O que fazer nas férias?
Faça uma boa leitura e tenha bons resultados:
1.Aumente seu vocabulário.
2.Melhore sua redação.
3.Melhore seu modo de falar.
4.Tenha novas ideias.
5.Tenha perscpectiva histórica.
6.Divirta-se.
7.Sofisticação.
9.Desenvolva uma voz distinta.
10.Aprenda ideias atemporais.
Para iniciar sua leitura, logo abaixo no blog, existe um gadget intitulado "Obras Literárias", onde você encontrará os links de maravilhosos livros!
Seguem abaixo outras sugestões de boa leitura. Divirta-se!
A Faca de Dois Gumes - Fernando Sabino
A Hora da Estrela - Clarice Lispector
Agosto - Rubem Fonseca
Amar Verbo Intransitivo - Mário de Andrade
Angustia - Graciliano Ramos
Broquéis - Cruz e Sousa
Comédias da Vida Privada - Luiz Fernando Veríssimo
Dom Quixote de La Mancha - Miguel de Cervantes
Grande Sertão Veredas - Guimarães Rosa
Hilda Furacão - Roberto Drummond
Marília de Dirceu - Tomás Antônio Gonzaga
Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida
Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
O Alienista -Machado de Assis
O Guarani - José de Alencar
Pai Rico, Pai Pobre - Kiyosaki, Robert T.
Sonetos - Camões
Últimos Sonetos - Cruz Souza
Um Lugar ao Sol - Érico Veríssimo
Vidas Secas - Graciliano Ramos
BOA LEITURA!
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!
Natal, tempo de paz, de luz,
de alegria e gratas recordações.
Tempo em que relembramos nossa infância repleta de fantasias,
expectativas impregnadas de amor e saudades.
Tempo em que revivemos o carinho de nossos pais,
o aconchego da família e todas as pessoas queridas
que marcaram positivamente nossas vidas.
Feliz Natal!
Que você possa ter a alegria de vivê-lo em sua plenitude!
Um Ano Novo cheio de paz!
Ouvindo sempre os sinos do amor fraterno,
da solidariedade e da compreensão.
São os votos da equipe do Projeto VIVAS!
de alegria e gratas recordações.
Tempo em que relembramos nossa infância repleta de fantasias,
expectativas impregnadas de amor e saudades.
Tempo em que revivemos o carinho de nossos pais,
o aconchego da família e todas as pessoas queridas
que marcaram positivamente nossas vidas.
Feliz Natal!
Que você possa ter a alegria de vivê-lo em sua plenitude!
Um Ano Novo cheio de paz!
Ouvindo sempre os sinos do amor fraterno,
da solidariedade e da compreensão.
São os votos da equipe do Projeto VIVAS!
VOCÊ SABIA?
- A reciclagem de uma pilha de papel de um metro de altura poupa o equivalente a 14% da conta de energia elétrica de uma casa.
- O papel reciclado poupa 33% da energia para fabricá-lo a partir das árvores.
- Uma tonelada de papel reciclado poupa 25 mil litros de água.
- Para cada 1.000 Kg de papel reciclado são 20 árvores poupadas.
- 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de uma tonelada de petróleo.
- Para cada tonelada de vidro reciclado, poupamos mais de uma tonelada de recursos naturais: são 603 kg de areia, 196 Kg de carbonato de sódio, 196 kg de calcário e 68 kg de feldspato.
- Uma tonelada de vidro produzido a partir da matéria-prima gera 174 quilos de resíduos minerais. O uso de 50% de vidro reciclado reduz em 75% esses resíduos.
- Cada tonelada de vidro novo produzido gera 12,6 kg de poluição no ar e o reciclado reduz em 14% a 20% esta poluição;
- O vidro reciclado poupa 25 a 32% da energia na produção.
- Uma tonelada de alumínio reciclado evita a extração de 5 toneladas de minério.
- 100 toneladas de aço reciclado poupam 27 kWh de energia elétrica e 5 árvores usadas como carvão no processamento de minério de ferro.
- Quando os pneus são queimados, liberam substâncias químicas tóxicas que provocam a chuva ácida.
- Cada pneu, quando queimado, libera 10 litros de óleo no solo.
- Cada 1/2 kg de borracha feita de material reciclado economiza 75% da energia necessária para produzir 1/2 kg de borracha virgem.
COLABORE!
TEMA 15: Madeira e Hulha.
O modo mais prático e mais fácil de produzir energia da biomassa é através da combustão da própria madeira ou de seus rejeitos. É muito simples sua preparação e uso, sendo ainda matéria-prima para as fontes secundárias de energia, tais como carvão, etanol, monóxido de carbono, hidrogênio e eletricidade.
Vantagens da madeira:
- Nos países em desenvolvimento ainda é o combustível mais barato.
- Não exige mão de obra qualificada para o seu manejo, gerando assim emprego e fixação do homem no campo.
- O seu armazenamento é possível em espaços livres e abertos.
- Possui um baixo teor de cinzas e de enxofre.
Desvantagens da madeira:
- Exige uma grande quantidade de mão de obra em seu manejo, sendo uma desvantagem em países onde os salários são mais elevados.
- Necessidade de planejamento e organização intensivos, estando a sua exploração ligada a outros departamentos, como os departamentos florestais.
- Fornecimento irregular tendo em vista as condições de extração e secagem.
- Poder calorífico inferior aos produzidos nas fontes secundárias e nos combustíveis fósseis.
Paulatinamente, a partir da época dos grandes descobrimentos, o carvão mineral foi substituindo a lenha, até então considerada como a principal fonte de energia utilizada pelo homem. A combustão direta do carvão, para produção de vapor, foi a principal alavanca para o progresso da humanidade em direção à industrialização.
O carvão mineral é formado por troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos. Essas partes vegetais, após morrerem, depositaram-se no fundo lodoso e ficaram encobertas. O tempo e a pressão da terra que foi se acumulando sobre o material transformaram-no em uma massa negra homogênea – as jazidas de carvão.
O carvão mineral – também chamado carvão fóssil ou de pedra – pode ser classificado como linhito, carvão betuminoso e sub-betuminoso (ambos designados como hulha) e antracito. A formação de um depósito de carvão mineral exige inicialmente a ocorrência simultânea de diversas condições geográficas, geológicas e biológicas. Primeiro, deve existir uma vegetação densa, em ambiente pantanoso, capaz de conservar a matéria orgânica. A água estagnada impede a atividade das bactérias e fungos que, em condições normais, decomporiam a celulose. A massa vegetal assim acumulada, no prazo de algumas dezenas de milhares de anos – tempo curto do ponto de vista geológico – transforma-se em turfa, material cuja percentagem de carbono já é bem mais elevada que a da celulose.
Na etapa seguinte, que leva algumas dezenas de milhões de anos, a turfa multiplica seu teor de carbono e se transforma na primeira variedade de carvão, o linhito, cujo nome provém de sua aparência de madeira. Na etapa seguinte, surge a hulha, primeiro como carvão betuminoso, depois como sub-betuminoso. Na fase final, a hulha se transforma em antracito, com teores de até noventa por cento de carbono fixo.
Quanto maior o teor de carbono, maior também é o poder energético. Por isso, a turfa, que em teores muito baixos e altas percentagens de umidade, nem sempre pode ser aproveitada como combustível, e nesse caso serve para aumentar a composição de matéria orgânica dos solos. Encontrada nos baixos e várzeas, ou em antigas lagoas atulhadas, a turfa caracteriza-se pela presença abundante de restos ainda conservados de talos e raízes. Já o linhito, muito mais compacto que a turfa, é empregado na siderurgia, como redutor, graças a sua capacidade de ceder oxigênio para a combustão como matéria-prima na carboquímica. Quando o linhito se apresenta brilhante e negro, recebe o nome de azeviche.
A hulha é composta de carbono, restos vegetais parcialmente conservados, elementos voláteis, detritos minerais e água. É empregada tanto como combustível quanto como redutor de óxidos de ferro e, graças a suas impurezas, na síntese de milhares de substâncias de uso industrial. O antracito, última variedade de carvão surgida no processo de encarbonização, caracteriza-se pelo alto teor de carbono fixo, baixo teor de compostos voláteis, cor negra brilhante, rigidez e dificuldade com que se queima, dada sua pobreza de elementos inflamáveis. É usado como redutor em metalurgia, na fabricação de eletrodos e de grafita artificial. Uma de suas principais vantagens consiste em proporcionar chama pura, sem nenhuma fuligem.
O carvão mineral, em qualquer de suas fases, compõe-se de uma parte orgânica, formada de macromoléculas de carbono e hidrogênio e pequenas proporções de oxigênio, enxofre e nitrogênio. Essa é a parte útil, por ser fortemente combustível. A outra parte mineral, contém os silicatos que constituem a cinza. As proporções desses elementos variam de acordo com o grau de evolução do processo de encarbonização: quanto mais avançado, mais alto o teor de carbono na parte orgânica e menor o teor de oxigênio.
Em virtude dessa estrutura complexa e variável, o carvão mineral apresenta diversos tipos. Seu emprego para fins industriais obedece a uma classificação que toma como base a produção de matéria volátil e a natureza do resíduo. Assim, há carvões que se destinam à produção de gás, de vapor ou de coque, que é um carvão amorfo, resultante da calcinação do carvão mineral, e de largo emprego na siderurgia.
A hulha é um carvão mineral com 80% de carbono (abaixo de 80% ocorre o linhito e, acima, antracito). Os carvões minerais resultam da fossilização da madeira, ocorrida ao longo de milhões de anos, provocada por pressão, temperatura e ausência de ar.
A hulha foi a mola propulsora da indústria do século passado, durante a chamada Revolução Industrial, sendo substituída pelo petróleo no século XX.
No Brasil, a hulha ocorre nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e sua produção é de cerca de 10 milhões de toneladas por ano (a produção não é o maior devido ao alto teor de cinzas e de enxofre que possui). É usada como combustível de usinas termelétricas e nos altos-fornos siderúrgicos, após aquecimento prévio para eliminar material orgânico (gases e alcatrão).
Vantagens da madeira:
- Nos países em desenvolvimento ainda é o combustível mais barato.
- Não exige mão de obra qualificada para o seu manejo, gerando assim emprego e fixação do homem no campo.
- O seu armazenamento é possível em espaços livres e abertos.
- Possui um baixo teor de cinzas e de enxofre.
Desvantagens da madeira:
- Exige uma grande quantidade de mão de obra em seu manejo, sendo uma desvantagem em países onde os salários são mais elevados.
- Necessidade de planejamento e organização intensivos, estando a sua exploração ligada a outros departamentos, como os departamentos florestais.
- Fornecimento irregular tendo em vista as condições de extração e secagem.
- Poder calorífico inferior aos produzidos nas fontes secundárias e nos combustíveis fósseis.
Paulatinamente, a partir da época dos grandes descobrimentos, o carvão mineral foi substituindo a lenha, até então considerada como a principal fonte de energia utilizada pelo homem. A combustão direta do carvão, para produção de vapor, foi a principal alavanca para o progresso da humanidade em direção à industrialização.
O carvão mineral é formado por troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos. Essas partes vegetais, após morrerem, depositaram-se no fundo lodoso e ficaram encobertas. O tempo e a pressão da terra que foi se acumulando sobre o material transformaram-no em uma massa negra homogênea – as jazidas de carvão.
O carvão mineral – também chamado carvão fóssil ou de pedra – pode ser classificado como linhito, carvão betuminoso e sub-betuminoso (ambos designados como hulha) e antracito. A formação de um depósito de carvão mineral exige inicialmente a ocorrência simultânea de diversas condições geográficas, geológicas e biológicas. Primeiro, deve existir uma vegetação densa, em ambiente pantanoso, capaz de conservar a matéria orgânica. A água estagnada impede a atividade das bactérias e fungos que, em condições normais, decomporiam a celulose. A massa vegetal assim acumulada, no prazo de algumas dezenas de milhares de anos – tempo curto do ponto de vista geológico – transforma-se em turfa, material cuja percentagem de carbono já é bem mais elevada que a da celulose.
Na etapa seguinte, que leva algumas dezenas de milhões de anos, a turfa multiplica seu teor de carbono e se transforma na primeira variedade de carvão, o linhito, cujo nome provém de sua aparência de madeira. Na etapa seguinte, surge a hulha, primeiro como carvão betuminoso, depois como sub-betuminoso. Na fase final, a hulha se transforma em antracito, com teores de até noventa por cento de carbono fixo.
Quanto maior o teor de carbono, maior também é o poder energético. Por isso, a turfa, que em teores muito baixos e altas percentagens de umidade, nem sempre pode ser aproveitada como combustível, e nesse caso serve para aumentar a composição de matéria orgânica dos solos. Encontrada nos baixos e várzeas, ou em antigas lagoas atulhadas, a turfa caracteriza-se pela presença abundante de restos ainda conservados de talos e raízes. Já o linhito, muito mais compacto que a turfa, é empregado na siderurgia, como redutor, graças a sua capacidade de ceder oxigênio para a combustão como matéria-prima na carboquímica. Quando o linhito se apresenta brilhante e negro, recebe o nome de azeviche.
A hulha é composta de carbono, restos vegetais parcialmente conservados, elementos voláteis, detritos minerais e água. É empregada tanto como combustível quanto como redutor de óxidos de ferro e, graças a suas impurezas, na síntese de milhares de substâncias de uso industrial. O antracito, última variedade de carvão surgida no processo de encarbonização, caracteriza-se pelo alto teor de carbono fixo, baixo teor de compostos voláteis, cor negra brilhante, rigidez e dificuldade com que se queima, dada sua pobreza de elementos inflamáveis. É usado como redutor em metalurgia, na fabricação de eletrodos e de grafita artificial. Uma de suas principais vantagens consiste em proporcionar chama pura, sem nenhuma fuligem.
O carvão mineral, em qualquer de suas fases, compõe-se de uma parte orgânica, formada de macromoléculas de carbono e hidrogênio e pequenas proporções de oxigênio, enxofre e nitrogênio. Essa é a parte útil, por ser fortemente combustível. A outra parte mineral, contém os silicatos que constituem a cinza. As proporções desses elementos variam de acordo com o grau de evolução do processo de encarbonização: quanto mais avançado, mais alto o teor de carbono na parte orgânica e menor o teor de oxigênio.
Em virtude dessa estrutura complexa e variável, o carvão mineral apresenta diversos tipos. Seu emprego para fins industriais obedece a uma classificação que toma como base a produção de matéria volátil e a natureza do resíduo. Assim, há carvões que se destinam à produção de gás, de vapor ou de coque, que é um carvão amorfo, resultante da calcinação do carvão mineral, e de largo emprego na siderurgia.
A hulha é um carvão mineral com 80% de carbono (abaixo de 80% ocorre o linhito e, acima, antracito). Os carvões minerais resultam da fossilização da madeira, ocorrida ao longo de milhões de anos, provocada por pressão, temperatura e ausência de ar.
A hulha foi a mola propulsora da indústria do século passado, durante a chamada Revolução Industrial, sendo substituída pelo petróleo no século XX.
No Brasil, a hulha ocorre nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e sua produção é de cerca de 10 milhões de toneladas por ano (a produção não é o maior devido ao alto teor de cinzas e de enxofre que possui). É usada como combustível de usinas termelétricas e nos altos-fornos siderúrgicos, após aquecimento prévio para eliminar material orgânico (gases e alcatrão).
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
TEMA 14: Lixo atômico.
Olá, nosso novo tema é o Lixo Atômico, você sabia que durante o funcionamento de um reator nuclear, isótopos radioativos extremamente perigosos, como césio, estrôncio, iodo, criptônio e plutônio, são criados e posteriormente descartados?
Se esse rejeito for tratado indevidamente pode provocar sérios riscos à humanidade, pois abrange todo material que não pode ser reutilizado e que contém elementos radioativos. O lixo atômico não pode ser tratado como lixo comum.
Quer saber mais? O link disponível neste tema é uma apostila educativa bem legal que apresenta todos os dados sobre a radioatividade! Para acessar este link basta clicar no título!
Se esse rejeito for tratado indevidamente pode provocar sérios riscos à humanidade, pois abrange todo material que não pode ser reutilizado e que contém elementos radioativos. O lixo atômico não pode ser tratado como lixo comum.
Quer saber mais? O link disponível neste tema é uma apostila educativa bem legal que apresenta todos os dados sobre a radioatividade! Para acessar este link basta clicar no título!
TEMA 14 - EXERCÍCIO 1
1) (ENEM) Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”. Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de:
(A) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.
(B) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material.
(C) ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos.
(D) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos.
(E) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.
(A) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.
(B) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material.
(C) ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos.
(D) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos.
(E) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Comentários ENEM 2010
Questão 51

Na visão dos índios Ticunas, a descrição sobre ngaura permite classificá-lo como um produto diretamente relacionado ao ciclo
a) da água.
b) do oxigênio.
c) do fósforo.
d) do carbono.
e) do nitrogênio.
Esta questão está relacionada aos ciclos biogeoquímicos.
O TEMA 05 do Projeto VIVAS aborda este assunto, além do Ciclo do Carbono (resposta correta neste exercício), os outros ciclos biogeoquímicos também são estudados.
Ciclo do carbono: O carbono presente nos seres vivos é, originalmente, proveniente da atmosfera. Por meio da fotossíntese, os seres fotossintetizantes fixam o carbono que retiram do CO2 atmosférico. Esses átomos de carbono passam a fazer parte das moléculas orgânicas fabricadas. Durante a respiração, uma parte das moléculas orgânicas é degradada, e o carbono que as constituía é devolvido à atmosfera, novamente na forma de CO2. Parte do carbono retirado do ar passa a constituir a biomassa dos seres fotossintetizantes, podendo eventualmente ser transferida aos animais herbívoros.
Nos herbívoros, parte do carbono contido nas moléculas orgânicas dos alimentos é liberada durante a respiração, e o resto irá constituir sua biomassa, que poderá ser transferida para um carnívoro. Dessa forma, o carbono fixado pela fotossíntese vai passando de um nível trófico para outro, enquanto retorna gradativamente à atmosfera, em conseqüência da respiração dos próprios organismos e da ação dos decompositores, que atuam em todos os níveis tróficos.
Algumas vezes, o retorno do carbono para a atmosfera é demorado, levando milhões de anos para ocorrer. É o caso dos compostos de carbono que não foram atacados pelos decompositores e transformaram-se, no subsolo, em carvão, turfa e petróleo.
A utilização desses combustíveis fósseis pelo homem tem restituído à atmosfera, na forma de CO2, átomos de carbono que ficaram fora de circulação durante milhões de anos.
Devido à queima de combustíveis, a concentração de gás carbônico no ar aumentou, nesses últimos 100 anos, de 0,029% para cerca de 0,04% da composição atmosférica. Embora pareça pouco, esse aumento é, em termos proporcionais, da ordem de 38%. De acordo com muitos cientistas, o aumento do teor de CO2 atmosférico pode provocar a elevação da temperatura média global por causa da intensificação do efeito estufa - é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar é refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.
Questão 94

Definidas pelos países membros da Organização das Nações Unidas e por organizações internacionais, as metas de
desenvolvimento do milênio envolvem oito objetivos a serem alcançados até 2015. Apesar da diversidade cultural,
esses objetivos, mostrados na imagem, são comuns ao mundo todo, sendo dois deles:
a) O combate à AIDS e a melhoria do ensino universitário.
b) A redução da mortalidade adulta e a criação de parcerias globais.
c) A promoção da igualdade de gêneros e a erradicação da pobreza.
d) A parceria global para o desenvolvimento e a valorização das crianças.
e) A garantia da sustentabilidade ambiental e o combate ao trabalho infantil.
Esta questão está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A figura abaixo apresenta todos os ODM.

SAIBA MAIS SOBRE OS ODM - PARTICIPE!
1. ACABAR COM A FOME E A MISÉRIA
Neste momento, milhares de pessoas estão passando fome no Brasil e no mundo.
A fome é conseqüência da pobreza e também sua causadora. Para romper este círculo vicioso, é fundamental unir toda a sociedade.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Procurar informações sobre direitos e deveres dos cidadãos, para divulgá-los na comunidade e fiscalizar os órgãos competentes.
- Atuar como capacitador voluntário, promovendo orientação profissional para os pequenos negócios do bairro.
- Elaborar e distribuir material orientando sobre o que é uma boa alimentação.
- Organizar e promover atividades de educação alimentar, visando o aproveitamento integral dos alimentos.
- Aproveitar ao máximo os alimentos, cuidando de sua correta conservação, usando receitas alternativas e promovendo o não desperdício.
- Fazer um Mural da Cidadania em escolas e locais públicos.
- Pesquisar e divulgar ofertas de trabalho, cursos de capacitação profissional e geração de renda e serviços à comunidade (saúde, documentos, previdência, bolsa-família, dentre outros).
- Formar um grupo de mães de alunos que ensinem o melhor aproveitamento dos alimentos, para evitar desperdícios.
- Monitorar a merenda escolar e comunicar qualquer irregularidade ao Conselho de Alimentação Escolar, ao Ministério Público ou ao Ministério da Educação pelo telefone gratuito 0800 61 6161.
- Buscar parcerias que ajudem a enriquecer a alimentação oferecida por escolas e organizações sociais.
- Fazer uma horta caseira e incentivar os vizinhos e as escolas do bairro a fazerem o mesmo.
- Sensibilizar supermercados, restaurantes e quitandas para o não desperdício, informando-os sobre locais para onde podem ser encaminhados os alimentos excedentes.
- Valorizar o desenvolvimento local, comprando e promovendo o uso de produtos do comércio solidário.
2. EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS
Não há o que discutir, todos têm direito a educação de qualidade. Entretanto, não é bem isso o que acontece, pois muitas pessoas não chegam a completar o ciclo básico.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Falar com os diretores das escolas e se oferecer como voluntário, pois com certeza saberão aproveitar sua disponibilidade.
- Identificar os alunos que estão faltando muito às aulas e incentivá-los a voltar a freqüentar a escola.
- Mostrar que atividades recreativas e esportivas também são educativas. Disciplina, respeito e cooperação podem ser reforçados nesses momentos.
- Organizar ou participar de campanhas de doação de livros e de materiais didáticos para instituições e bibliotecas.
- Fazer e manter uma biblioteca alegre e acolhedora, e mostrar que a leitura é um prazer.
- Acolher e respeitar os alunos especiais, além de denunciar professores e escolas que não promovam a inclusão dos portadores de deficiências.
- Identificar crianças fora da escola e encaminhá-las para o ensino, além de denunciar o fato ao Conselho Tutelar da cidade.
- Fazer o acompanhamento de uma criança incentivando-a e monitorando seu desempenho.
- Participar do Conselho Escolar e acompanhar o desempenho da escola.
- Organizar aulas de reforço escolar para estudantes com dificuldades de aprendizagem.
- Fazer um levantamento dos analfabetos em seu bairro e incentivá-los a freqüentar um curso de alfabetização.
- Incentivar a criação e o trabalho voluntário em creches para crianças de 0 a 4 anos.
3. IGUALDADE ENTRE SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHER
A história do mundo nos mostra que durante muito tempo os homens e as mulheres não tinham os mesmos direitos e deveres. Em alguns países isso ainda acontece. Em outros, as mulheres conquistaram direitos que antes lhes eram negados.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Visitar a câmara municipal, entrevistar as vereadoras e conhecer suas propostas para ajudar as mulheres de sua cidade.
- Divulgar que existem, nas grandes cidades, centros de atendimento para mulheres, onde elas podem denunciar a violência e ter um acompanhamento físico e psicológico.
Identificar e divulgar novas oportunidades de trabalho para mulheres.
- Incentivar ações que estimulem as mulheres a buscar alternativas de geração de renda.
- Educar filhos e filhas para que eles realizem, com igualdade, o trabalho do dia a dia em casa.
- Não reproduzir expressões como “isso é coisa de mulher”, que sejam contra a dignidade da mulher ou que a coloquem em situação de inferioridade.
- Denunciar casos de violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes pelo telefone gratuito 0800 99 0500 ou procurar o Conselho Tutelar da cidade. Nos casos de agressão física e de violência sexual contra mulheres, ligar para o telefone gratuito do Disque Denúncia da Polícia Civil.
- Não empregar crianças, para não prejudicar seu desenvolvimento ou comprometer sua infância, e denunciar os casos conhecidos de trabalho infantil para a Delegacia Regional do Trabalho.
- Não valorizar e não comprar produtos que explorem o corpo da mulher em sua comercialização, exigindo o cumprimento da regulamentação publicitária e fortalecendo o senso critico da sociedade.
- Atuar em atividades em prol da melhoria da auto-estima das mulheres, promovendo a valorização e o respeito em todas as fases do seu ciclo de vida (infância, adolescência, gravidez, maternidade, velhice).
- Encorajar as jovens para que busquem seu desenvolvimento socioeconômico, por meio da educação e do trabalho.
- Incentivar adolescentes mães a retomarem seu projeto de vida, combatendo qualquer situação que dificulte seu acesso às escolas públicas.
4. REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL
Em nosso país muitas crianças morrem antes de completar o primeiro ano de vida. As causas são inúmeras, como a desnutrição a falta de acompanhamento pré-natal e durante o parto.
Melhorar a saúde materna ajuda a reduzir a mortalidade infantil.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Fazer campanhas para mostrar:
* Como as vacinas protegem o bebê.
* Como a higiene pode evitar algumas doenças.
* Qual a nutrição adequada para o bebê.
* A importância do aleitamento materno.
- Ensinar a fazer o soro caseiro.
- Ajudar no dia da vacinação, garantindo que as crianças do bairro sejam vacinadas.
- Doar leite materno para recém-nascidos órfãos ou para aqueles que não possam recebê-lo de suas mães biológicas.
- Realizar todas as consultas e o acompanhamento do pré-natal, além de sensibilizar outras mães a fazerem o mesmo.
- Levar seu filho, até o quinto dia de vida, ao posto de saúde para fazer o teste do pezinho, vaciná-lo, verificar como está a amamentação e se a pele do bebê está amarelada.
- Estimular as mães para a prática da amamentação de seus filhos, no mínimo por 6 meses.
- Sensibilizar as mães a levarem seus bebês ao serviço de saúde mensalmente, sobretudo, no primeiro ano de vida, e sempre que os bebês apresentarem diarréia, cansaço, tosse ou febre.
- Exigir que, na hora do parto, haja um pediatra para acompanhar o nascimento do bebê.
- Incentivar a criação de creches que impactam na saúde e na redução da mortalidade infantil.
5. MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES
Em nosso país muitas mães morrem no parto ou logo após. As causas são inúmeras, como a assistência médica inadequada, a falta de preparo das mães para se cuidar durante a gestação e a desnutrição.
Melhorar a saúde materna ajuda a reduzir a mortalidade infantil. A assistência médica inadequada durante a gravidez e o parto pode causar a morte do bebê e da mãe.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Fazer campanhas sobre:
* Planejamento familiar.
* Prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
* Gravidez de risco.
* A importância do exame pré-natal.
* Nutrição da mãe e aleitamento materno.
- Não se automedicar e não receitar remédios para gestantes.
- Propiciar um ambiente agradável, afetivo e pacífico às gestantes em casa, no trabalho, no dia a dia, dando prioridade a elas, cedendo a vez em filas, auxiliando-as em seu deslocamento e no carregamento de pacotes.
- Presentear uma grávida em situação de desvantagem social com um enxoval para seu bebê.
- Acompanhar uma gestante, garantindo a realização do pré-natal, oferecendo transporte para as consultas e facilitando a aquisição de medicamentos, quando necessário.
- Divulgar informações sobre saúde para gestantes e articular palestras em Postos de Saúde, Centros Comunitários e instituições como a Pastoral da Criança.
- Participar de iniciativas comunitárias voltadas para a melhoria da saúde materna e o atendimento à gestante (pré-natal e pós-parto).
- Incentivar o debate entre a universidade, a escola e a comunidade.
- Reunir mulheres grávidas para troca de experiências.
- Incentivar a educação para gestantes.
6. COMBATER A AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS
Um dos maiores problemas mundiais são as doenças que atingem grande número de pessoas – e sabemos que a prevenção é a melhor maneira de combatê-las.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Fazer visitas domiciliares para mostrar os locais que podem favorecer a dengue, principalmente no verão, época de epidemias de dengue.
- Incentivar a população a participar das campanhas de vacinação.
- Fazer campanhas de informação, mobilização e prevenção à Aids e de outras doenças epidêmicas.
- Divulgar informações sobre todas as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), na comunidade. Orientar sobre sintomas e busca de tratamento médico.
- Fazer levantamento sobre os serviços disponíveis – remédios, postos de saúde, centros de atendimento.
- Cuidar de nossa higiene, e incentivar e orientar que outros façam o mesmo.
- Procurar um posto de saúde ao identificar manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, dormentes na pele. Hanseníase tem cura.
- Doar sangue periodicamente aos hemocentros e estimular que outras pessoas o façam.
- Não deixar acumular água em plantas, vasos, calhas, pneus, vidros e outros recipientes, evitando que surjam focos do mosquito transmissor da dengue em casa, na rua, no bairro.
- Encaminhar as pessoas com febre e tosse persistentes ao serviço de saúde, além de orientar os portadores de tuberculose para que façam o tratamento completo – mesmo que não apresentem mais os sintomas da doença.
- Sensibilizar familiares e amigos a não estimularem o consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes, contribuindo para prevenir o alcoolismo e suas conseqüências.
- Identificar, na família e na comunidade, pessoas que fazem uso abusivo de álcool, encaminhando-as aos serviços de saúde para tratamento médico e apoio psicossocial.
- Incentivar o debate entre a universidade, as escolas e a comunidade para atingir mais amplamente esse objetivo.
7. QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
O desmatamento, o desperdício de água e a produção excessiva de lixo são alguns dos problemas mais graves enfrentados pela humanidade. Cuidar do meio ambiente deve fazer parte de nosso dia-a-dia.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Fazer campanhas de uso racional de água e energia.
- Plantar árvores nas ruas é muito importante, porém é preciso pedir licença à prefeitura e aos moradores.
- Implementar a coleta seletiva nas escolas, no condomínio ou no bairro e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis.
- Realizar mutirões de limpeza e rearborização de praças, rios e lagos.
- Contribuir com a limpeza da cidade, praticando ações simples como não acumular lixo em casa, ruas, terrenos, praias, rios e mares. Não jogar lixo pela janela.
- Não fumar em ambientes públicos fechados.
- Utilizar a água que sobrou da chaleira, do cozimento de ovos e da lavagem de vegetais para aguar plantas.
- Armazenar água da chuva, em recipientes fechados, para lavar carros e calçadas, economizando água – recurso natural limitado – nas ações cotidianas.
- Diminuir o uso de energia elétrica entre 6 e 9 horas da noite. Desligar aparelhos que não estão sendo usados, economizando e evitando a falta de energia elétrica.
- Economizar papel. Imprimir apenas documentos importantes e procurar usar os dois lados da folha. O verso de uma folha pode ser usado como rascunho, bloco de recados ou para os desenhos das crianças.
- Participar de ações de preservação e defesa de mangues, rios e mares.
- Participar de projetos sociais para construção de cisternas e casas com esgotamento sanitário para famílias de baixa renda, em áreas urbanas ou rurais.
- Incentivar o uso de sacolas reutilizáveis para compras.
- Incentivar o uso de produtos feitos com material reciclado.
8. TODO MUNDO TRABALHANDO PELO DESENVOLVIMENTO
Muitas vezes a solução de um problema pode servir de resposta para outros, principalmente quando pessoas, escolas, governos, sociedade civil, empresas e organizações sociais trabalham juntas.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Escolher temas de interesse comum e promover encontros entre escola e comunidade e organizações sociais – é fundamental continuar aprendendo coisas novas sempre.
- Organizar o grêmio da escola que pode desenvolver vários cursos como inclusão digital e geração de renda.
- Divulgar o que já está sendo feito pela comunidade, no jornal da escola, do condomínio ou do bairro– nada melhor do que compartilhar experiências.
- Convidar amigos, vizinhos, empresas e instituições a participarem. Enquanto o seu grupo faz uma ação, muitos outros também estão fazendo a sua parte. O sucesso de um projeto de voluntariado depende das pessoas envolvidas e das parcerias realizadas.
- Não votar em candidatos que ofereçam, em troca de votos, favores como emprego, dinheiro, cestas básicas, consultas médicas etc.
- Fiscalizar a atuação dos políticos, exigindo que eles cumpram as promessas de campanha.
- Exercer o dever de cidadão, participando ativamente do planejamento da cidade – por meio do Orçamento Participativo, do Plano Diretor ou dos Conselhos Municipais.
Participar de discussões e projetos em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), incentivando o engajamento de outras pessoas, organizações e empresas.
- Formar parcerias com setor público, empresas, associações e conselhos, a fim de resolver os problemas mais relevantes do bairro.
- Sensibilizar o Conselho de Bairro para que reivindique o acesso a medicamentos seguros e a preços acessíveis.
- Sensibilizar o Conselho de Bairro para que reivindique o acesso à Internet e a outros meios de comunicação, além de se disponibilizar para projetos de inclusão digital voltados para jovens em situação de desvantagem social.
- Promover ações voluntárias na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento urbano e para o alcance dos Objetivos do Milênio.
Na visão dos índios Ticunas, a descrição sobre ngaura permite classificá-lo como um produto diretamente relacionado ao ciclo
a) da água.
b) do oxigênio.
c) do fósforo.
d) do carbono.
e) do nitrogênio.
Esta questão está relacionada aos ciclos biogeoquímicos.
O TEMA 05 do Projeto VIVAS aborda este assunto, além do Ciclo do Carbono (resposta correta neste exercício), os outros ciclos biogeoquímicos também são estudados.
Ciclo do carbono: O carbono presente nos seres vivos é, originalmente, proveniente da atmosfera. Por meio da fotossíntese, os seres fotossintetizantes fixam o carbono que retiram do CO2 atmosférico. Esses átomos de carbono passam a fazer parte das moléculas orgânicas fabricadas. Durante a respiração, uma parte das moléculas orgânicas é degradada, e o carbono que as constituía é devolvido à atmosfera, novamente na forma de CO2. Parte do carbono retirado do ar passa a constituir a biomassa dos seres fotossintetizantes, podendo eventualmente ser transferida aos animais herbívoros.
Nos herbívoros, parte do carbono contido nas moléculas orgânicas dos alimentos é liberada durante a respiração, e o resto irá constituir sua biomassa, que poderá ser transferida para um carnívoro. Dessa forma, o carbono fixado pela fotossíntese vai passando de um nível trófico para outro, enquanto retorna gradativamente à atmosfera, em conseqüência da respiração dos próprios organismos e da ação dos decompositores, que atuam em todos os níveis tróficos.
Algumas vezes, o retorno do carbono para a atmosfera é demorado, levando milhões de anos para ocorrer. É o caso dos compostos de carbono que não foram atacados pelos decompositores e transformaram-se, no subsolo, em carvão, turfa e petróleo.
A utilização desses combustíveis fósseis pelo homem tem restituído à atmosfera, na forma de CO2, átomos de carbono que ficaram fora de circulação durante milhões de anos.
Devido à queima de combustíveis, a concentração de gás carbônico no ar aumentou, nesses últimos 100 anos, de 0,029% para cerca de 0,04% da composição atmosférica. Embora pareça pouco, esse aumento é, em termos proporcionais, da ordem de 38%. De acordo com muitos cientistas, o aumento do teor de CO2 atmosférico pode provocar a elevação da temperatura média global por causa da intensificação do efeito estufa - é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar é refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.
Questão 94
Definidas pelos países membros da Organização das Nações Unidas e por organizações internacionais, as metas de
desenvolvimento do milênio envolvem oito objetivos a serem alcançados até 2015. Apesar da diversidade cultural,
esses objetivos, mostrados na imagem, são comuns ao mundo todo, sendo dois deles:
a) O combate à AIDS e a melhoria do ensino universitário.
b) A redução da mortalidade adulta e a criação de parcerias globais.
c) A promoção da igualdade de gêneros e a erradicação da pobreza.
d) A parceria global para o desenvolvimento e a valorização das crianças.
e) A garantia da sustentabilidade ambiental e o combate ao trabalho infantil.
Esta questão está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A figura abaixo apresenta todos os ODM.
SAIBA MAIS SOBRE OS ODM - PARTICIPE!
1. ACABAR COM A FOME E A MISÉRIA
Neste momento, milhares de pessoas estão passando fome no Brasil e no mundo.
A fome é conseqüência da pobreza e também sua causadora. Para romper este círculo vicioso, é fundamental unir toda a sociedade.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Procurar informações sobre direitos e deveres dos cidadãos, para divulgá-los na comunidade e fiscalizar os órgãos competentes.
- Atuar como capacitador voluntário, promovendo orientação profissional para os pequenos negócios do bairro.
- Elaborar e distribuir material orientando sobre o que é uma boa alimentação.
- Organizar e promover atividades de educação alimentar, visando o aproveitamento integral dos alimentos.
- Aproveitar ao máximo os alimentos, cuidando de sua correta conservação, usando receitas alternativas e promovendo o não desperdício.
- Fazer um Mural da Cidadania em escolas e locais públicos.
- Pesquisar e divulgar ofertas de trabalho, cursos de capacitação profissional e geração de renda e serviços à comunidade (saúde, documentos, previdência, bolsa-família, dentre outros).
- Formar um grupo de mães de alunos que ensinem o melhor aproveitamento dos alimentos, para evitar desperdícios.
- Monitorar a merenda escolar e comunicar qualquer irregularidade ao Conselho de Alimentação Escolar, ao Ministério Público ou ao Ministério da Educação pelo telefone gratuito 0800 61 6161.
- Buscar parcerias que ajudem a enriquecer a alimentação oferecida por escolas e organizações sociais.
- Fazer uma horta caseira e incentivar os vizinhos e as escolas do bairro a fazerem o mesmo.
- Sensibilizar supermercados, restaurantes e quitandas para o não desperdício, informando-os sobre locais para onde podem ser encaminhados os alimentos excedentes.
- Valorizar o desenvolvimento local, comprando e promovendo o uso de produtos do comércio solidário.
2. EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS
Não há o que discutir, todos têm direito a educação de qualidade. Entretanto, não é bem isso o que acontece, pois muitas pessoas não chegam a completar o ciclo básico.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Falar com os diretores das escolas e se oferecer como voluntário, pois com certeza saberão aproveitar sua disponibilidade.
- Identificar os alunos que estão faltando muito às aulas e incentivá-los a voltar a freqüentar a escola.
- Mostrar que atividades recreativas e esportivas também são educativas. Disciplina, respeito e cooperação podem ser reforçados nesses momentos.
- Organizar ou participar de campanhas de doação de livros e de materiais didáticos para instituições e bibliotecas.
- Fazer e manter uma biblioteca alegre e acolhedora, e mostrar que a leitura é um prazer.
- Acolher e respeitar os alunos especiais, além de denunciar professores e escolas que não promovam a inclusão dos portadores de deficiências.
- Identificar crianças fora da escola e encaminhá-las para o ensino, além de denunciar o fato ao Conselho Tutelar da cidade.
- Fazer o acompanhamento de uma criança incentivando-a e monitorando seu desempenho.
- Participar do Conselho Escolar e acompanhar o desempenho da escola.
- Organizar aulas de reforço escolar para estudantes com dificuldades de aprendizagem.
- Fazer um levantamento dos analfabetos em seu bairro e incentivá-los a freqüentar um curso de alfabetização.
- Incentivar a criação e o trabalho voluntário em creches para crianças de 0 a 4 anos.
3. IGUALDADE ENTRE SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHER
A história do mundo nos mostra que durante muito tempo os homens e as mulheres não tinham os mesmos direitos e deveres. Em alguns países isso ainda acontece. Em outros, as mulheres conquistaram direitos que antes lhes eram negados.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Visitar a câmara municipal, entrevistar as vereadoras e conhecer suas propostas para ajudar as mulheres de sua cidade.
- Divulgar que existem, nas grandes cidades, centros de atendimento para mulheres, onde elas podem denunciar a violência e ter um acompanhamento físico e psicológico.
Identificar e divulgar novas oportunidades de trabalho para mulheres.
- Incentivar ações que estimulem as mulheres a buscar alternativas de geração de renda.
- Educar filhos e filhas para que eles realizem, com igualdade, o trabalho do dia a dia em casa.
- Não reproduzir expressões como “isso é coisa de mulher”, que sejam contra a dignidade da mulher ou que a coloquem em situação de inferioridade.
- Denunciar casos de violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes pelo telefone gratuito 0800 99 0500 ou procurar o Conselho Tutelar da cidade. Nos casos de agressão física e de violência sexual contra mulheres, ligar para o telefone gratuito do Disque Denúncia da Polícia Civil.
- Não empregar crianças, para não prejudicar seu desenvolvimento ou comprometer sua infância, e denunciar os casos conhecidos de trabalho infantil para a Delegacia Regional do Trabalho.
- Não valorizar e não comprar produtos que explorem o corpo da mulher em sua comercialização, exigindo o cumprimento da regulamentação publicitária e fortalecendo o senso critico da sociedade.
- Atuar em atividades em prol da melhoria da auto-estima das mulheres, promovendo a valorização e o respeito em todas as fases do seu ciclo de vida (infância, adolescência, gravidez, maternidade, velhice).
- Encorajar as jovens para que busquem seu desenvolvimento socioeconômico, por meio da educação e do trabalho.
- Incentivar adolescentes mães a retomarem seu projeto de vida, combatendo qualquer situação que dificulte seu acesso às escolas públicas.
4. REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL
Em nosso país muitas crianças morrem antes de completar o primeiro ano de vida. As causas são inúmeras, como a desnutrição a falta de acompanhamento pré-natal e durante o parto.
Melhorar a saúde materna ajuda a reduzir a mortalidade infantil.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Fazer campanhas para mostrar:
* Como as vacinas protegem o bebê.
* Como a higiene pode evitar algumas doenças.
* Qual a nutrição adequada para o bebê.
* A importância do aleitamento materno.
- Ensinar a fazer o soro caseiro.
- Ajudar no dia da vacinação, garantindo que as crianças do bairro sejam vacinadas.
- Doar leite materno para recém-nascidos órfãos ou para aqueles que não possam recebê-lo de suas mães biológicas.
- Realizar todas as consultas e o acompanhamento do pré-natal, além de sensibilizar outras mães a fazerem o mesmo.
- Levar seu filho, até o quinto dia de vida, ao posto de saúde para fazer o teste do pezinho, vaciná-lo, verificar como está a amamentação e se a pele do bebê está amarelada.
- Estimular as mães para a prática da amamentação de seus filhos, no mínimo por 6 meses.
- Sensibilizar as mães a levarem seus bebês ao serviço de saúde mensalmente, sobretudo, no primeiro ano de vida, e sempre que os bebês apresentarem diarréia, cansaço, tosse ou febre.
- Exigir que, na hora do parto, haja um pediatra para acompanhar o nascimento do bebê.
- Incentivar a criação de creches que impactam na saúde e na redução da mortalidade infantil.
5. MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES
Em nosso país muitas mães morrem no parto ou logo após. As causas são inúmeras, como a assistência médica inadequada, a falta de preparo das mães para se cuidar durante a gestação e a desnutrição.
Melhorar a saúde materna ajuda a reduzir a mortalidade infantil. A assistência médica inadequada durante a gravidez e o parto pode causar a morte do bebê e da mãe.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Fazer campanhas sobre:
* Planejamento familiar.
* Prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
* Gravidez de risco.
* A importância do exame pré-natal.
* Nutrição da mãe e aleitamento materno.
- Não se automedicar e não receitar remédios para gestantes.
- Propiciar um ambiente agradável, afetivo e pacífico às gestantes em casa, no trabalho, no dia a dia, dando prioridade a elas, cedendo a vez em filas, auxiliando-as em seu deslocamento e no carregamento de pacotes.
- Presentear uma grávida em situação de desvantagem social com um enxoval para seu bebê.
- Acompanhar uma gestante, garantindo a realização do pré-natal, oferecendo transporte para as consultas e facilitando a aquisição de medicamentos, quando necessário.
- Divulgar informações sobre saúde para gestantes e articular palestras em Postos de Saúde, Centros Comunitários e instituições como a Pastoral da Criança.
- Participar de iniciativas comunitárias voltadas para a melhoria da saúde materna e o atendimento à gestante (pré-natal e pós-parto).
- Incentivar o debate entre a universidade, a escola e a comunidade.
- Reunir mulheres grávidas para troca de experiências.
- Incentivar a educação para gestantes.
6. COMBATER A AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS
Um dos maiores problemas mundiais são as doenças que atingem grande número de pessoas – e sabemos que a prevenção é a melhor maneira de combatê-las.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Fazer visitas domiciliares para mostrar os locais que podem favorecer a dengue, principalmente no verão, época de epidemias de dengue.
- Incentivar a população a participar das campanhas de vacinação.
- Fazer campanhas de informação, mobilização e prevenção à Aids e de outras doenças epidêmicas.
- Divulgar informações sobre todas as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), na comunidade. Orientar sobre sintomas e busca de tratamento médico.
- Fazer levantamento sobre os serviços disponíveis – remédios, postos de saúde, centros de atendimento.
- Cuidar de nossa higiene, e incentivar e orientar que outros façam o mesmo.
- Procurar um posto de saúde ao identificar manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, dormentes na pele. Hanseníase tem cura.
- Doar sangue periodicamente aos hemocentros e estimular que outras pessoas o façam.
- Não deixar acumular água em plantas, vasos, calhas, pneus, vidros e outros recipientes, evitando que surjam focos do mosquito transmissor da dengue em casa, na rua, no bairro.
- Encaminhar as pessoas com febre e tosse persistentes ao serviço de saúde, além de orientar os portadores de tuberculose para que façam o tratamento completo – mesmo que não apresentem mais os sintomas da doença.
- Sensibilizar familiares e amigos a não estimularem o consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes, contribuindo para prevenir o alcoolismo e suas conseqüências.
- Identificar, na família e na comunidade, pessoas que fazem uso abusivo de álcool, encaminhando-as aos serviços de saúde para tratamento médico e apoio psicossocial.
- Incentivar o debate entre a universidade, as escolas e a comunidade para atingir mais amplamente esse objetivo.
7. QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
O desmatamento, o desperdício de água e a produção excessiva de lixo são alguns dos problemas mais graves enfrentados pela humanidade. Cuidar do meio ambiente deve fazer parte de nosso dia-a-dia.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Fazer campanhas de uso racional de água e energia.
- Plantar árvores nas ruas é muito importante, porém é preciso pedir licença à prefeitura e aos moradores.
- Implementar a coleta seletiva nas escolas, no condomínio ou no bairro e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis.
- Realizar mutirões de limpeza e rearborização de praças, rios e lagos.
- Contribuir com a limpeza da cidade, praticando ações simples como não acumular lixo em casa, ruas, terrenos, praias, rios e mares. Não jogar lixo pela janela.
- Não fumar em ambientes públicos fechados.
- Utilizar a água que sobrou da chaleira, do cozimento de ovos e da lavagem de vegetais para aguar plantas.
- Armazenar água da chuva, em recipientes fechados, para lavar carros e calçadas, economizando água – recurso natural limitado – nas ações cotidianas.
- Diminuir o uso de energia elétrica entre 6 e 9 horas da noite. Desligar aparelhos que não estão sendo usados, economizando e evitando a falta de energia elétrica.
- Economizar papel. Imprimir apenas documentos importantes e procurar usar os dois lados da folha. O verso de uma folha pode ser usado como rascunho, bloco de recados ou para os desenhos das crianças.
- Participar de ações de preservação e defesa de mangues, rios e mares.
- Participar de projetos sociais para construção de cisternas e casas com esgotamento sanitário para famílias de baixa renda, em áreas urbanas ou rurais.
- Incentivar o uso de sacolas reutilizáveis para compras.
- Incentivar o uso de produtos feitos com material reciclado.
8. TODO MUNDO TRABALHANDO PELO DESENVOLVIMENTO
Muitas vezes a solução de um problema pode servir de resposta para outros, principalmente quando pessoas, escolas, governos, sociedade civil, empresas e organizações sociais trabalham juntas.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
- Escolher temas de interesse comum e promover encontros entre escola e comunidade e organizações sociais – é fundamental continuar aprendendo coisas novas sempre.
- Organizar o grêmio da escola que pode desenvolver vários cursos como inclusão digital e geração de renda.
- Divulgar o que já está sendo feito pela comunidade, no jornal da escola, do condomínio ou do bairro– nada melhor do que compartilhar experiências.
- Convidar amigos, vizinhos, empresas e instituições a participarem. Enquanto o seu grupo faz uma ação, muitos outros também estão fazendo a sua parte. O sucesso de um projeto de voluntariado depende das pessoas envolvidas e das parcerias realizadas.
- Não votar em candidatos que ofereçam, em troca de votos, favores como emprego, dinheiro, cestas básicas, consultas médicas etc.
- Fiscalizar a atuação dos políticos, exigindo que eles cumpram as promessas de campanha.
- Exercer o dever de cidadão, participando ativamente do planejamento da cidade – por meio do Orçamento Participativo, do Plano Diretor ou dos Conselhos Municipais.
Participar de discussões e projetos em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), incentivando o engajamento de outras pessoas, organizações e empresas.
- Formar parcerias com setor público, empresas, associações e conselhos, a fim de resolver os problemas mais relevantes do bairro.
- Sensibilizar o Conselho de Bairro para que reivindique o acesso a medicamentos seguros e a preços acessíveis.
- Sensibilizar o Conselho de Bairro para que reivindique o acesso à Internet e a outros meios de comunicação, além de se disponibilizar para projetos de inclusão digital voltados para jovens em situação de desvantagem social.
- Promover ações voluntárias na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento urbano e para o alcance dos Objetivos do Milênio.
Assinar:
Postagens (Atom)