VIVAS

terça-feira, 23 de agosto de 2011

TEMA 25: USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE





CONHEÇA MELHOR: Belo Monte é um projeto de construção de uma usina hidrelétrica previsto para ser implementado em um trecho de 100 quilômetros no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará. Sua potência instalada será de 11.233 MW, o que fará dela a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira, visto que a Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai.
De acordo com o site governamental Agência Brasil, Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu. O lago da usina terá uma área de 516 km², mostrada no mapa de localização para o Google Earth. A usina também teria três casas de força, contudo, após revisão do projeto, a casa de força do sítio Bela Vista deixou de constar do projeto. Permanecem as casas de força do sítio Pimental e do sítio Belo Monte.
A previsão é que, ao entrar em operação em 2015, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu, com 11,2 mil MW de potência instalada. Seu custo é estimado hoje em R$ 19 bilhões. A energia assegurada pela usina terá a capacidade de abastecimento de uma região de 26 milhões de habitantes, com perfil de consumo elevado como a Região Metropolitana de São Paulo.


Vantagens x Desvantagens
A vantagem maior é a geração de Energia para o País e promover o desenvolvimento, segundo atestam os seus defensores. Mas em geral, acadêmicos e ativistas consideram a obra inviável não só pela destruição de uma parcela da natureza do Amazonas, mas também do ponto de vista social, devido as populações indígenas que vivem na localidade.
ONGs levantaram mais de 30 problemas que podem ser causados pela controsntrução de Belo Monte, entre eles destacamos alguns:
* Aumento da população e da ocupação desordenada do solo; e maior pressão sobre as terras e áreas indígenas.
* Perda de vegetação e de ambientes naturais com mudanças na fauna, causada pela instalação da infra-estrutura de apoio e obras principais.
* Mudanças no escoamento e na qualidade da água nos igarapés do trecho do reservatório dos canais.
* Alteração da qualidade da água do Rio Xingu próximo ao Sítio Pimental e perda de fonte de renda e sustento para as populações indígenas.
* Inundação permanente dos abrigos da Gravura e Assurini e danos ao patrimônio arqueológico, causada pela formação dos reservatórios.

Blog da Usina Belo Monte: http://www.blogbelomonte.com.br/
Série de reportagens do Jornal Nacional sobre o tema: G1 - clique aqui.
Video sobre o tema (PARE BELO MONTE): clique aqui.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TEMA 24: CURIOSIDADES



- Diariamente uma pessoa adulta produz em média 2kg de lixo comum por dia. Então o modelo trivial de família brasileira que é de 2 adultos e 2 crianças, segundo o censo 2000, produz mais ou menos 180kg por mês, 2.160k por ano.

- Uma residência brasileira comum (2 adultos 2 crianças) libera na rede de esgoto uma média de 600 litros de dejetos por dia, então um bairro como o residencial Campo Dourado com 214 casas, elimina mensalmente 3.852.000 litros que serão tratados antes de serem jogados no rio Dourados.

- Se a edição dominical de um jornal de médio porte fosse feito de papel reciclável, 117 árvores deixariam de ser derrubadas.

- O Brasil é o terceiro maior consumidor de refrigerante e o quarto em mercado de consumo para a cerveja e recicla apenas um quarto de todos os dejetos produzidos por esse consumo.

- Apenas 76% da população brasileira têm acesso à água tratada, índice comparado ao de um país como o Vietnã e o Zimbábue - No nordeste brasileiro devido falta principalmente de água potável e saneamento básico os índices de mortalidade Infantil se assemelham aos da África.

- 97% da água do mundo é salgada e se encontra nos oceanos e mares 2,15% estão nas geleiras e apenas 0,85% é doce e se encontra nos rios e mares essa é a parte consumida pelo homem.

- A primeira estação de tratamento de água foi construída em 1829 e filtrava a água do rio Tâmisa em Londres.

- O desperdício médio em São Paulo é de 40% de toda a água tratada.

- A região Norte detém em seus rios e outras fontes 68,5% da água doce do Brasil e outros 15,7% estão no Centro Oeste.

Fonte: http://conscienciaeco.com.br