em sua ausência essa temperatura seria de 18º C abaixo de zero. Porém, o acréscimo excessivo na quantidade de dióxido de carbono e de outros poluentes da atmosfera pode provocar maior retenção do calor, que seria irradiado para o espaço, causando
um aquecimento gradual e progressivo da atmosfera terrestre, ocasionando um agravamento do efeito estufa. Este fenômeno pode provocar um aumento da temperatura na superfície da Terra, o chamado Aquecimento Global.
O incremento acelerado da temperatura média da Terra vem ocorrendo desde a Revolução Industrial, devido à maior concentração de gases na atmosfera (principalmente o CO2 – dióxido de carbono) decorrente das seguintes atividades:
• Combustão de petróleo, gás, carvão mineral e vegetal;
• Emissão de gases pelas indústrias;
• Desmatamento e queimada da cobertura vegetal;
• Fermentação de produtos agrícolas.


Destruição da Camada de Ozônio
Essa camada é vital para a existência da vida porque, ao mesmo tempo em que absorve a radiação ultravioleta de ondas curtas (UV-B e UV-C), que é prejudicial, permite a entrada da radiação ultravioleta de ondas longas (UV-A), de efeito benéfico, sobre a superfície da Terra.
De acordo com Mano (2005, p. 47), no século XX, em meados da década de 80, confirmou-se que o ozônio estava sendo progressivamente destruído, com conseqüente rarefação da camada. Essa destruição é provocada por produtos químicos liberados na atividade humana, especialmente os que contêm átomos de cloro como os cloroflúor-carbonetos, CFC. Esses gases eram muito empregados em refrigeradores, aparelhos de ar refrigerados e aerossol, utilizado em vários produtos.


Perda da Biodiversidade
Pode-se definir biodiversidade como a quantidade de espécies de seres vivos existentes no planeta. A perda da biodiversidade é um fato incontestável e que se agrava dia-a-dia. A destruição de ecossistemas e a consequente extinção de espécies da flora e da fauna constituem-se em grave e irreversível problema global.
Segundo estimativas conservadoras, existem entre 5 a 10 milhões de espécies de organismos no mundo; mas há quem calcule até 30 milhões. Destes, somente 1,7 milhões foram identificados pelo homem (SEBRAE, 2004).
O Brasil está incluído entre os países dotados da chamada megadiversidade, doze nações que abrigam 70% da biodiversidade total do planeta. À importância, de âmbito global, da conservação da biodiversidade no Brasil, soma-se a sua relevância para a economia do país.
A extinção de ecossistemas e suas espécies constituintes provocam desequilíbrio na natureza, além de impedir o aproveitamento dos recursos naturais em benefício do homem, na forma de matéria-prima, de alimento e de fármacos para a cura de suas doenças. O desenvolvimento sustentável implica a preservação do meio ambiente em condições de equilíbrio, que depende, por sua vez, da conservação dos ecossistemas brasileiros.
O Homem é o principal responsável pela perda da biodiversidade; atividades humanas como agricultura, atividades marítimas, industrialização, transportes e a urbanização de grandes partes territoriais, prejudicam os ecossistemas e as espécies se encontram, cada vez mais ameaçadas, com a conseqüente diminuição da biodiversidade.


Crescimento populacional
Há muito tempo que os pesquisadores vêm demonstrando preocupação com o aumento da população no planeta, principalmente pelo comprometimento de sua estabilidade ambiental e pela exaustão dos seus recursos naturais.
Desde o início da era industrial, o número de seres humanos multiplicou-se e esse aumento na quantidade de seres humanos e de suas atividades teve um grande impacto sobre o meio ambiente.
A diversidade de vida na Terra diminuiu. Em menos de duzentos anos, o planeta perdeu seis milhões de quilômetros quadrados de florestas. Há uma grande quantidade de terras desgastadas pela erosão e o volume de sedimentos nos rios cresceu três vezes nas principais bacias e oito vezes nas bacias menores e mais utilizadas.
Os sistemas atmosféricos foram perturbados, gerando uma ameaça ao padrão climático; a poluição invadiu nosso ar, nossa terra e nossa água e tornou-se uma ameaça crescente à saúde (ARANHA, 2007).
Ainda, segundo SEBRAE (2004), de acordo com as projeções, seguindo o padrão histórico do crescimento demográfico, a população mundial poderá passar dos 9 bilhões de habitantes em 2040. Grandes investimentos são necessários para aumentar a produção agrícola e para compensar a exaustão dos recursos não-renováveis, como os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural, carvão).

SAIBA MAIS!

Você pode assistir ao filme Uma Verdade Inconveniente (2006), do diretor Davis
Guggenheim. Veja também imagens do filme disponível em:
http://www.climatecrisis.net/

Você pode conhecer um pouco mais do Efeito Estufa:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=2049&iLingua=1
http://www.geocities.com/Augusta/7135/estufagasesde.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/2001-efeito_estufa-como_ocorre.shtml

Você pode acompanhar o funcionamento da destruição da camada de ozônio:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u9287.shtml
http://www.ucar.edu/learn/1_6_1.htm
http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/procie/dez14/angelina/index.htm