VIVAS

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Temperaturas em 2012 devem bater recordes, afirma relatório


O ano de 2012 deve ser um dos mais quentes da história. Dados da Organização Meteorológica Mundial, da ONU, indicaram que o período entre janeiro e outubro deste ano foi o nono mais quente desde que as medições foram iniciadas, em 1850.


As temperaturas se elevaram mesmo com a ocorrência, no início do ano, do fenômeno meteorológico La Niña, que favorece o resfriamento.
Com a dissipação do La Niña, em abril, os termômetros deram um salto. A temperatura entre maio e outubro foi a quarta mais alta já registrada para esse período.
De acordo com o relatório, divulgado ontem durante a COP 18, conferência do clima da ONU que acontece agora em Doha (Qatar), 2012 está sendo marcado por eventos climáticos extremos.
CONSEQUÊNCIAS
O documento destaca as altas temperaturas na América do Norte, Europa e parte da África, além das secas que castigaram boa parte do globo, inclusive a região Nordeste do Brasil.
O degelo recorde no Ártico também recebeu destaque.
No dia 16 de setembro, a cobertura chegou à menor quantidade já registrada desde que a medição por satélite começou: 3,41 milhões de quilômetros quadrados.
O furacão Sandy, que atingiu o Caribe e a Costa Oeste dos EUA, bem como, mais uma vez, a existência de intensa temporada de tempestades tropicais, também foram destacados pelo grupo.
Os EUA, aliás, caminham para o que deve ser o ano mais quente já registrado. Seu vizinho, o Canadá, deve ter a terceira maior média histórica anual.
De uma maneira geral, a temperatura média no planeta ficou 0,45°C mais quente do que o que a de 1961 a 1990.
"As mudanças climáticas estão acontecendo diante dos nossos olhos e vão continuar a atuar como resultado da concentração dos gases-estufa na atmosfera, que tem aumentado constantemente e vai atingir, mais uma vez, novos recordes", comentou em nota Michel Jarraud, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial.



Fonte: Folha S. Paulo


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Protocolo de Kyoto se estende até 2020 na Conferência de Doha.


Os 194 países reunidos na 18ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-18), que ocorre em Doha, no Catar, aprovaram neste sábado a prorrogação do período de validade do Protocolo de Kyoto até 2020, embora alguns países tenham se desvinculado do acordo. Com um dia de atraso e após uma intensa noite de negociações, as autoridades presentes confirmaram a validade do Protocolo de Kyoto, que expirava agora em 2012, por mais oito anos, mas sem contar com Japão, Rússia, Canadá e Nova Zelândia.
O problema é que os países que se comprometeram a reduzir suas emissões durante o segundo período de Kyoto, como os da União Europeia, além de Austrália e Noruega à frente, representam somente um pouco mais de 15% do total das emissões poluentes mundiais. Os Estados Unidos nunca chegaram a ratificar a primeira parte do protocolo e, como o esperado, também não farão parte deste segundo período.
O texto aprovado neste sábado também faz referência ao superávit de emissões do primeiro período de compromisso do protocolo, de modo que Austrália não poderá comprar os direitos de emissão acumulados no período inicial. Em relação à União Europeia (UE), o novo texto menciona que o uso destes excedentes em seu pacote energia-clima não será permitido neste período de 2013 a 2020, assim como Japão, Liechtenstein, Mônaco, Noruega e Suíça.
Além do dia de atraso, a decisão de prorrogação da validade do Protocolo de Kyoto só veio após uma reunião informal entre o presidente da COP, Abdullah bin Hamad Al Attiyah, e as demais autoridades presentes. "O último dia chegou e me encantaria ficar com os senhores por mais tempo aqui, mas peço que ajudem o presidente e aceitem o que podemos oferecer", declarou Al Attiyah na ocasião.
O presidente assegurou que estaria disposto a "abrir a caixa de Pandora e voltar ao ponto de partida", mas, neste caso, os presentes teriam que ficar em Doha "por mais de três semanas". Após seu discurso, Al Attiyah abriu o turno às partes, que ficaram em silêncio. Após uns segundos, o presidente anunciou a convocação do plenário da Reunião das Partes do Protocolo de Kyoto (CMP) para dar início à prorrogação de seu período de validade.
Depois do acordo, as partes discursaram para dar sua opinião sobre o mesmo. Na ocasião, o representante da delegação russa criticou a gestão da Presidência por submeter todos os afastados a votação em bloco, um fato que considerou "sem precedentes". O porta-voz dos Estados Unidos, por sua parte, afirmou que durante estas duas semanas foi feito um "bom trabalho", enquanto a UE insistiu na necessidade de se avançar sobre a questão do financiamento.
A representante da UE exaltou os acordos alcançados, os quais asseguraram a empliação da validade do protocolo em menos de três semanas. A cúpula de Doha deveria ser concluída ontem, mas, na última hora, ainda havia várias frentes abertas nos diferentes grupos de negociação, entre eles, a norma de controle para garantir a transparência no cumprimento dos diferentes mecanismos do Protocolo de Kyoto.
Fonte: TERRA

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Emissões de CO2 batem novo recorde em 2011.



As emissões globais de dióxido de carbono bateram um novo recorde em 2011. Pelo menos é o que aponta nova pesquisa realizada pelo Instituto de Energia Renovável da Alemanha (IWR). De acordo com o estudo, no ano passado, o mundo liberou 34 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera, quantidade 2,5% superior ao último recorde de emissões do planeta, registrado em 2010.

E mais: se a atual tendência de aumento for mantida, a liberação de CO2 na atmosfera irá ter um acréscimo de mais 20% até 2020, aponta o levantamento. Isso representa uma emissão anual de mais de 40 bilhões de toneladas de dióxido de carbono no ar.

China e Estados Unidos, que já são famosos por serem os maiores poluidores do planeta, "seguem empenhados" para não perder o título. Na pesquisa do IWR eles aparecem, disparados, como os países que mais emitiram em 2011. A nação oriental foi responsável por 8,87 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera no ano passado, ocupando a primeira posição do ranking, enquanto a "terra do Tio Sam" aparece com 6,02 bilhões de toneladas.

O terceiro lugar ficou com a Índia, que emitiu 1,78 bilhão de tonelada em 2011 - ou seja, menos de um terço do que o segundo colocado, EUA, emitiu. Já o Brasil ocupou a 12ª posição do ranking, responsável pela liberação de 488 milhões de toneladas de dióxido de carbono no ano passado - mais do que México (464 milhões), Indonésia (453 milhões) e África do Sul (452 milhões).

O mundo precisa de cortes, sem precedentes.

De acordo com relatório da PricewaterhouseCoopers (PwC), o mundo vai ter de cortar as taxas de emissões de carbono em um nível sem precedentes até 2050, para evitar que temperaturas globais subam mais que 2 graus centígrados neste século.
De acordo com a pesquisa, o índice de emissões precisa ser cortado em uma média de 5,1% por ano, começando imediatamente até 2050. Cientistas do clima advertem que a chance de limitar o aquecimento está se tornando menor. As emissões globais aumentaram 3% em 2011, atingindo um recorde, de acordo com a Agência Internacional de Energia.
Mesmo que a taxa de 5% seja alcançada no longo prazo, a descarbonização não terá progresso imediato, o que significa que cortes futuros terão de ser ainda maiores.