VIVAS

segunda-feira, 23 de maio de 2011

TEMA 19: Problemas ambientais

Após a Revolução Industrial, o desenvolvimento de novas tecnologias e a difusão da rede de informação facilitou o processo de globalização.
O atual conflito entre a globalização e o meio ambiente é comprovado através do desenvolvimento econômico adotado pelos países industrializados, que após a percepção de que o meio ambiente é um bem gratuito, de forma indevida degradou os ecossistemas, fazendo com que a poluição atingisse elevados níveis, ou seja, agindo de forma inconsciente e na contramão do desenvolvimento sustentável.
Isto ocorre, pois a demanda global dos recursos naturais tem origem numa formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala, de tal modo que a ganância e a comodidade interferem no meio ambiente, a atual realidade é que o nosso modo de vida se tornou insustentável.
Nas últimas décadas começou-se a perceber as consequências desse modo de vida insustentável, tais como o aquecimento global, a destruição da camada de ozônio, a perda da biodiversidade, o aumento da população principalmente pelo comprometimento de sua estabilidade ambiental e pela exaustão dos seus recursos naturais, o que implicou em pesquisas para diminuição dos impactos ambientais.

Vamos conhecer os principais problemas ambientais?

Efeito Estufa
O Efeito Estufa é um fenômeno natural, benéfico aos seres vivos, em que alguns gases que compõem a atmosfera funcionam como o vidro de uma estufa, que deixa passar a luz solar para o interior, mas aprisionam grande parte do calor gerado dentro da estufa. Em sua ausência essa temperatura seria de 18º C abaixo de zero. Porém, o acréscimo excessivo na quantidade de dióxido de carbono e de outros poluentes da atmosfera pode provocar maior retenção do calor, que seria irradiado para o espaço, causando
um aquecimento gradual e progressivo da atmosfera terrestre, ocasionando um agravamento do efeito estufa. Este fenômeno pode provocar um aumento da temperatura na superfície da Terra, o chamado Aquecimento Global.
O incremento acelerado da temperatura média da Terra vem ocorrendo desde a Revolução Industrial, devido à maior concentração de gases na atmosfera (principalmente o CO2 – dióxido de carbono) decorrente das seguintes atividades:
• Combustão de petróleo, gás, carvão mineral e vegetal;
• Emissão de gases pelas indústrias;
• Desmatamento e queimada da cobertura vegetal;
• Fermentação de produtos agrícolas.


Destruição da Camada de Ozônio
Essa camada é vital para a existência da vida porque, ao mesmo tempo em que absorve a radiação ultravioleta de ondas curtas (UV-B e UV-C), que é prejudicial, permite a entrada da radiação ultravioleta de ondas longas (UV-A), de efeito benéfico, sobre a superfície da Terra.
De acordo com Mano (2005, p. 47), no século XX, em meados da década de 80, confirmou-se que o ozônio estava sendo progressivamente destruído, com conseqüente rarefação da camada. Essa destruição é provocada por produtos químicos liberados na atividade humana, especialmente os que contêm átomos de cloro como os cloroflúor-carbonetos, CFC. Esses gases eram muito empregados em refrigeradores, aparelhos de ar refrigerados e aerossol, utilizado em vários produtos.


Perda da Biodiversidade
Pode-se definir biodiversidade como a quantidade de espécies de seres vivos existentes no planeta. A perda da biodiversidade é um fato incontestável e que se agrava dia-a-dia. A destruição de ecossistemas e a consequente extinção de espécies da flora e da fauna constituem-se em grave e irreversível problema global.
Segundo estimativas conservadoras, existem entre 5 a 10 milhões de espécies de organismos no mundo; mas há quem calcule até 30 milhões. Destes, somente 1,7 milhões foram identificados pelo homem (SEBRAE, 2004).
O Brasil está incluído entre os países dotados da chamada megadiversidade, doze nações que abrigam 70% da biodiversidade total do planeta. À importância, de âmbito global, da conservação da biodiversidade no Brasil, soma-se a sua relevância para a economia do país.
A extinção de ecossistemas e suas espécies constituintes provocam desequilíbrio na natureza, além de impedir o aproveitamento dos recursos naturais em benefício do homem, na forma de matéria-prima, de alimento e de fármacos para a cura de suas doenças. O desenvolvimento sustentável implica a preservação do meio ambiente em condições de equilíbrio, que depende, por sua vez, da conservação dos ecossistemas brasileiros.
O Homem é o principal responsável pela perda da biodiversidade; atividades humanas como agricultura, atividades marítimas, industrialização, transportes e a urbanização de grandes partes territoriais, prejudicam os ecossistemas e as espécies se encontram, cada vez mais ameaçadas, com a conseqüente diminuição da biodiversidade.


Crescimento populacional
Há muito tempo que os pesquisadores vêm demonstrando preocupação com o aumento da população no planeta, principalmente pelo comprometimento de sua estabilidade ambiental e pela exaustão dos seus recursos naturais.
Desde o início da era industrial, o número de seres humanos multiplicou-se e esse aumento na quantidade de seres humanos e de suas atividades teve um grande impacto sobre o meio ambiente.
A diversidade de vida na Terra diminuiu. Em menos de duzentos anos, o planeta perdeu seis milhões de quilômetros quadrados de florestas. Há uma grande quantidade de terras desgastadas pela erosão e o volume de sedimentos nos rios cresceu três vezes nas principais bacias e oito vezes nas bacias menores e mais utilizadas.
Os sistemas atmosféricos foram perturbados, gerando uma ameaça ao padrão climático; a poluição invadiu nosso ar, nossa terra e nossa água e tornou-se uma ameaça crescente à saúde (ARANHA, 2007).
Ainda, segundo SEBRAE (2004), de acordo com as projeções, seguindo o padrão histórico do crescimento demográfico, a população mundial poderá passar dos 9 bilhões de habitantes em 2040. Grandes investimentos são necessários para aumentar a produção agrícola e para compensar a exaustão dos recursos não-renováveis, como os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural, carvão).

SAIBA MAIS!

Você pode assistir ao filme Uma Verdade Inconveniente (2006), do diretor Davis
Guggenheim. Veja também imagens do filme disponível em:
http://www.climatecrisis.net/

Você pode conhecer um pouco mais do Efeito Estufa:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=2049&iLingua=1
http://www.geocities.com/Augusta/7135/estufagasesde.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/2001-efeito_estufa-como_ocorre.shtml

Você pode acompanhar o funcionamento da destruição da camada de ozônio:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u9287.shtml
http://www.ucar.edu/learn/1_6_1.htm
http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/procie/dez14/angelina/index.htm

TEMA 19 - EXERCÍCIOS 1 E 2

1) Há décadas, pesquisadores alertavam que o planeta sentiria no futuro o impacto do descuido do homem com o ambiente. Na virada do milênio, os avisos já não eram mais necessários – as catástrofes causadas pelo aquecimento global se tornaram realidades presentes em todos os continentes do mundo. Os desafios passaram a ser dois: se adaptar à iminência de novos e mais dramáticos desastres naturais; e buscar soluções para amenizar o impacto do fenômeno.
(Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/aquecimento_global/)
O aquecimento global é uma realidade já admitida por cientistas de todo o mundo. Todas as proposições abaixo indicam medidas que podem ser aplicadas para minimizar as mudanças climáticas globais, com EXCEÇÃO:
a) Diminuir a queima de combustíveis fósseis.
b) Criar fontes de energia alternativas ao petróleo, gás natural e carvão mineral.
c) Evitar queimadas em geral e desmatamento de florestas que funcionam como sumidouros de carbono.
d) Recuperação de terras degradadas.
e) Destruição das florestas e aumento na produção de gás carbônico.


2) A figura abaixo é parte de uma campanha publicitária.


Essa campanha publicitária relaciona-se diretamente com a seguinte afirmativa:

a) O comércio ilícito da fauna silvestre, atividade de grande impacto, é uma ameaça para a biodiversidade nacional.
b) A manutenção do mico-leão-dourado em jaula é a medida que garante a preservação dessa espécie animal.
c) O Brasil, primeiro país a eliminar o tráfico do mico-leão-dourado, garantiu a preservação dessa espécie.
d) O aumento da biodiversidade em outros países depende do comércio ilegal da fauna silvestre brasileira.
e) O tráfico de animais silvestres é benéfico para a preservação das espécies, pois garante-lhes a sobrevivência.